O que eram as vestes de louvor citadas em Isaías 61:3?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir

Você sente que está fracassando nos seus estudos bíblicos nesse ano de 2021 e precisa de ajuda? Estude a Bíblia comigo de Gênesis a Apocalipse, capítulo por capítulo, em vídeo-aulas, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser! E ainda vou tirar suas dúvidas diretamente no ZAP. Vamos começar AGORA? Clique para saber mais…

Você Pergunta: O profeta Isaías fala sobre colocar vestes de louvor, ao invés de espírito angustiado. Gostaria de compreender a que tipo de veste ele está se referindo nesse texto. Era uma roupa mesmo que as pessoas vestiam, ou temos ali algum tipo de linguagem figurada?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Cara leitora, para definirmos se um texto tem uma mensagem figurada ou se ela é literal (ou se são as duas coisas), precisamos examinar o texto completo e verificar o assunto trabalhado ali e a forma como o escritor trabalha o tema e, ao final, conseguiremos definir isso. Vamos fazer juntos na prática?

vestes de louvor citadas em Isaías 61:3?

Vestes de louvor em Isaías 61:3

(1) Isaías 61 é um dos textos que chamamos de messiânicos. Ele fala de forma explícita da ação do Messias. Isso já é profetizado no tempo de Isaías de forma muito detalhada. Ele começa dizendo: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados” (Isaías 61:1). Temos aqui um texto que aponta para o Messias falando sobre Sua obra! Ele vem para trazer boas notícias, libertação a todos os arrependidos, transformação de vida, libertação de todas as algemas do pecado!

(2) Jesus aplicou o texto de Isaías 61 a ele mesmo, mostrando que Ele era esse que veio fazer todas essas obras grandiosas. Após abrir a escritura na sinagoga e ler esse trecho diante de todos, todos aguardam o que Jesus iria falar e Ele declara: “Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lucas 4:21). 

(3) Na descrição de Isaias sobre essa obra grandiosa do Messias, temos agora o contexto para compreender sobre as vestes de louvor citadas. O texto de Isaías continua dizendo: “e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória” (Isaías 61:3). Sião aqui é Jerusalém, representa o povo de Deus. Naquela época apontava para Israel, mas, após Cristo, indica todos os salvos. Agora vamos compreender cada parte do texto:

(i) Coroa em vez de cinzas: Os judeus tinham o costume de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de luto, de dor, de tristeza profunda. Nos tempos de Isaías sabemos que o povo sofreu muito por se desviar do Senhor, recebendo graves punições (inclusive o cativeiro). Mas em todos os tempos o homem sofre por conta do peso do pecado. A coroa é símbolo de vitória e de alegria. O Messias traria alegria e vitória, tirando do povo de Deus a tristeza trazida pelo pecado.

(ii) Óleo de alegria, em vez de pranto: No pranto o que se vê no rosto das pessoas são as lágrimas, a tristeza, as expressões marcadas negativamente. O óleo de alegria era passado no rosto para deixá-lo brilhoso, bonito (Veja Salmos 23:5)! Indica também festa, alegria, felicidade. A obra do Messias traz alegria plena na vida!

(iii) Veste de louvor, em vez de espírito angustiado: A ideia aqui é de um tipo de “roupa de festa”. Se a angústia, a tristeza e a dor levavam as pessoas a se vestirem de pano de saco e jogar cinza sobre a cabeça, os momentos de alegria e festividades levavam as pessoas a se vestirem com suas roupas mais bonitas, apropriadas para se alegrar na presença de Deus. 

As vestes de louvor, então, têm um sentido literal aqui, mas também apontam para um sentido mais simbólico, pois “vestimos” primeiro o nosso espírito com a alegria do Senhor, depois isso passa para as nossas ações exteriores. O Messias trouxe à nossa vida como um todo a alegria da salvação! Estamos vestidos com essa alegria transbordante de louvar ao Senhor por tudo que Ele fez por nós!

(4) O texto termina dizendo que essa ação do Messias transforma o povo de Deus em carvalhos de justiça. Isso indica um povo que floresce, cresce com firmeza, força, pois estão fincados em um solo fértil, o solo do cuidado do próprio Senhor Deus! Esse cuidado, o sustento do Senhor, a certeza da salvação, e outros tantos benefícios dados a nós pelo salvador, leva-nos a vestir a nossa vida com “vestes de louvor”, um desejo de glorificar a Deus em tudo que somos e fazemos!

(5) Portanto, o povo da época de Isaías, que estava sendo punido por causa de seus pecados, poderia ter uma esperança de que Deus os libertaria! Nós, que conhecemos a Cristo, já temos essa esperança plena! Você e eu já podemos colocar nossas vestes de louvor, alegrar o nosso coração, pois o Senhor Jesus nos salvou, nos deu vida, e somos participantes das “bodas do cordeiro”, a festa de Deus no céu com Seus servos!

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Mais da Bíblia para você! Escolha e leia mais um estudo abaixo:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser […] Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não […] Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos […] Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me […] Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei […] Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão