Como o Espírito Santo foi derramado em Atos 2:18 se ele é uma pessoa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Eu não entendo muito a doutrina da trindade e algo que li na Bíblia me deixou ainda mais confuso. Como o Espírito Santo é Deus, é uma pessoa, se a Bíblia diz, por exemplo, em Atos 2:18, que o Espírito Santo foi derramado? É possível derramar uma pessoa? Isso não é um indicativo de que a trindade não é verdadeira?

Caro leitor, sua pergunta é muito boa e nos dá a oportunidade de demonstrarmos como é importante usarmos boas ferramentas de interpretação para não errarmos no resultado de um raciocínio lógico como o que você fez.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como o Espírito Santo é uma pessoa?

(1) A primeira coisa a se observar é que a Bíblia nos revela o Espírito Santo como sendo uma pessoa e não como uma energia ou uma força ativa como alguns dizem.

Um exemplo simples disso é o Espírito Santo intercedendo por nós, coisa só possível a uma pessoa e não possível a uma energia ou força:

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Leia também: A Bíblia afirma que Jesus e o Espírito Santo são Deus
Leia também: O que significa interceder com gemidos inexprimíveis?

Como o Espírito Santo foi derramado sendo uma pessoa?

(2) Muitos usam o texto de Atos 2:18 para tentar invalidar o fato do Espírito Santo ser Deus, buscando apresentar essa “prova” de que a Bíblia aponta o Espírito Santo sendo derramado, logo, Ele não seria uma pessoa e sim algo como uma força, uma energia vinda de Deus:

“até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão” (Atos 2:18).

Qual seria a explicação para isso? Como o Espírito Santo foi derramado? O que isso significa?

(3) A primeira coisa a se observar é que o Espírito Santo não é uma pessoa de carne e osso e sim uma pessoa espiritual com todas as características de Deus, pois Ele é Deus.

Logo, não temos qualquer problema no uso do grego “ekcheo”, que significa derramar, despejar. O significado desse derramamento está ligado a ação de Deus, ao agir do Espírito Santo de uma determinada forma.

Ou seja, temos em Atos 2:18 uma figura de linguagem apontando para uma ação especial de Deus na vida daquelas pessoas, em um determinado momento.

O Espírito Santo foi derramado como Paulo também foi derramado

(4) Aos mais céticos, eu pergunto: o apóstolo Paulo foi uma pessoa? As evidências nos apontam que sim, certo? Então o que dizer deste texto:

“Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês” (Filipenses 2:17 – NVI).

A palavra grega ali é “spendo” e significa “despejar como oferta, fazer libação”. Observe que Paulo é uma pessoa e também usa a figura de linguagem de “ser derramado”. Como Paulo poderia ser derramado se ele não é um líquido ou algo parecido?

Obviamente ele está usando uma figura de linguagem (chamada metáfora) que descreve o sacrifício que ele fazia pelo evangelho, usando a figura de um ritual chamado de libação, onde um líquido (vinho, azeite, ou outro) era derramado sobre um altar.

(5) O uso que Paulo faz dessa metáfora nos deixa claro que era algo comum esses tipos de comparações. Dessa forma, as boas regras de interpretação não nos deixam errar sobre a tranquilidade da interpretação de que o Espírito Santo foi derramado e continua sendo Deus.

E nos ajuda a não cair em lógicas que não dão resultados corretos biblicamente. A simples análise mais aprofundada dos textos nos ajudam a compreender plenamente o sentido natural e correto das expressões usadas pelos autores bíblicos.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp