Quantas Marias existem na Bíblia e quem foram elas?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho muita dificuldade de saber a qual Maria a Bíblia está se referindo quando leio a Palavra de Deus. São tantas Marias que aparecem que não tenho nem ideia de quantas são mencionadas na Bíblia. Você pode me ajudar a entender quantas Marias têm na Bíblia e quem são elas?

Caro leitor, realmente quando fazemos uma leitura mais devocional da Bíblia, acabamos nos confundindo um pouco quando temos contato com textos que falam de diversas Marias.

Assim como hoje em dia temos muitas pessoas que têm o mesmo nome, essa era também uma realidade dos tempos de Jesus! Ali existiam nome muito comuns, partilhados por centenas e até milhares de pessoas!

Um desses nomes era “Maria”. No grego Maria é “Maria” ou “Mariam”. Ele tem raiz do nome hebraico “Miriã” e significa “rebelião”.

Sendo Miriã a famosa irmã de Moisés, entendemos porque muitos adotavam esse nome para suas filhas!

Feita essa explicação, pergunto: Você sabe identificar cada uma das Marias citadas na Bíblia quando lê? Tenho certeza que você já se confundiu bastante com elas, mas isso é normal!

Mas hoje montei um pequeno resumo que vai te ajudar a compreender quantas Marias são mencionadas na Bíblia e também saberá um pouco mais quem elas foram.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quantas Marias são mencionadas na Bíblia?

(1) A primeira e mais famosa Maria citada na Bíblia é Maria, mãe do Senhor Jesus Cristo. Creio que a mais conhecida entre todas as citadas.

Sabemos que essa Maria foi a serva do Senhor escolhida para engravidar e dar à luz ao nosso Salvador (Lucas 2:4-7). Creio que pouca dúvida exista sobre essa Maria, pois é a mais conhecida. Inclusive ela estava presente na morte de Jesus e também junto à igreja primitiva em uma fé inabalável:

“Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (Atos 1:14).

(2) A segunda Maria da qual falaremos é Maria, irmã de Marta e de Lázaro, ambos de Betânia. Podemos ver algumas menções dela, das quais destaco:

Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lucas 10:38-39).

Essa Maria também foi muito próxima de Jesus, que ressuscitou o irmão dela, Lázaro, que já estava morto havia quatro dias (João 11).

(3) A terceira Maria é muito conhecida por Maria Madalena. Ela foi testemunha da morte e também do sepultamento de Jesus:

“Estavam ali muitas mulheres, observando de longe; eram as que vinham seguindo a Jesus desde a Galileia, para o servirem; entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu” (Mateus 27:55-56).

Não sabemos muitos detalhes sobre ela, mas alguns apontam que Ela seria a mulher mencionada em Lucas 7:37-50. Porém, o fato mais incrível sobre ela está narrado neste texto, onde é mencionado que ela havia sido possuída por sete demônios:

“e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios” (Lucas 8:2).

(4) A quarta Maria menciona na Bíblia é Maria, esposa de Cleopas: “E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Cleopas, e Maria Madalena” (João 19:25).

Essa Maria também é citada como sendo a mãe de Tiago e José: “entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu” (Mateus 27:56). Não confundir esse Tiago e José, com os irmãos de Jesus.

Esses (Tiago e José) que citei aqui são outros, filhos de Maria e Cleopas. Ela também testemunhou a crucificação e o sepultamento de Jesus (Mateus 27:56,61) e o viu ressuscitado (Mateus 28:1-9).

Leia também: Quem foram os irmãos de Jesus?

(5) A quinta Maria mencionada na Bíblia é Maria, Mãe de João Marcos e também parente de Barnabé: “Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam” (Atos 12:12).

Em Colossenses 4:10 observamos que Barnabé era primo de João Marcos, logo, essa Maria era parente de Barnabé. Essa Maria colaborou com a igreja primitiva cedendo sua casa para reuniões conforme vemos no texto acima.

(6) A última Maria citada na Bíblia é Maria, uma cristã possivelmente romana, que Paulo saúda em sua carta aos romanos, onde diz:

“Saudai Maria, que muito trabalhou por vós” (Romanos 16:6).

Não sabemos muito dela, mas Paulo elogiou seu envolvimento com a obra, sua colaboração, o que nos indica uma mulher de Deus, fervorosa, trabalhadora e envolvida com o evangelho de Cristo!

Essas são as seis Marias mencionadas na Bíblia. Agora você já pode ler a Bíblia Sagrada com mais conhecimento!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp