Por que Deus não permite que ninguém o veja e alguns dizem que o viram?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu não entendo muito bem quando a Bíblia afirma que Deus não pode ser visto por homem algum. Por que Deus não permite que ninguém o veja? E, ao mesmo tempo, por que alguns personagens afirmam que viram a Deus? Isso não parece uma contradição?

Para compreender bem esse tema, é importante entender quando foi que Deus trouxe esse ensino de não poder ser visto (em sua face) por nenhum homem.

Em um diálogo de Deus com Moisés, vemos que esse grande servo do Senhor externa a Deus que, sem a presença do Deus vivo, aquela missão de levar o povo à terra prometida não seria possível! Moisés, então, diz ao Senhor:

“Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória” (Êxodo 33:18).

Moisés aqui parece querer ver algo a mais do que havia visto até agora. Temos de lembrar que Deus já havia se manifestado de muitas formas e com grandes feitos a Moisés e ao povo. Deus responde:

“E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (Êxodo 33:20).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Deus não pode ser visto em sua glória?

(1) Diante dessa fala de Deus, muitos questionamentos surgem, como por exemplo, por que essa “face” de Deus não pode ser vista? O texto não responde isso de forma detalhada, apenas descreve o que Deus falou.

Mas podemos imaginar algumas questões. O Deus Todo-Poderoso é o ser mais poderoso que existe em todo o universo visível e invisível! Ele é chamado de Criador de todas as coisas!

Agora, imagine comigo: Qual é o poder que irradia (naturalmente) de um ser desse, tão grande? Na minha imaginação (pequena e falha), imagino algo como o sol (sendo, claro, o sol muito menor do que Ele). Mas apenas para comparar usaremos o exemplo do sol.

Tente olhar fixamente para o sol! O que acontece? Simplesmente não conseguimos! Se insistíssemos, nossos olhos se queimariam e ficaríamos cegos!

Se existe tal irradiação de força, de poder, de um elemento como o sol, que é pequeno se comparado a grandeza do universo, como seria ver Deus em toda a sua glória? Imagino que é algo que não suportamos ver!

Então, Deus não pode ser visto, a meu ver, por amor a nós, pois não temos condições de encará-lo face a face diante de toda a glória e poder dele! Seria como um ser humano se aproximar do sol! É por isso que Deus diz a Moisés que se algum homem o visse dessa forma morreria.

(2) Mas como alguns servos de Deus dizem que o viram? Vejamos, por exemplo, Isaías:

“Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Isaías 6:5).

Fica evidente dentro dos contextos bíblicos que os personagens que tiveram contato com Deus viram manifestações Dele e não Deus em toda a Sua glória!

Isaías, por exemplo, conclui que ali estava presente o próprio Deus, devido às grandes manifestações que viu em sua visão:

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo” (Isaías 6:1).

Uma manifestação clara de Deus em um trono, com Serafins ao redor. Tudo isso para que Isaías soubesse do que se tratava. Mas não temos aqui Deus em toda a sua glória, pois, como ele disse a Moisés, homem nenhum poderia ver a sua face em toda a sua glória!

(3) Dessa forma, biblicamente, temos manifestações de Deus, seja em visões como essa de Isaías, seja em uma sarça que queimava e não se consumia, seja em trovões e elementos da natureza, como se manifestou aos Israelitas…

Ou até mesmo através de anjos, onde Ele se manifestava e trazia sua mensagem a alguém! Deus faz com que a Sua manifestação seja suportável ao ser humano. E isso por um simples fato:

Não podemos, como seres pecadores que somos, como pó que somos, aguentar ver Deus em toda a sua glória! Seria como olhar diretamente para o sol!

Mas a Bíblia nos afirma que existe uma revelação detalhada de Deus que acontece por meio de seu Filho:

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18).
É por isso que Jesus explicou: “E quem me vê a mim vê aquele que me enviou” (João 12:45). Ver a Deus é um ato de fé, é lançar o olhar em Cristo! É assim que Deus escolheu se revelar a nós em nossos dias!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp