O amor de Davi por Jônatas ultrapassava o amor de mulheres. Eles eram gays?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: A Bíblia mostra que havia um amor muito grande entre Davi e Jônatas, ao ponto desse amor deles ultrapassar o amor de mulheres (Davi disse isso). Isso seria uma prova de que esses dois eram homossexuais? Como podemos entender esse texto bíblico?

Caro leitor, esse texto bíblico que você citou é usado muitas vezes para defender um caso homossexual entre Davi e Jônatas, mas isso é feito com muita maldade, sem a devida análise do significado e intenção do escritor bíblico na narrativa.

E, claro, como sempre é feito pelos críticos da Bíblia, isolando textos para criar “narrativas” incorretas do ponto de vista hermenêutico!

Vamos entender todo esse contexto e compreender em detalhes por que o amor deles ultrapassava o amor de mulheres.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O amor entre Davi e Jônatas ultrapassava o amor de mulheres

(1) A narrativa bíblica mostra Jônatas (filho do rei Saul), por diversas vezes, livrando Davi dos intentos maldosos de seu pai Saul, que queria matá-lo. Jônatas falava muito bem de Davi a seu pai:

“Então, Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: Não peque o rei contra seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti, e os seus feitos para contigo têm sido mui importantes” (1 Samuel 19:4)

Isso ocorria porque Jônatas amava Davi de uma forma muito profunda, eles tinham uma aliança de amizade entre eles: “Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma” (1 Samuel 18:3).

Havia um reconhecimento de Jônatas de que Davi era um homem de Deus e de que iria ser o rei de Israel em algum momento. E, claro, ele também via que seu pai Saul estava equivocado nas perseguições que fazia contra Davi!

(2) A questão começa a ser distorcida quando alguns pegam expressões como “Jônatas o amava como a sua própria alma” e aplicam malícia pecaminosa, fazendo insinuações maldosas que não estão na Bíblia!

Expressões de amizade como essa indicam a pureza de um amor fraternal verdadeiro em sua essência. E não distorções pecaminosas e maliciosas!

A Bíblia diz que esse amor era tão forte que, após a morte de Jônatas, Davi escreveu o seguinte:

“Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres” (2 Samuel 1:26)

(3) A primeira coisa a entender é que tanto Davi quanto Jônatas tinham relacionamentos heterossexuais. Jônatas teve mulher e filhos e Davi também. Aliás, Davi teve mais de uma mulher e muitas concubinas!

Isso já ajuda a mostrar que no contexto não estamos falando de dois homens que eram homossexuais.

Davi, inclusive, chama Jônatas de “irmão”, o que mostra a natureza do amor a que ele está se referindo ali!

Alguns interpretam a frase de Davi sobre seu amor por Jônatas “ultrapassando o amor de mulheres” como um amor homossexual entre os dois. Mas esse pensamento está baseado em um erro muito grande, grosseiro, que mostraremos ainda com mais detalhes a seguir…

(4) O erro está em achar que o amor sexual, erótico é o maior amor de todos! Mas não é. Biblicamente, o amor fraterno é aquele que sobressai a todos os outros tipos!

Jesus disse algo sobre esse tipo de amor: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13).

Sim, para a tristeza daqueles que sexualizam tudo, a Bíblia mostra que o amor fraternal sobressai ao “amor erótico”!

Por isso, as demonstrações de amor fraterno entre pessoas do mesmo sexo NÃO SÃO indicativo de que temos ali desejos homossexuais envolvidos!

(5) Por fim, o sábio percebeu com clareza que existem amigos que têm um nível de intimidade na amizade que pode até mesmo ultrapassar os laços de sangue:

“O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24)

Esse tipo de amizade é rara, mas era exatamente o tipo de amizade, cheia de amor fraterno, que Davi e Jônatas cultivaram. Algo admirável, saudável, abençoador! Quem dera amizades tão profundas como essas existissem mais em todos os tempos!

Confundir isso com relação homossexual é uma distorção maldosa. Um exame minucioso como esse que fizemos demonstra isso de forma clara.

Portanto, a amizade de Davi e Jônatas é daqueles textos descritivos da Bíblia, cirurgicamente inseridos por Deus em Sua palavra, para nos exemplificar modos de viver que superam os atos pecaminosos que estamos tão acostumados a ver nesse mundo!

E, claro, somente pessoas inseridas em altos graus de pecado e rebelião contra Deus podem distorcer de forma tão feia textos com esses!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp