Quais os significados dos gafanhotos na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: tenho visto atualmente muitas notícias de pragas de gafanhotos atacando diversos lugares do mundo. Isso me chamou a atenção sobre vários textos bíblicos que citam os gafanhotos de vários tipos. Qual o significado dos gafanhotos na Bíblia e também em nossos dias? Eles são um sinal do final dos tempos?

Caro leitor, de fato temos diversas citações de gafanhotos na Bíblia com também diversos significados aplicados a eles. Hoje vamos aprender com mais detalhes os principais significados dos gafanhotos em diversas passagens da bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quais os significados do gafanhoto na Bíblia?

(1) O primeiro significado de gafanhoto na Bíblia é aquele mais básico que a maioria das pessoas conhece bem: aquele pequeno animal, um inseto que costuma andar em bandos, muito conhecidos por nuvens de gafanhotos.

São conhecidos pela sua apetite voraz, capazes de destruir plantações inteiras em pouco tempo. Esse inseto é citado na Bíblia, por exemplo, em uma das pragas enviadas por Deus contra o Egito, vejamos:

“Do contrário, se recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos ao teu território” (Êxodo 10:4).

(2) Ainda falando do inseto, algumas espécies de gafanhoto eram usadas para alimentação. Por exemplo, João Batista os comia: “Usava João vestes de pelos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre” (Mateus 3:4).

A lei de Moisés pontuava claramente os tipos de insetos que eles podiam comer e os gafanhotos de vários tipos eram liberados para alimentação:

“Deles, comereis estes: a locusta, segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador, segundo a sua espécie, o grilo, segundo a sua espécie, e o gafanhoto, segundo a sua espécie” (Levítico 11:22).

(3) Os gafanhotos também eram usados no sentido figurado (negativo) em alguns textos bíblicos. Em Números 13:33 eles são usados em um sentido de inferioridade, por serem pequenos insetos, trazendo a ideia de que o povo de Israel (via a si mesmo) diante dos gigantes da terra de Canaã como nada, inferiores, fracos:

“Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos”.

(4) Um outro sentido figurado (agora positivo) muito usado é aquele sobre a quantidade e força dos gafanhotos quando eles ferozmente vinham em nuvens destruidoras de plantações.

Nesse sentido, o gafanhoto é citado na Bíblia como figura de exércitos poderosos. Veja esta comparação dos exércitos midianitas com gafanhotos:

“Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir” (Juízes 6:5).

(5) Os gafanhotos são citados em provérbios (de forma positiva) como pequenos animais que, por sua forma de voar em nuvens organizadas, o que confere muita força a eles, são um exemplo de sabedoria para nós humanos sobre cooperação individual e ordem: “os gafanhotos não têm rei; contudo, marcham todos em bandos” (Provérbios 30:27).

(6) Por fim, os gafanhotos também são citados na Bíblia como símbolo do juízo divino em diversas ocasiões, usados por Deus para trazer destruição (às vezes o próprio animal e às vezes o animal sendo símbolo de algum juízo grave que Deus derramaria). Veja essa citação em Joel:1:4, que diz:

“O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor”.

Aqui temos a ideia de uma destruição completa realizada pelo Senhor!

(7) Agora destaco aqui uma citação (figurada) do gafanhoto sobre o juízo de Deus nos últimos tempos, quando grande destruição será causada por seres destruidores que são comparados com gafanhotos:

“Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra, e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte” (Apocalipse 9:3-4).

Conforme podemos observar, esses destruidores aqui comparados a gafanhotos, trariam danos tão somente a quem não fosse de Deus, sobre os que não têm o selo de Deus!

(8) Por fim, quero finalizar esse estudo dizendo que desordens naturais são citadas na Bíblia como sinais que ocorreriam nos finais dos tempos! Estamos vivendo esses sinais? Com certeza sim!

Isso quer dizer que o mundo vai acabar logo? Ninguém sabe! O tempo de Deus é diferente do nosso, por isso, todos os sinais que estão ocorrendo devem servir para que as pessoas percebam que aquilo que Deus prometeu irá se cumprir.

Não deve (para o servo de Deus) ser motivo de medo, de temor, de pânico, mas de fortalecimento da fé e motivo para se empenhar cada vez mais em propagar o evangelho, pois o Senhor está voltando!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp