Por que Jesus proibia as pessoas de divulgar os milagres e que Ele era o Messias?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Tem algo que me deixa muito intrigado, que é quando Jesus proibia as pessoas de ficar divulgando os milagres que Ele fez e até mesmo não queria que fosse divulgado que Ele era o Messias. Qual era o propósito de Jesus com isso? Não era algo bom que todos soubessem quem Ele era o mais rápido possível?

Caro leitor, estudar a vida de Jesus é sempre um desafio, pois Ele é bastante profundo em Seus ensinos e também as narrativas sempre nos trazem algumas dificuldades de interpretação que exigem reflexões mais profundas para compreendermos, como é o caso dessas proibições feitas por Jesus da divulgação de milagres e da informação de que Ele era o Messias. Mas vamos compreender melhor esse fato agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus proibia as pessoas de divulgar os milagres?

(1) Vejamos inicialmente um caso de cura onde Jesus proíbe a pessoa de divulgar essa cura. Ele ocorreu quando Jesus curou um leproso:

“e lhe disse: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo” (Marcos 1:44).

Em alguns casos onde Jesus fez curas, Ele pede à pessoa que não divulgue. O motivo disso parece indicar que Jesus queria, além da obediência da pessoa a qual ele impactou com um milagre, evitar atrair os chamados “caçadores de milagres”, ou seja, interesseiros que começassem a segui-Lo guiados somente pelo interesse, pessoas que iriam atrapalhar o objetivo principal do ministério de Jesus.

(2) Observe que esse leproso se mostra exatamente o tipo de pessoa que Jesus queria evitar, ou seja, que quer o milagre, mas que não ouve as Suas palavras e as obedece:

Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele” (Marcos 1:45).

Essa divulgação feita pelo leproso acabou atrapalhando as pregações de Jesus, Ele não podia mais chegar à pessoas que realmente precisavam Dele e que tinham fé verdadeira Nele. Jesus sabia que a divulgação descontrolada dos Seus milagres causaria esse tipo de dificuldade não desejada pelo menos nesse momento.

Por que Jesus proibia as pessoas de divulgar que Ele era o Messias?

(3) Mas além da proibição a pessoas curadas, temos ainda um outro texto onde Jesus proíbe Seus discípulos de mencionarem que Ele era o Messias. Isso ocorreu logo após a confissão de Pedro de que Jesus era o Filho do Deus vivo: “Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo” (Mateus 16:20).

Essa proibição de Jesus tem em vista o fato de que as pessoas não estavam preparadas para saber quem Ele era de fato e de forma aberta nesse momento.

Observe que os discípulos relataram que as pessoas não tinham uma ideia correta sobre Jesus: “Indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas” (Mateus 16:13).

Observe como o povo tinha concepções totalmente erradas sobre Jesus, mesmo depois de tudo que Ele demonstrou no meio deles até aqui.

Uma pregação mais aberta agora, dizendo que Ele era o Messias, não iria ajudar os planos de Jesus de chegar até a cruz.

(4) Pregar abertamente que Jesus era o Messias iria criar problemas sérios para Jesus. Mas por quê? Temos que ter em mente aqui que o povo judeu esperava um messias político/guerreiro tal como Davi foi, que seria um líder que os libertaria do poder de Roma e faria deles novamente uma nação independente.

Mas Jesus já havia dito aos discípulos que Ele iria sofrer e morrer. Jesus evitou com Sua proibição que se formassem “partidos” políticos em defesa ou em crítica a Ele, o que atrapalharia Sua real missão.

Ele preferia pregar, mostrar sinais e apontar que era o messias com Seu andar diário e não com Seus discípulos saindo por aí já divulgando essa informação e atribuindo esse título a Ele de forma aberta. Foi uma sábia escolha de Jesus.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp