É verdade que o pai de Noé (o Lameque) morreu no dilúvio?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Vi seu vídeo calculando o tempo exato em que Noé e família ficaram na Arca e tenho uma dúvida: gostaria de saber se o pai de Noé estava vivo quando veio o dilúvio. Será que é possível saber disso ali naqueles textos, fazendo cálculos como esse que você fez do dilúvio?

Caro leitor, muita gente acha muito chato todas aquelas citações de números dentro da Bíblia, como se Deus colocasse aquilo na Bíblia só para atrapalhar nossa vida!

Mas todas aquelas citações têm objetivos e nos ajudam a extrair uma quantidade grande de informações importantes da Bíblia.

Por exemplo, hoje vou te ajudar a usar as idades mencionadas para fazer contas matemáticas simples e tirar conclusões interessantes como essa sobre a morte do pai de Noé.

Isso não está escrito de forma objetiva, mas está descrito dentro das idades, de onde conseguimos tirar essa conclusão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O pai de Noé estava vivo quando veio o dilúvio?

(1) Comecemos extraindo as informações do texto. Precisamos de tudo que o texto possa nos fornecer para calcular. A primeira informação é quando Noé nasceu:

“Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou” (Gênesis 5:28-29).

Temos aqui que Lameque, pai de Noé, tem Noé com 182 anos de idade. Então, a partir desse momento começa a vida de Noé.

Uma observação importante aqui: não confundir o pai de Noé (Lameque) com o maligno Lameque citado em Gênesis 4:18-24, este, descendente de Caim. Ou seja, são duas pessoas diferentes!

(2) Na sequência, o texto nos explica que Lameque, pai de Noé, viveu bastante tempo ainda, vejamos:

“Depois que gerou a Noé, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas” (Gênesis 5:30).

Observe aqui um detalhe importante: Lameque viveu 595 anos depois do nascimento de Noé, isso significa que Lameque morreu quando Noé estava com seus 595 anos, ok?

O texto explica, então, na sequência, que Lameque morreu com seus 777 anos de idade, ou seja, 182 (quando teve Noé) + 595 (tempo que viveu após o nascimento de Noé):

“Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu” (Gênesis 5:31).

(3) Agora precisamos somente de uma última informação, que é a quando aconteceu o dilúvio, pois, dessa forma, saberemos se o pai de Noé estava vivo ou não na ocasião do dilúvio:

“Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra” (Gênesis 7:6).

Agora ficou simples, precisamos apenas cruzar os números. O dilúvio começa quando Noé tinha 600 anos de idade e o pai dele morreu quando ele tinha 595 anos de idade, logo, quando o dilúvio ocorreu, fazia cerca de 5 anos que o pai de Noé, Lameque, tinha morrido.

Consegue perceber agora como os textos bíblicos têm informações que somente quem estuda consegue acessar?

Isso é um grande convite de Deus para que aprofundemos cada vez mais nosso empenho em conhecer mais a fundo a Palavra Dele!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp