Onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Tem uma questão no livro de Daniel que me deixa muito intrigado, que é onde estava Daniel quando Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram jogados na fornalha ardente? A ordem do rei Nabucodonosor era que todos adorassem a imagem de ouro que ele fez. Daniel teria adorado essa imagem e por isso não foi jogado na fornalha ardente? Pode me ajudar a entender essa questão?

Caro leitor, algumas questões na Bíblia não são claras o suficiente para termos conclusões precisas. Mas é possível analisar os contextos e tirarmos conclusões possíveis, por exemplo, sobre esse caso de onde estava Daniel. Vejamos:

Onde estava Daniel quando Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram jogados na fornalha?

Onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha?

(1) A primeira coisa que fica claro no texto bíblico é que não existe uma menção clara sobre onde estava Daniel nessa ocasião da fornalha ardente. A Bíblia sequer menciona seu nome nesse incidente. Por isso, precisaremos aprofundar a interpretação sobre alguns elementos do texto para entendermos melhor essa questão e chegarmos a uma interpretação razoável.

(2) A Bíblia narra que Daniel, após revelar e interpretar o sonho do rei Nabucodonosor, é honrado com um dos mais altos cargos da Babilônia: “Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia” (Daniel 2:48). A partir daquele momento, Daniel passa a fazer parte da lista dos homens mais poderosos e importantes da Babilônia.

(3) Esse fato pode nos ajudar a entender onde estava Daniel quando seus amigos foram jogados na fornalha ardente. Podemos levantar pelo menos duas possibilidades sobre esse caso:

a) Daniel não estava presente na cerimônia?

Essa é uma possibilidade muito forte, pois, sendo governador, Daniel tinha entre suas funções a função de ser representante, por exemplo, do rei em questões fora da província. Além disso, o governador podia também ter a função de embaixador e, por isso, fazer viagens para cuidar dos interesses da província da Babilônia era algo comum. Essa é a possibilidade mais forte em minha opinião, pois a narrativa de Daniel nos revela muito claramente que Daniel não se dobrava diante de ordens que fossem contra sua fé (Veja, por exemplo, em Daniel 6, onde temos a narrativa de Daniel sendo jogado na cova dos leões, por desobedecer uma lei). No entanto, contra essa interpretação pesa o fato de ter havido uma convocação do rei Nabucodonosor aos governadores para estarem na cerimônia (Daniel 3:2). Por que Daniel não estaria presente? O rei o isentou de participar por algum motivo especial? Ele não conseguiu chegar a tempo para a cerimônia? Houve algum imprevisto? São questões que podemos levantar sobre o fato.

b) Daniel estava presente, mas sua alta posição no governo o isentou de cumprir essa lei?

Essa também pode ser uma possibilidade, já que os governantes do passado eram tratados de forma especial e diferenciada. Talvez Daniel tenha sido isentado devido à alta posição de seu cargo. Mas o texto não nos diz isso claramente. O texto não nos mostra claramente se todos esses governantes (que foram convocados) tiveram de se prostrar diante da imagem ou se eles apenas vieram prestigiar o evento e só o povo deveria se prostrar: “Portanto, quando todos os povos ouviram o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e de toda sorte de música, se prostraram os povos, nações e homens de todas as línguas e adoraram a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado” (Daniel 3:7)

(4) Assim concluo que, diante dos fatos, não podemos crer que Daniel tenha se dobrado e adorado a imagem de ouro. O fato disso não ser mencionado e o fato do livro mostrar Daniel como alguém que não se dobrava diante de questões que iam contra sua fé, dá a Daniel o benefício de crermos que ele não fez isso. Dessa forma, as duas hipóteses acima são as mais possíveis para explicar onde estava Daniel no ocorrido da fornalha ardente.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão