O que significa “beijai o filho para que não se irrite” no Salmos 2?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de entender com mais profundidade o Salmos 2, especificamente o versículo 12, onde fala “beijai o filho para que não se irrite”. Que filho é esse? E o que significa esse “beijai”? Gostaria de ter informações mais profundas sobre esses detalhes.

Cara leitora, para uma compreensão mais aprofundada sobre esse texto, temos que entender um pouco o contexto dele. O Salmos 2 é um salmo que fala de governantes e pessoas revestidas de certo poder se levantando contra o Senhor. Vejamos os significados:

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

O que significa beijai o filho para que não se irrite no Salmos 2?

(1) O ponto central do texto é a união de poderes da terra contra Deus e Seu Ungido (Messias): “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo:” (Salmos 2:2).

Eles desejam “se libertar” do poder de Deus, como se isso fosse possível! Desejam fazer o que querem, ir contra a vontade do Senhor (Salmos 2:3). Mas a reação de Deus é incrível diante deles:

“Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles” (Salmos 2:4). Somente loucos poderiam achar que podem ir contra o poder do Senhor todo poderoso!

(2) Deus reafirma Seu juízo sobre o mundo, esse juízo irá chegar e cairá sobre a terra, sobre os maus (Salmos 2:5). Na sequência, Deus informa que está colocando Seu Rei para reinar.

Ele realizará Seus decretos, Ele é Seu Filho, Seu Ungido e regerá com a força do Senhor (Salmos 2:7-9). Agora temos a parte que mais interessa para a resposta à nossa pergunta:

(3) Deus passa a dar conselhos aos maus, aos governantes que pensam que podem fazer algo à parte de Deus: “Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra” (Salmos 2:10).

Deus oferece uma oportunidade de mudança a eles, para que voltem à sabedoria, pois seus comportamentos atuais só trarão ira e condenação. Dentro desses aconselhamentos, Ele continua:

“Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmos 2:11). Observe como, de fato, Deus não tem prazer em condenar ninguém, antes, deseja ver a transformação dos ímpios!

Da distância para uma proximidade sincera com o Senhor! Eles podem tomar essa decisão! Mas eles querem?

(4) Agora, o conselho final se volta a como eles tratam o Ungido do Senhor, o filho de Deus que reina: “Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam” (Salmos  2:12).

Como vimos, o filho é o Rei (Ungido) empossado pelo Senhor Deus. Ele reina! Governa! Quando diz “beijai” está se referindo ao costume antigo de beijar pés e mãos dos reis como forma de mostrar reverência, uma prestação de homenagem, de respeito ao rei.

Um rei (humano) maltratado e irritado certamente não era bom para ninguém, já que o rei tem poder de matar e salvar! Imagine o Rei dos reis, que é justo em todos os seus feitos! Evidentemente que trará bênção somente àqueles que O reconhecem e obedecem!

Mas aos que não o reconhecem, diz Deus, que dentro de um tempo, a Sua ira se inflamará, será derramada sobre aqueles que O rejeitaram !

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp