O que era a marca de Caim colocada por Deus em Gênesis 4:15?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em meu estudo de Gênesis que estou começando me deparei em Gênesis 4:15 com a marca de Caim. Deus colocou nele certa marca para que as pessoas não o matassem. Fui pesquisar na internet e existe muita coisa sobre essa marca, e tudo me deixou ainda mais confusa. O que foi essa marca de Caim colocada pelo Senhor? Temos como saber?

Cara Leitora, sua pergunta vai nos ajudar não só a responder essa questão, mas também nos dar a oportunidade de falar um pouco sobre algumas regras importantes na interpretação da Bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Deus colocou a marca de Caim?

(1) Em primeiro lugar, podemos observar que Caim de forma alguma estava preocupado com o pecado de homicídio que acabara de cometer, mas com o peso do castigo que receberia do Senhor:

“Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo” (Gênesis 4:13).

A punição de Deus a Caim não foi a morte, mas o banimento de uma terra fértil e abençoada para uma terra hostil e seca:

“Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra” (Gênesis 4:12). Caim não se arrepende, apenas sente medo das consequências de seu erro.

Leia também: Quem foi a mulher com quem Caim casou-se?

(2) Deus, com o objetivo de fazer com que Caim não morresse, mas que pagasse pelo seu erro vivo, resolve colocar o que chamamos de a marca de Caim:

“O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse” (Gênesis 4:15).

Qualquer pessoa que matasse Caim estaria indo contra a vontade de Deus para a vida dele, daí a marca de Caim para que isso ficasse claro para todos.

O que era a Marca de Caim

(3) Muitos especulam qual seria essa marca colocada por Deus. Alguns, extrapolando o texto bíblico, já pregaram que essa marca seria a pele negra, com o objetivo de fazer as pessoas acreditarem que a pele negra seria uma espécie de maldição vinda de Caim aos seus descendentes. Um absurdo completo.

Sem contar outras tentativas hollywoodianas de atribuir outras possíveis marcas que sequer foram mencionadas no texto bíblico.

(4) A verdade é que a Bíblia não menciona qual era a marca de Caim. Dentro da interpretação bíblica, quando um texto está obscuro, devemos analisar outros textos para tentar clarear o texto analisado.

Porém, não temos mais nenhum texto bíblico que mencione este assunto. Assim, devemos nos calar com relação a tentar saber qual era a marca de Caim, pois não saberemos.

Mas, certamente, podemos saber algumas coisa sobre ela analisando o texto:

a) A marca de Caim era pessoal e intransferível. Isso significa que essa marca foi colocada por Deus apenas em Caim e em mais ninguém de sua descendência.

Ela era devida somente a ele. Não era qualquer maldição que recaiu também em seus descendentes. A maldição que recaiu na descendência de Caim foi apenas o pecado, a distância de Deus.

b) A marca de Caim era visível e compreensível: O texto diz que quem quer que o encontrasse saberia que aquela marca significava que ele não deveria ser morto, que estava debaixo dessa ordem protetiva de Deus.

Poderia ser algo que causava terror nas pessoas? Ou uma espécie de tatuagem? Não sabemos!

c) A marca de Caim era um sinal da misericórdia de Deus. Podemos observar na história que essa marca aponta também para a misericórdia de Deus para com o pecador.

Deus estaria mostrando através de Caim que temos a oportunidade de mudar? Que temos a oportunidade de escrever uma nova história?

(5) Por fim, infelizmente, observamos que Caim saiu da presença do Senhor: “Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden” (Gênesis 4:16).

Esse texto é forte, pois mostra que Caim realmente tinham um coração distante de Deus. Após isso observamos a sua descendência cometendo atrocidades como a poligamia e assassinatos por motivos fúteis (Gênesis 4:17-23).

Isso tudo nos mostra que o coração sem Deus é um coração vazio do bem.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp