Quantas Marias existem na Bíblia e quem foram elas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Eu tenho muita dificuldade de saber qual Maria é qual quando leio a Bíblia. São tantas Marias que aparecem que não tenho nem ideia de quantas são mencionadas na Bíblia. Você pode me ajudar a entender quantas Marias têm na Bíblia e quem são elas?

Caro leitor, realmente quando fazemos uma leitura mais devocional da Bíblia, acabamos nos confundindo um pouco quando temos contato com textos que falam de diversas Marias. Mas hoje montei um pequeno resumo que vai te ajudar a compreender quantas Marias são mencionadas na Bíblia e também saberá um pouco mais quem elas foram.

Quantas Marias são mencionadas na Bíblia?

Quantas Marias são mencionadas na Bíblia?

(1) A primeira e mais famosa Maria citada na Bíblia é Maria, mãe do Senhor Jesus Cristo. Creio que a mais conhecida entre todas as citadas. Sabemos que essa Maria foi a serva do Senhor escolhida para engravidar e dar à luz ao nosso Salvador (Lucas 2:4-7). Creio que pouca dúvida exista sobre essa Maria, pois é a mais conhecida. Inclusive ela estava presente na morte de Jesus e também junto a igreja primitiva em uma fé inabalável: “Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14).

(2) A segunda Maria da qual falaremos é Maria, irmã de Marta e de Lázaro, ambos de Betânia. Podemos ver algumas menções dela, das quais destaco: “Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lucas 10:38-39). Essa Maria também foi muito próxima de Jesus, que ressuscitou o irmão dela, Lázaro, que já estava morto havia quatro dias (João 11).

(3) A terceira Maria é muito conhecida por Maria Madalena. Ela foi testemunha da morte e também do sepultamento de Jesus: “Estavam ali muitas mulheres, observando de longe; eram as que vinham seguindo a Jesus desde a Galileia, para o servirem; entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu” (Mateus 27:55-56). Não se sabe muitos detalhes sobre ela, mas alguns apontam que Ela seria a mulher mencionada em Lucas 7:37-50. O fato mais incrível sobre ela está narrado neste texto, onde é mencionado que ela havia sido possuída por sete demônios: “e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios” (Lucas 8:2).

(4) A quarta Maria menciona na Bíblia é Maria, esposa de Cleopas: “E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Cleopas, e Maria Madalena” (João 19:25). Essa Maria também é citada como sendo a mãe de Tiago e José: “entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu” (Mateus 27:56). Não confundir esse Tiago e José, com os irmãos de Jesus. Esses (Tiago e José) que citei aqui são outros, filhos de Maria e Cleopas. Ela também testemunhou a crucificação e o sepultamento de Jesus (Mateus 27:56,61) e o viu ressuscitado (Mateus 28.1-9).

Leia também: Quem foram os irmãos de Jesus?

(5) A quinta Maria mencionada na Bíblia é Maria, Mãe de João Marcos e também parente de Barnabé: “Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam” (Atos 12:12). Em Colossenses 4:10 observamos que Barnabé era primo de João Marcos, logo, Maria era parente de Barnabé. Essa Maria colaborou com a igreja primitiva cedendo sua casa para reuniões conforme vemos no texto acima.

Essas são as cinco Marias mencionadas na Bíblia. Agora você já pode ler a Bíblia Sagrada com mais conhecimento!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão