As contradições da conversão de Paulo: Os companheiros ouviram ou não a voz de Jesus?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Existe uma possível contradição na Bíblia que me incomoda um pouco: Ela está descrita em Atos dos Apóstolos 9:7, que diz que os companheiros de Paulo ouviram a voz e não viram ninguém. Já em Atos dos Apóstolos 22:9, diz que viram a luz e não perceberam o sentido da voz. Esses textos não estão em contradição?

Caro leitor, para compreendermos melhor essa história, temos de construir precisamente o contexto de cada uma das citações feitas no livro de Atos a respeito da conversão do apóstolo Paulo e depois juntá-las. Comecemos com a narrativa de Lucas, que é feita em terceira pessoa em Atos 9:7.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

As contradições na conversão de Paulo

(1) Vamos nos concentrar inicialmente apenas no momento em que houve o encontro do apóstolo Paulo com o Senhor Jesus, que é o foco da nossa análise.

Observe que Lucas tem como foco principal narrar a experiência do apóstolo Paulo, citando de forma precisa o que aconteceu com o apóstolo, inicialmente:

“Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor” (Atos 9:3).

Observamos que a luz extremamente brilhante atingiu Paulo em cheio. Aqui, Lucas não se preocupa em falar dos companheiros de viagem, pois está focado em apresentar o que ocorreu com o apóstolo. Esse brilho extremo fez com que o apóstolo caísse ao chão:

“e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4).

Lucas ainda adiciona rapidamente um comentário do que aconteceu com os companheiros de viagem de Paulo: “Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém” (Atos 9:7).

(2) A segunda narrativa mostra Lucas descrevendo as próprias palavras de Paulo, falando ali em primeira pessoa, pregando para a multidão furiosa, escoltado por soldados.

Paulo também menciona aqui a luz que brilhou ao redor dele: “Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim” (Atos 22:6).

Ele explica que ouviu a voz de Jesus, chamando-o pelo nome e questionando a perseguição que ele realizava: “Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 22:7).

Agora entra o ponto “discordante”, quando ele narra sobre os companheiros de viagem: “Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo” (Atos 22:9).

(3) Temos ainda uma terceira narrativa que menciona o que ocorreu na conversão de Paulo. A mesma luz que brilha ao redor de Paulo é citada aqui:

“Ao meio-dia, ó rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo” (Atos 26:13).

Observe que aqui, Paulo destaca que ele ouviu o que a voz falava (teve compreensão) e não fala nada sobre os companheiros, porém, revela que todos caíram por terra quando a luz brilhou sobre a caravana:

“E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26:14).

Com todas essas informações, agora estamos preparados para esclarecer que não temos nenhuma contradição no texto bíblico. Vejamos:

(4) É importante entendermos que as narrativas mostram que a revelação detalhada de 100% do que ocorreu foi dada somente a Paulo. As três narrativas apontam isso. Paulo viu a luz, caiu, foi questionado por Jesus e dialogou com Ele, que o respondeu.

Mas e os companheiros de viagem? Eles tiveram participação, porém, não em tudo que ocorreu. Eles conseguiram perceber que o que aconteceu ali foi incomum, mas não todos os detalhes do acontecido.

Uma primeira interpretação da conta que possivelmente a voz que os companheiros de Paulo ouviram em Atos 9:7 era a voz do próprio Paulo. A cena que se desenha ali é Paulo conversando com alguém que os companheiros de viagem não viam. Uma cena estranha, não é mesmo? Eles viram a luz, pois ela os fez cair, como explica Atos 26:13-14 e viram Paulo falando com algo invisível.

Porém, muitos teólogos questionam essa possibilidade, dizendo que se fosse a voz de Paulo, certamente haveria uma diferenciação dentro da cena, para não haver confusão com a voz de Jesus.

Uma outra explicação interessante é que os companheiros de Paulo ouviram a voz, porém, mais como um tipo de barulho ininteligível para eles, ou seja, não conseguiam interpretar o que estava sendo falado em detalhes. Esse parece ser o sentido de “sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo” (Atos 22:9).

Se essa interpretação estiver certa, então, os companheiros de viagem participaram de toda a cena, exceto ver Jesus de forma precisa e ouvir exatamente o que Jesus estava falando. Eles viram apenas o suficiente para perceberem algo que não era natural acontecendo.

(5) Conforme podemos perceber, as narrativas se complementam, buscando trazer detalhes, sob a ótica de cada momento em que elas vieram à tona, chamando os leitores a entender a grandeza do chamado de Paulo, vindo do próprio Cristo e testemunhado parcialmente no que diz respeito aos detalhes, por aqueles que viajavam junto com o apóstolo.

Assim, podemos resumir da seguinte forma:

“Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém” (Atos 9:7).

  • (1) Não viram com quem Paulo falava…
  • (2) Ouviram uma voz…

“Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo” (Atos 22:9).

  • (1) Mas viram a luz
  • (2) Mas sem entendê-la, ou seja, como um tipo de barulho apenas

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp