Como o Espírito Santo foi derramado em Atos 2:18 se ele é uma pessoa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Eu não entendo muito a doutrina da trindade e algo que li na Bíblia me deixou ainda mais confuso. Como o Espírito Santo é Deus, é uma pessoa, se a Bíblia diz, por exemplo, em Atos 2:18, que o Espírito Santo foi derramado? É possível derramar uma pessoa? Isso não é um indicativo de que a trindade não é verdadeira?

Caro leitor, sua pergunta é muito boa e nos dá a oportunidade de demonstrarmos como é importante usarmos boas ferramentas de interpretação para não errarmos no resultado de um raciocínio lógico como o que você fez.

Como o Espírito Santo foi derramado se ele é uma pessoa?

Como o Espírito Santo é uma pessoa?

(1) A primeira coisa a se observar é que a Bíblia nos revela o Espírito Santo como sendo uma pessoa e não como uma energia ou uma força ativa como alguns dizem. Um exemplo simples disso é o Espírito Santo intercedendo por nós, coisa só possível a uma pessoa e não possível a uma energia ou força: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26).

Leia também: A Bíblia afirma que Jesus e o Espírito Santo são Deus
Leia também: O que significa interceder com gemidos inexprimíveis?

Como o Espírito Santo foi derramado sendo uma pessoa?

(2) Muitos usam o texto de Atos 2:18 para tentar invalidar o fato do Espírito Santo ser Deus, buscando apresentar essa “prova” de que a Bíblia aponta o Espírito Santo sendo derramado, logo, Ele não seria uma pessoa e sim algo como uma força, uma energia vinda de Deus: “até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão” (Atos 2:18). Qual seria a explicação para isso? Como o Espírito Santo foi derramado? O que isso significa?

(3) A primeira coisa a se observar é que o Espírito Santo não é uma pessoa de carne e osso e sim uma pessoa espiritual com todas as características de Deus, pois Ele é Deus. Logo, não temos qualquer problema no uso do grego “ekcheo”, que significa derramar, despejar. O significado desse derramamento está ligado a ação de Deus, ao agir do Espírito Santo de uma determinada forma. Ou seja, temos em Atos 2:18 uma figura de linguagem apontando para uma ação especial de Deus na vida daquelas pessoas, em um determinado momento.

O Espírito Santo foi derramado como Paulo também foi derramado

(4) Aos mais céticos, eu pergunto: o apóstolo Paulo foi uma pessoa? As evidências nos apontam que sim, certo? Então o que dizer deste texto: “Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês” (Filipenses 2:17 – NVI). A palavra grega ali é “spendo” e significa “despejar como oferta, fazer libação”. Observe que Paulo é uma pessoa e também usa a figura de linguagem de “ser derramado”. Como Paulo poderia ser derramado se ele não é um líquido ou algo parecido? Obviamente ele está usando uma figura de linguagem (chamada metáfora) que descreve o sacrifício que ele fazia pelo evangelho, usando a figura de um ritual chamado de libação, onde um líquido (vinho, azeite, ou outro) era derramado sobre um altar.

(5) O uso que Paulo faz dessa metáfora nos deixa claro que era algo comum esses tipos de comparações. Dessa forma, as boas regras de interpretação não nos deixam errar sobre a tranquilidade da interpretação de que o Espírito Santo foi derramado e continua sendo Deus. E nos ajudam a não cair em lógicas que não dão resultados corretos biblicamente. A simples análise mais aprofundada dos textos nos ajudam a compreender plenamente o sentido natural e correto das expressões usadas pelos autores bíblicos.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão