Bem-aventurados os pobres de espírito: O que Jesus quis dizer com isso?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Você podia me ajudar a entender o que significa pobres de espírito quando Jesus disse que eles são bem-aventurados? Teria alguma coisa a ver com sermos pobres materialmente falando? As riquezas nesse caso atrapalhariam a parte espiritual da pessoa, atrapalharia ela de estar nos caminhos de Deus como Jesus disse ao jovem rico?

Caro leitor, essa palavra que você citou se encontra no famoso sermão do monte onde Jesus Cristo trouxe uma pregação fantástica aos Seus discípulos sobre diversos assuntos. E um desses assuntos, o assunto de abertura desse sermão, foi as bem-aventuranças. Vejamos essa que você citou: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” (Mateus 5:3 – Revista e Corrigida)

Bem-aventurados os pobres de espírito: O que Jesus quis dizer com isso?

Bem-aventurados os pobres de espírito, o que quer dizer?

(1) Algumas traduções para o português, as mais antigas, como, por exemplo, a versão de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida traduz como “pobres de espírito”. As versões mais novas e revisadas trazem a tradução como “humildes de espírito”. Essa palavra “pobre” ou “humilde” no grego é “ptochos” e pode significar alguém que é pobre materialmente falando; mas, nesse texto, ela significa algo como “humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas”. Conforme observamos, o complemento “de espírito” no texto mostra que a intenção de Jesus não era de falar sobre riquezas materiais.

Leia também: O que significa bem-aventuranças?

(2) A melhor forma de entender o que Jesus quis dizer com pobres de espírito é buscarmos o que seria o contrário disso. O contrário, considerando o contexto, seria “orgulhosos de espírito”, ou seja, pessoas que desprezam a Deus por não acharem que precisam de Dele, por não O reconhecerem como Senhor de suas vidas, por não O buscarem de fato e de coração. Esses tipos de pessoas não podem herdar o reino de Deus.

(3) Os humildes ou pobres de espírito se caracterizam pelo fato de terem dentro de si um reconhecimento de quem são de verdade, de suas fraquezas, de sua condição pecaminosa, de sua pequenez, de sua total dependência de Deus e da atuação do Senhor em suas vidas. São pessoas interiormente humildes (pobres), pessoas que de fato reconhecem a grandeza de Deus e se submetem a Ele de coração.

(4) Esse é o tipo de pessoa que Jesus afirma que possui o reino de Deus em suas vidas e que irão gozar das bênçãos do Senhor não só aqui na terra, onde serão bem-aventuradas (plenamente felizes), mas também herdarão a maior bênção de todas, a salvação proporcionada por Deus em Cristo Jesus.

Como ser pobre de espírito?

(5) Não existe uma receita passo a passo para ser pobre de espírito. O que existe é um exemplo do que é ser pobre de espírito. E esse exemplo é o próprio Cristo: “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8). Paulo conseguiu visualizar isso e declarou: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Buscar ser como Cristo foi nos levará diretamente a sermos pobres (humildes) de espírito conforme Deus deseja que somos.

O que não é ser pobre de espírito?

(6) Muita gente confunde algumas atitudes com ser humildes de espírito. Precisamos avaliar essas características e não confundi-las. Ser pobre de espírito não é ter uma vida sem lutas por melhorias financeiras, não é a falsa modéstia, não é ser capacho das pessoas, não é deixar de lutar pelos seus direitos e pelo que é certo. Não é deixar de se alegrar pelas conquistas, não é deixar de sonhar alto, não é estar isento de todas as boas ambições da vida.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão