Usar métodos para evitar a gravidez é proibido pela Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: Eu gostaria de saber se você quer experimentar (por 1 mês) estudar a Bíblia capítulo por capítulo com o presbítero André Sanchez, aí no conforto do seu lar, em vídeo-aulas profundas e com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE SIM, clique aqui e veja como funciona

Você pergunta: irmão, eu sou casada já há dez anos. Eu e meu marido optamos por não ter mais filhos, pois já temos três. Pesquisando sobre esse assunto, a respeito do que a Bíblia diz dos métodos para evitar a gravidez, vi alguém que menciona o caso de Onã, que foi morto pelo Senhor por não querer engravidar a sua mulher, jogando o esperma no chão. O que você poderia dizer sobre essa questão? Seria pecado usar métodos contraceptivos para evitar ter filhos? Não podemos fazer esse controle familiar segundo a Bíblia?

Cara leitora, geralmente esse caso de Onã, mencionado em Gênesis 38:9, é levantado por algumas pessoas que buscam proibir que um casal use métodos para evitar a gravidez. Vamos analisar se isso realmente é verdadeiro? Se a Bíblia proíbe fazer controle familiar?

Usar métodos para evitar a gravidez é proibido pela Bíblia?

Usar métodos para evitar a gravidez é pecado?

(1) Sabemos que dentro da cultura judaica os filhos são vistos como uma grande bênção. Não só significando bênçãos de Deus sobre a vida da família, mas também, maior força de trabalho para prosperar a família e o próprio povo: “Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta” (Salmos 127:4-5).

(2) Somado a isso temos a ordem de Deus registrada em Gênesis 1:28 para o primeiro casal: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”. Tudo isso faz algumas pessoas pensarem que um casal não poderia usar métodos para evitar uma gravidez, antes, deveria deixar acontecer quantas vezes acontecer. Mas será que é isso mesmo que os textos bíblicos ensinam?

(3) A ordem de Deus a Adão e Eva para se multiplicarem em nenhum momento aponta para eles saírem fazendo filhos sem qualquer planejamento familiar. Evidentemente, Adão e Eva se multiplicarem era necessário para que houvesse a raça humana. Era uma ordem óbvia de Deus ao primeiro casal, que acabara de ser criados e estavam ainda a conhecer sua sexualidade e a forma como a natureza funcionava. Essa ordem não é um mandamento para que todos os casais em todas as épocas tenham filhos obrigatoriamente e tenham quantos filhos conseguirem produzir. Antes, é uma ordem de como funcionava o curso natural das coisas.

(4) Isso porque não temos na Bíblia qualquer proibição a um casal decidir evitar ter filhos ou mesmo ter uma quantidade de filhos que os dois consigam criar de acordo com suas condições. A Bíblia não legisla sobre essa questão. Isso nos aponta para o fato de Deus dar certa liberdade aos casais, de acordo com suas possibilidades, terem ou não filhos, ou mesmo escolher a quantidade que desejam ter deles.

O caso de Onã mostra que Deus proíbe métodos que evitam a gravidez?

(5) Para entendermos o caso de Onã, precisamos compreender um costume antigo que se chamava levirato. No levirato, quando havia o falecimento do marido e este ainda não tinha filhos, cabia ao irmão dele casar com a viúva e ter filhos com ela. O filho dessa relação seria considerado filho do pai falecido, fazendo com que o nome de sua família não se apagasse. Foi exatamente o que ocorreu com Onã. A Bíblia diz que um homem chamado Er se casou com Tamar (Gênesis 38:6). Er faleceu por ser perverso diante do Senhor (Gênesis 38:7). Dessa forma, Onã, irmão de Er, foi pressionado a cumprir o levirato e casar com Tamar, o que fez (Gênesis 38:8).

(6) Agora é que vem a atitude polêmica de Onã com a ex-cunhada e atual esposa: “Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu; e todas as vezes que possuía a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão” (Gênesis 38:9). Note que Onã não estava usando um método para evitar a gravidez em comum acordo com sua esposa, como uma forma de controle familiar, antes, ele ejaculava na terra porque não queria que o filho que nascesse tivesse o nome do irmão. Foi exatamente essa atitude que Deus condenou: “Isso, porém, que fazia, era mau perante o SENHOR, pelo que também a este fez morrer” (Gênesis 38:10). O que ele fazia que era mau perante o Senhor? Era exatamente não cumprir o levirato para com seu irmão mesmo tendo aceitado cumpri-lo, tendo relações com Tamar. Onã queria os benefícios de ter uma esposa, mas não a responsabilidade do levirato.

(7) Portanto, não temos leis na Bíblia que proíbam um casal de organizar sua família e decidir quantos filhos tem condições de ter. Aliás, o maior pecado em minha opinião é colocar filhos no mundo e não ter como cuidar deles, deixá-los abandonados, sem bases para serem crianças saudáveis e abençoadas.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Aprender mais da Bíblia é uma dessas coisas que não acontecem da noite para o dia, não é verdade? Eu mesmo estou nessa jornada há quase 20 anos e não penso que ela vai acabar tão cedo. E você, sente que tem aprendido bastante das coisas de Deus? Ou seu aprendizado poderia estar melhor? E se você pudesse acelerar um pouco mais o seu aprendizado usando um método passo a passo para te guiar em como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente? Clique aqui e pegue seu Método passo a passo agora!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão