O que a Bíblia diz sobre as roupas que o crente pode usar?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Como cristã, estou em dúvida sobre quais tipos de roupas são apropriados para usar de acordo com as orientações bíblicas. Como mulher, seria um pecado usar shorts e saias mais curtos, calças mais justas, ou a escolha adequada seria apenas usar saias grandes? Por favor, poderia me orientar sobre quais roupas são consideradas adequadas para os crentes, segundo a Bíblia? E, se puder, fale também sobre roupas de homens!

Cara leitora, em nenhum momento a Bíblia nos apresenta um “manual de moda” com as roupas que podem e não podem ser usadas pelo crente.

A Bíblia não tem esse foco de delimitar qual peça de roupa é correta e qual é errada. Mas a Bíblia pode nos ajudar a analisar que tipo de roupas são mais adequadas a usarmos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que as Bíblia diz sobre as roupas que o crente pode usar?

(1) A única menção mais objetiva na Bíblia a respeito da forma de se vestir do crente está em 1 Timóteo 2:9 e é direcionada a mulheres: “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso…”.

Observe, porém, que nesse versículo não temos qualquer indicação de peças de roupas que podem e peças que não podem ser usadas pelo crente.

O foco é que, nesse caso, as mulheres (e homens) usem roupas descentes. Mas o que é uma roupa decente?

Leia também: A Bíblia diz que a mulher não pode vestir-se com roupas parecidas com as dos homens?

(2) Nesse texto, a palavra “decente” em grego é “kosmios” e significa algo que é bem organizado, conveniente, modesto. Isso aponta para roupas que sejam adequadas à fé que a pessoa professa no Senhor Jesus.

Roupas que colaborem para uma imagem positiva da pessoa. O crente pensa sobre o que veste, analisa se convém e tem seu foco em usar a roupa para os propósitos corretos. Essa é a ideia de decente!

Apesar desse texto bíblico ser direcionado a mulheres, não temos como deixar de mencionar que esse é um padrão que se enquadra também a homens. Não é possível que mulheres sejam decentes em seu vestir e homens possam usar de indecência.

Mas ainda fica a dúvida: quais roupas se enquadram nesse “traje decente”? A Bíblia não explica, mas podemos levantar algumas formas de avaliação de nosso vestuário:

Como o crente deve se vestir? Perguntas a serem feitas:

(3) Em que lugar a roupa será usada? Sabemos que existem roupas mais formais e outras mais informais. Por exemplo, se você for convocado a ir prestar algum depoimento a um juiz, ele não aceitará que você vá de shorts curtos, chinelo, sem camisa ou com camisa regata.

O lugar e a ocasião pedem roupas mais formais. Da mesma forma, devemos ser sábios quanto a roupa ideal para cada ocasião e lugar (ir ao trabalho, à igreja, à academia, etc).

Aqui em minha cidade, por exemplo, visitas a UTI’s de hospitais não podem ser feitas por pessoas de chinelo e short. Ao mesmo tempo, quando estamos em uma praia, por exemplo, já não fica muito adequado estarmos de calça jeans para tomar banho de mar.

O ambiente exige uma roupa mais correta ao objetivo de se banhar e fazer esportes. Por isso, sempre se pergunte se sua roupa está adequada ao local em que você irá. Isso se chama bom senso.

(4) O que a sua roupa diz? As roupas que usamos podem comunicar coisas sobre nós (verdadeiras ou não). Sabemos que isso é algo relativo, mas pode ser uma forma interessante de decidirmos se uma roupa é correta ou não para um cristão.

Para mulheres, por exemplo, o que uma blusa com um “super decote” ou uma micro saia comunicará sobre você? Certamente que está se expondo, que está desejando mostrar certas partes de seu corpo. Isso é positivo a uma serva de Deus? Certamente que não! Então não use isso publicamente.

Para homens, o que uma calça extremamente colada e apertada comunica sobre você? Certamente que está querendo chamar a atenção para suas partes que não deveriam estar tão em evidência. Isso é bom para um servo de Deus?

Certamente que não! Então não use isso publicamente! O cristão deve ter essa capacidade e liberdade de fazer essas escolhas.

(5) A sua roupa honra o nome de Deus que você carrega por seu cristão? A Bíblia ensina: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Glorificar a Deus com nosso vestir é algo que precisa estar em nosso foco. Deveríamos chamar a atenção de outras pessoas não pela pouca roupa ou roupas provocantes sexualmente que usamos.

Quando uma roupa usada de forma incorreta chama a atenção equivocadamente, acabamos por não conseguir honrar o nome do Senhor corretamente com todo nosso ser.

É por isso que Paulo orienta o “traje decente” e o “bom senso”. Essas duas coisas juntas são capazes de fazer um servo de Deus rejeitar roupas ruins e usar roupas que colaboram com sua boa imagem.

Assim, cabe a cada um de nós fazer as melhores escolhas quanto as nossas vestes, buscando sempre avaliar se aquela roupa vai honrar o nome de Deus quando a usarmos.

(6) Com relação àqueles que gostam de proibir certos tipos de roupas, penso que agem equivocadamente. A Bíblia não aponta peças corretas e incorretas, mas sabemos que existem peças corretas e incorretas que exigem de cada crente um bom critério de seleção para que possam se vestir dentro daquilo que agrada a Deus.

Também devemos ter paciência com novos convertidos, com pessoas que ainda não tem “bom senso” e estão em fase de construção da sua identidade em Cristo!

Assim, quando for comprar uma roupa ou se vestir para alguma ocasião, faça a você mesmo estas três perguntas: Em que lugar essa roupa será usada?

O que essa roupa diz, o que vai comunicar se eu usá-la? Essa roupa honrará o nome de Deus que eu carrego por seu cristão?

E para finalizar, quero deixar uma frase que não sei a autoria, mas que é muito conveniente para esse assunto: A roupa pode não definir o caráter de um crente, mas o caráter de um crente define a roupa que ele usa!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp