Por que Jesus disse aos discípulos: sacudi o pó dos pés?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu gostaria muito de entender com mais profundidade o ensino de Jesus Cristo, quando mandou que seus discípulos sacudissem o pó dos pés se fossem rejeitados. Qual é o simbolismo desse ensino? Hoje em dia ainda devemos fazer dessa forma?

Caro leitor, as citações bíblicas estão sempre dentro de um contexto cultural, onde devemos compreender certas ações como ações comuns à época a que pertenceram, trazendo ainda mais significados a certas atitudes (para nós até estranhas), mas que faziam muito sentido e comunicavam verdades profundas na época em que foram feitas. Vamos compreender agora esse “sacudi o pó dos pés”.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Jesus disse aos discípulos: sacudi o pó dos pés?

(1) A primeira coisa a pontuarmos é que era um costume dos judeus, depois de passarem por terras de gentios (não judeus), sacudir o pó dos pés em um simbolismo de separação de toda a impureza que ali havia.

Claro que tal costume beirava a hipocrisia na vida de muitos judeus, já que muitos deles mesmos eram impuros (por exemplo, os religiosos criticados por Cristo).

Mas o fato é que era um costume que tinha um significado muito claro diante dos olhos de quem o via acontecendo.

(2) Nas diversas instruções aos doze apóstolos escolhidos por Cristo, e enviados por Ele para fazer um trabalho especial de evangelização (Marcos 6:7-10), Jesus dá uma instrução interessante:

“Se nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem, ao sairdes dali, sacudi o pó dos pés, em testemunho contra eles” (Marcos 6:11).

Jesus sabia que o mesmo tratamento que Ele mesmo recebia, ou seja, certo nível de rejeição (Por exemplo, em Marcos 5:17), também cairia sobre Seus discípulos. Se o Messias seria rejeitado em diversos lugares, quanto mais Seus servos!

(3) Os apóstolos precisavam estar preparados para essa rejeição. Ser rejeitado, ainda mais quando se faz o bem para as pessoas, pode não trazer uma reação apropriada como Jesus queria que fosse.

Por isso, a instrução de Jesus ensina algumas lições importantes a eles:

(i) Se nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem. Primeiro Jesus os prepara.

Talvez a ansiedade de levar o evangelho, a visão clara da manifestação do poder de Deus, trouxesse ao coração deles a ideia de que todos teriam de ouvir essa mensagem e aceitá-la.

Mas não é bem assim, explica Jesus. Rejeições estão no caminho e teriam que ser enfrentadas!

(ii) ao sairdes dali. Eles deveriam ter a sensibilidade para saber a hora de se retirar. Uma vez realizado o trabalho, o evangelho ter sido pregado, e sendo esse trabalho rejeitado, não havia mais como permanecer, já que outros ouvidos precisavam também ouvir a mensagem do evangelho.

Deviam saber quando sair, quando se retirar e ir para outra missão.

(iii) sacudi o pó dos pés. O ato simbólico seria logo percebido e compreendido por quem o visse: quem rejeita a Cristo, rejeita a Deus, ou seja, é considerado um pagão, mesmo que fizesse parte do povo de Israel, mesmo que tivesse sangue judeu.

Jesus explica a realidade dessa rejeição, quando diz: “Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou” (Mateus 10:40).

Ou seja, rejeitar os apóstolos ou o próprio Cristo é rejeitar a Deus. É uma grave atitude. Quando sacudiam o pó dos pés estavam dizendo que levaram a bênção, mas eles não quiseram!

Estavam limpos da condenação deles! Eles preferiram continuar em rebeldia contra o Senhor! Essa era a mensagem.

(iv) em testemunho contra eles. Sacudir o pó dos pés não deveria ser uma atitude de ódio pessoal dos discípulos contra quem rejeitou a mensagem.

O simbolismo aponta para uma responsabilização de quem rejeitou a mensagem do evangelho.

Seria como se os discípulos estivessem “lavando as mãos”, no sentido de quem já fez o que podia, mas não recebeu uma resposta positiva.

O testemunho era “contra”, a poeira do pecado permaneceu ali, pois eles rejeitaram a “limpeza” de Deus em suas vidas!

(4) Dessa forma, observamos que Jesus trata as pessoas com autorresponsabilidade. A salvação é individual.

Os que levam a mensagem têm sobre si a responsabilidade de levar a palavra, mas não têm poder de converter um coração que não quer se dobrar ao evangelho.

Por fim, precisamos dizer que Jesus não estava dando uma ordem que em todos os tempos os pregadores devam sacudir o pó dos pés.

O princípio de rejeição, de saber a hora de parar, ainda está em foco, mas hoje, em boa parte das culturas modernas, sacudir o pó dos pés não comunicaria uma mensagem clara para as pessoas, por isso, não precisamos realizar esse tipo de coisa.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp