Fazer vasectomia é contra a ordem bíblica de crescer e multiplicar-se?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho 3 filhos e não tenho mais condições de ter outros por uma série de problemas pessoais, por isso, comecei a ver a possibilidade de fazer cirurgia de vasectomia. No entanto, meu pastor diz que é pecado, pois eu estaria indo contra a ordem de crescer e multiplicar que Deus deu. Pode me ajudar a refletir sobre isso?

Caro leitor, temos, de fato, uma ordem bíblica a respeito de homem e mulher se multiplicarem. Ela se encontra em Gênesis 1:28:

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a…”

Apesar dessa ordem ser clara, muitos não a compreendem corretamente, achando que 100% de todos os homens e mulheres irão ter filhos e que devem ter filhos sem limite, tanto quanto for possível.

Mas não é esse o ensino desse texto e esse texto, como veremos, também não anula escolhas pessoais por caminhos que não passarão pela maternidade e paternidade.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Fazer vasectomia e evitar filhos contraria a Bíblia?

(1) Apesar da ordem bíblia de crescer e multiplicar, observe que o profeta Jeremias é proibido pelo próprio Deus de se casar e ter filhos:

“Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não tomarás mulher, não terás filhos nem filhas neste lugar” (Jeremias 16:1-2).

Isso mostra que “crescer e multiplicar” não é uma regra absoluta, mas uma ordenança que é cumprida quando, de fato, não existem impedimentos e ordens do próprio Deus para que ela seja cumprida.

Temos também pessoas estéreis, com impedimentos físicos, etc. O fato é que não são 100% das pessoas que têm filhos!

(2) O apóstolo Paulo deu um conselho interessante a solteiros e viúvos: “E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo” (1 Coríntios 7:8).

O estado do apóstolo era de não estar casado. Mas Paulo não deveria mandar que eles arrumassem alguém, casassem e se multiplicassem? 

O que podemos perceber é que existem exceções permitidas. Tanto Jeremias, que não ia se casar e ter filhos por ordem de Deus, quanto as pessoas que Paulo orientou e que entendessem que seria melhor ficar solteiro para servir a Deus, todas essas estariam agradando a Deus, mesmo não se casando e tendo filhos!

Observe que Paulo dá sequência à sua orientação, colocando nas mãos das pessoas essa decisão. Elas é que fariam a avaliação e escolheriam se ficariam como Paulo (sem casamento) ou se queriam constituir família:

“Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado” (1 Coríntios 7:9).

Mas o que isso tem a ver com fazer vasectomia? Tem tudo a ver!

(3) Veja, fazer vasectomia pode ser pecado caso a pessoa faça sem pensar, movida por um pensamento equivocado. Nesses casos, concordo que pode ser uma precipitação.

Por exemplo, imaginemos um rapaz de 20 anos, solteiro, que não sabe nada da vida ainda, e quer fazer vasectomia. Parece-me um caso precipitado esse.

Eu só não questionaria um caso como esse caso houvesse um motivo muito forte, como aquele onde Deus mandou Jeremias não casar.

(4) Mas pensando em casos como o irmão da pergunta, que tem 3 filhos, que está certo de que não seria conveniente ter mais filhos, nesses casos penso que o crente tem liberdade dada por Deus para usar métodos para evitar filhos.

Assim como um solteiro, que foi orientado por Paulo, podia escolher não se casar pelos fortes motivos de servir a Deus, creio que também existe liberdade de escolha sobre ter filhos, claro, sempre na direção de Deus!

Alguns vão criticar dizendo que a pessoa que fez essa vasectomia está “amarrando” as mãos de Deus, caso Deus queira mandar mais filhos para a família! Isso é uma grande bobagem.

Na hipótese de um homem fazer a vasectomia e Deus ter plano de mandar mais filhos, será que uma cirurgia tem poder de frustrar os planos de Deus? Evidente que não!

Se até mesmo mulheres estéreis foram feitas mães de filhos, como alguém poderia frustrar a vontade de Deus se Ele realmente quiser que nasça alguém? Não tem como!

(5) Tudo isso nos leva a entender que o natural é que pessoas se casem, tenham filhos e sigam a ordem das coisas. Isso é o mais comum e o que ocorre com grande parte das pessoas.

Mas isso não inviabiliza planos diferentes que o próprio Deus pode ter na vida de alguém (como no caso de Jeremias) ou mesmo que a própria pessoa possa entender como sendo vontade de Deus (como no caso de Paulo).

Cada um deve buscar essas respostas em Deus e tomar a melhor decisão possível para suas vidas e para agradar ao Senhor!

Na dúvida, é sempre bom refletir melhor para entender o que o Senhor quer da sua vida, antes de fazer qualquer procedimento desse tipo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp