Quem tem promessa de Deus não morre? O que isso significa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Tem um amigo meu, cristão também, que sempre fala que “quem tem promessa de Deus não morre” sem ver Deus concretizar essas promessas. Isso significa que Deus vai nos dar a vitória em algum momento em nossa vida e que não morremos sem ver essa vitória? Como a Bíblia explica essa questão? Morre ou não morre?

Caro leitor, essa frase que acabou virando tema de música gospel e também um tipo de jargão na boca de muitos crentes, precisa ser entendida corretamente e biblicamente.

Isso porque temos duas respostas possíveis para ela. Sim, é exatamente isso. Quem tem promessa de Deus não morre e também quem tem promessa de Deus pode morrer SIM!

Calma, irei explicar isso com exemplos bíblicos para você entender bem o tema. O grande erro interpretativo é usar a frase “quem tem promessa de Deus não morre” sem considerar o contexto e O TIPO de promessa. Dependendo do contexto e da promessa não morre ou morre!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem tem promessa de Deus MORRE SIM…

(1) Vamos começar mostrando que muita gente morreu sem ver cumpridas as promessas de Deus. O autor de Hebreus nos explica isso de forma muito clara:

“Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (Hebreus 11:13).

Um leitor mais afoito logo irá achar que Deus falhou em suas promessas, não é mesmo? Mas é claro que não é isso que o texto ensina. Aqui precisamos saber sobre quem o autor está falando e sobre que contexto…

(2) Alguns versos antes o autor de Hebreus fala de diversos heróis da fé. Esses heróis da fé receberam muitas promessas de Deus, porém, não eram promessas para seu tempo. Eram futuras.

Mas mesmo sendo futuras, eles creram em Deus e andaram na presença Dele! Por exemplo, Abraão recebeu uma promessa que só se cumpriu no tempo de Moisés:

“então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas” (Gênesis 15:13-14).

Então, é desse tipo de promessa que o autor de Hebreus está falando. Outro exemplo é Isaías, ele profetizou a maioria dos textos sobre o Messias, mas não viu o Messias em seu tempo de vida! 

Essas promessas, ainda que o coração dele desejasse ver diante dos seus olhos, só foram cumpridas depois, em um futuro bem distante! Sendo assim, ele morreu sem vê-las sendo cumpridas, mas creu que seriam cumpridas conforme a Palavra do Senhor!

Quem tem promessa de Deus NÃO MORRE…

(3) Temos de considerar agora que existem promessas de Deus que são feitas para serem vividas no nosso tempo, no presente. Essas promessas irão se cumprir em nossa vida, se tiverem esse aspecto.

Por exemplo, o mesmo Deus que prometeu coisas futuras a Abraão, prometeu também coisas para seu tempo de vida presente:

“Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência” (Gênesis 17:19).

Ainda que Sara, esposa de Abraão, fosse estéril, essa promessa iria se cumprir, era para o tempo de vida de Abraão e Sara! Não falharia!

Então, nesse tipo de caso é correto afirmar que Abraão não morreria antes de ver a promessa de Deus se cumprindo em sua vida!

(4) Assim, podemos perceber que tudo que Deus estabelece para se cumprir em nosso tempo de vida, Ele o fará. Esse tipo de promessa não iremos morrer sem ver!

Mas as promessas de Deus para o futuro, que vão além de nosso tempo de vida, essas sim podemos morrer sem vê-las, pois elas ocorrerão no tempo futuro que Deus estabeleceu!

Isso, evidentemente, não representa uma falha de Deus, mas uma amostra de que somos pó e de que é Deus quem é o dono do tempo e de tudo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp