O que realmente significa esperar no Senhor?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho um problema difícil em minha vida que não quero relatar, mas sempre me falam para esperar no Senhor. Eu tenho orado, mas não sei exatamente como esperar no Senhor. Como seria isso? Como saberei que o Senhor ouviu minha oração e vai me atender? Tudo isso me deixa muito ansiosa e triste, parece que Deus não liga para mim.

Cara leitora, esperar no Senhor realmente é algo que muitas pessoas falam bastante e também é citado na Bíblia em diversos versículos.

Mas é necessário que saibamos o que isso realmente significa na prática. Hoje vou explicar isso cm detalhes no nosso estudo.

Onde a Bíblia manda esperar no Senhor?

(1) Um dos principais salmos de Davi que fala sobre esperar no Senhor, diz: “Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados” (Salmos 37:34).

O contexto desse salmo é de adversidade por causa de ímpios. Ou seja, o salmista passa por graves problemas. Isso pode ser uma das centenas de causas que podem trazer falta de paz ao nosso coração.

A falta de paz gera ansiedades, estresse e diversos sentimentos negativos que acabam nos fazendo sentir o desejo de recorrer a algo ou alguém para resolver as nossas questões.

A Bíblia, no texto citado acima, nos manda esperar no Senhor como uma forma de solução das nossas dificuldades. Mas como funciona isso? Primeiro, precisamos saber o que NÃO é esperar no Senhor.

O que NÃO É esperar no Senhor?

(2) Esperar no Senhor não é ficar parado. Muitos pensam que devem orar, que devem colocar diante do Senhor seus pedidos e “sentar” e ficar esperando Deus realizar 100% daquilo que pediram. Isso não é o que a Bíblia ensina.

Esperar aqui não está ligado a ficar parado e não fazer nada, mas à esperança na ação de Deus, no agir Dele, no cuidado Dele. Observe que o salmo, logo após mandar esperar no Senhor, diz “segue o seu caminho…”.

Ou seja, é necessário não ficarmos somente parados esperando, mas agirmos fazendo aquilo que é a nossa parte na solução dos problemas da vida.

(3) Esperar no Senhor não é achar que tudo vai ocorrer do jeito que queremos

Não é ruim termos expectativas positivas, mas precisamos ter em mente que as coisas não ocorrem exatamente como temos em mente.

Quando queremos algo, costumamos detalhar em nossa mente o melhor cenário possível, aquele que será mais confortável para nós.

Mas na maioria das vezes a vitória não virá através do cenário mais confortável. Observe que o Salmo diz “e ele te exaltará para possuíres a terra”. O contexto aqui é possuir a terra expulsando os ímpios (inimigos) dela.

E como isso seria feito? Através de batalhas, de guerra! E quem deseja ficar lutando? Ninguém! No entanto, esperar no Senhor é seguir o caminho e lutar as batalhas do dia a dia crendo Nele, ainda que sejam dias difíceis.

(4) Esperar no Senhor não é achar que tudo está perdido porque uma luta foi perdida

Não gostamos de perder nunca. Mas nas lutas da vida batalhas são perdidas e muitos desanimam. Mas o que espera no Senhor sabe que a guerra será vencida por nós, Seus servos, porque Deus estabeleceu assim.

O salmista, que não ganhou todas as batalhas em sua vida, coloca sua fé nas promessas feitas por Deus da vitória final sobre os inimigos: “presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados”.

Precisamos crer que estaremos presentes na vitória do Senhor. E a vitória do Senhor será a vitória de todos os que creem Nele! Não pare de esperar no Senhor se perdeu uma batalha, antes, continue crendo.

O que É esperar no Senhor

(5) Por fim, agora que sabemos o que não é esperar no Senhor, podemos facilmente entender que o ato de esperar no Senhor significa que colocamos confiança, esperança, fé, amor e todos os sentimentos do nosso coração “no Senhor”.

Isso significa, em outras palavras, depositar toda nossa vida Nele, sabendo que Ele está cuidando do nosso caminho diariamente.

Isso gera, de forma prática, um desejo de seguir o caminho em frente, dito pelo salmista no salmo acima; também uma esperança forte de, mesmo diante de um tombo, de uma situação ruim, saber que Deus nos exaltará com a vitória no momento certo.

Ainda que diante de todas as adversidades da vida, o que espera no Senhor olha firmemente para Ele, como um soldado olha para o comandante sabedor de que Ele dará a ordem certa e que a conquista da guerra está garantida para todos aqueles que seguirem lutando até o fim! Isso é esperar no Senhor!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp