Por que o apóstolo Pedro diz que o evangelho foi pregado também a mortos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: O apóstolo Pedro diz que o evangelho foi pregado também a mortos. Gostaria de compreender melhor o que isso significa. Aprendi que depois que morremos não temos mais oportunidade de sermos salvos (Hebreus 9:27). Mas o texto de Pedro parece indicar o contrário, ou seja, se existe pregação do evangelho a mortos, então, haveria oportunidade de conversão depois da morte, certo? Ajude-me a entender isso.

Caro leitor, um dos princípios da interpretação bíblica é que não devemos tirar conclusões sobre assuntos importantes através de versos isolados. E ainda mais: quando esses versos isolados parecem contradizer verdades claras da Bíblia, devemos ter ainda mais atenção a eles! Vamos fazer essa análise juntos, vem comigo.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Existe pregação do evangelho a quem já morreu?

(1) O apóstolo Pedro está fazendo uma exortação a respeito do viver cristão. Antes, quando viviam na carne, aqueles irmãos apoiavam todo tipo de devassidão e erro que os gentios praticavam e eles também:

“Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias” (1 Pedro 4:3).

Pedro mostra que esse foi um tempo que ficou no passado. Porém, agora que esses irmãos andam nos caminhos de Cristo, são difamados por aqueles que ainda estão nos maus caminhos:

“Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão” (1 Pedro 4:4). Ou seja, aqueles que continuam no caminho mau agora perseguem os que saíram dele!

(2) Pedro continua mostrando que esse “excesso de devassidão” em que esses ímpios vivem os levará a ser severamente julgados por Deus: “os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos” (1 Pedro 4:5).

Quando ele diz “julgar vivos e mortos” está falando do princípio de julgamento universal de Deus, ou seja, ninguém pode escapar dos juízos do Senhor.

Sabemos que Deus julgará tanto os que já morreram (em todos os tempos) quanto os que ainda viverem quando Ele voltar em Sua segunda vinda.

(3) Agora, analisemos o verso que mais nos interessa na dúvida: “pois, para este fim, foi o evangelho pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus” (1 Pedro 4:6).

A pergunta central que precisamos responder é: quem são os mortos citados no texto? Para responder a isso, analisemos algumas possibilidades:

(i) Pedro está falando de mortos espirituais?

Alguns pensam que Pedro esteja falando que o evangelho foi pregado a pessoas que estavam mortas em seus delitos e pecados (veja Efésios 2:1-2).

Apesar de fazer muito sentido que todos os que recebem o evangelho estão, de fato, mortos sem seus delitos e pecados, o texto não parece estar falando de morte espiritual, pois faz uma clara menção de morte física, quando diz “pregado também a mortos, para que, mesmo julgados na carne segundo os homens…”.

Observe o termo “carne”, parece apontar para vida física e não espiritual.

(ii) Pedro está falando que Cristo pregou aos mortos após a sua morte?

Alguns relacionam esse texto a 1 Pedro 3:18-19, onde se diz que Cristo pregou aos espíritos em prisão. Veem que esses “mortos” seriam esses espíritos que receberam um tipo de pregação do evangelho após a morte de Cristo, que pessoalmente levou essa mensagem a eles.

No entanto, sabemos que essa interpretação é pouco provável, já que é contrária a diversos textos que mostram que não há segunda chance após a morte (Por exemplo Hebreus 9:27).

(iii) Pedro está falando dos cristãos que já morreram?

Nessa interpretação analisa-se que dentro do contexto Pedro está apontando que o evangelho foi pregado a pessoas (ainda vivas), mas que, naquele momento, estavam mortas, ou seja, foram mortas por alguma perseguição do mundo (julgados na carne segundo os homens)!

Sendo assim, aos olhos humanos elas estavam mortas, parecia-lhes que elas haviam sido derrotadas em sua fé, porém, diante de Deus, estavam vivas, pois estavam salvas na presença do Deus vivo (vivam no espírito segundo Deus), o Deus que iria julgar esses perseguidores.

Ou seja, elas estavam muito melhores que os perseguidores que estavam mortos em seus pecados ainda em vida!

(4) A meu ver essa última interpretação parece mais harmônica com todo o contexto. A primeira sobre “mortos espirituais” traz a dificuldade de que Pedro está falando no verso sobre morte física, ou seja, pessoas que realmente morreram.

A segunda tem o claro erro de entender que Jesus teria pregado o evangelho para pessoas no inferno, como que dando uma segunda oportunidade a elas. Sendo assim, a ideia de que Pedro estava falando dos crentes que já haviam morrido, e que morreram no Senhor faz muito mais sentido em todo o contexto!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp