Namoro Cristão (10) – É errado desejar a namorada?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta, Namoro Cristão | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Estou namorando há cerca de dois anos. Eu e ela somos cristãos, nós tememos a Deus, mas tem horas que fico confuso, pois eu a desejo muito. Vou ser bem sincero, ela é bem bonita, tem um corpo que me agrada muito e isso me dá muito desejo. Tenho medo de estar pecando por desejar minha namorada antes de estarmos casados. O que a Bíblia pode me ensinar sobre isso?

Caro leitor, esse tipo de “peso na consciência” acontece na vida de muitos cristãos que estão namorando e sentem desejo pelos parceiros. Muitos vivem uma grande dor por causa disso, pois pensam ser pecado olhar para o parceiro e sentir-se atraído por ele. Por isso, é bom que façamos algumas considerações bíblicas para que o relacionamento seja saudável e abençoado.

Namoro Cristão (10) - É errado desejar a namorada?

O cristão pode desejar a namorada?

(1) Sentir desejo é algo natural ao ser humano. Somos atraídos por coisas que estimulam os nossos sentidos. No caso de um relacionamento amoroso, a atração pelo sexo oposto é inevitável. O fato de sentir atração não é pecado. É algo normal. O namorado procura sempre coisas que o atraem na namorada e vive versa. Quando Deus fez a mulher para o homem, ele disse: “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” (Gênesis 2:23). Não parecem ser palavras muito românticas, porém, o homem se sentiu atraído pela mulher, ele a desejou e depois pode consumar seu desejo através da relação sexual dentro do casamento. Isso é perfeitamente natural.

(2) Porém, a atração pode levar ao pecado quando não sabemos lidar com ela de maneira saudável e ultrapassamos os limites do que é permitido por Deus na fase do relacionamento em que o casal está. Por exemplo: o rapaz pode admirar as curvas de sua namorada, achá-la bonita, desejá-la. Porém, se isso toma conta dele de uma forma descontrolada e o leva a tentar forçar a namorada a fazer sexo com ele, então, se torna pecado (falamos disso neste estudo: a Bíblia proíbe sexo antes do casamento?). Ou mesmo, às vezes, de tanto estimular e alimentar esse desejo pela namorada em sua mente, ele acaba recorrendo a pornografia para “aliviar” esse desejo. A admiração e o desejo devem ser moderados e controláveis. Não devem ser exagerados e incontroláveis.

(3) Quando Paulo orientou a respeito dessa questão de relacionamentos, foi enfático: “Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado” (1Corintios 7:9). Certamente existe um nível de desejo em que o relacionamento pode chegar que, ou levará o casal a transar antes do casamento e pecar, ou então, o mais correto, irá leva-los a planejar seu casamento e saciar seus desejos dentro da vontade de Deus. O casal precisa conversar a esse respeito e ter seus limites e planos para o futuro bem claros. Hormônios não são convertidos, por isso, devem ser vistos com sabedoria. A razão deve ter as rédeas da situação.

(4) Assim, concluso aconselhando que se o desejo do casal cristão está tirando a sua paz, está atrapalhando o bom andamento do relacionamento, está levando ambos para longe da vontade de Deus, é hora de conversarem a esse respeito e estabelecer formas de alimentar menos esse desejo. É hora de fazer planos para o futuro, orarem juntos pela vida no momento e vida futura do casal, sabendo sempre que Deus preparou um momento para que todos esses desejos sejam saciados dentro da relação matrimonial. Isso pode ser uma energia positiva poderosa para que o casal se empenhe em trabalhar pelo seu futuro juntos, planejando a sua relação dentro da vontade de Deus.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão