O que significa o levirato na Bíblia? Ele ainda é praticado hoje em dia?

Postado por Presbítero André Sanchez, em O que significa isso? | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Talvez você já tenha lido sobre o levirato na Bíblia, mas nem tenha se dado conta do que ele significava naquela época. Ele é narrado algumas vezes na Bíblia e nos ajuda a entender um pouco mais dessa prática antiga que era realizada quando havia alguma morte de um marido sem deixar filhos.

O que significa o levirato na Bíblia?

O que significa o levirato na Bíblia?

(1) A primeira menção sobre o levirato na Bíblia aparece em Gênesis 38:1-10. Er era casado com Tamar, mas era um homem perverso, e a Bíblia diz que Deus o fez morrer (Gênesis 38:7). Então, Onã, irmão de Er, foi chamado a cumprir o levirato: “Então, disse Judá a Onã: Possui a mulher de teu irmão, cumpre o levirato e suscita descendência a teu irmão” (Gênesis 38:8).  Em linhas gerais, o levirato era praticado quando ocorria a morte de um marido que ainda não tinha filhos homens com sua esposa. Cabia a um irmão não casado ou a algum parente mais próximo que estivesse disponível, casar com a viúva. O detalhe é que no levirato o filho que nascesse dessa relação era considerado legalmente como filho do falecido.

O levirato na lei de Moisés

(2) Mais tarde o levirato aparece complementado com algumas regras na lei de Moisés, com alguns detalhes adicionais interessantes:

a) Provavelmente temos aqui uma orientação de que somente um irmão solteiro pudesse, caso o irmão casado morresse sem filhos homens, casar com a viúva: “Se irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem filhos, então, a mulher do que morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a tomará, e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de cunhado” (Deuteronômio 25:5).

b) O primeiro filho desse casamento seria considerado como sendo do falecido: “O primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o nome deste não se apague em Israel” (Deuteronômio 25:5)

c) Esse irmão poderia recusar casar-se com a viúva, mas isso deveria ser informado aos líderes anciãos da cidade e representava um ato de grande vergonha para ele (Deuteronômio 25:7-10).

Outros casos de levirato na Bíblia

(3) Um outro caso na Bíblia onde temos o levirato sendo praticado com algumas variações é na história de Rute. Rute tinha um marido chamado Malon, que faleceu (Rute 1:5). Quando chegou a Israel, encontrou Boaz, que era um parente de seu marido (Rute 2:1). No entanto, antes de Boaz, existia um outro parente mais próximo que deveria exercer o papel de resgatador na família. Mas esse resgatador não quis resgatar as propriedades e cumprir o levirato para com Rute, o que fez com que Boaz fosse o resgatador e também cumprisse o levirato: “Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom; e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas” (Rute 4:9-10)

Levirato no Novo Testamento

(4) A única menção que nos dá pistas sobre o levirato no Novo Testamento é na mesma história registrada em Mateus 22:23-28, Marcos 12:18-23 e Lucas 20:27-33, onde os saduceus testam Jesus perguntando sobre uma mulher que ficou viúva por sete vezes e o levirato foi cumprido por seis irmãos: “perguntaram-lhe: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer o irmão de alguém, sendo aquele casado e não deixando filhos, seu irmão deve casar com a viúva e suscitar descendência ao falecido…” (Lucas 20:28). Não temos mais menção nenhuma do levirato a partir daqui, o que nos fazendo crer que ele foi sendo cada vez menos praticado até desaparecer.

(5) Dessa forma, finalizamos entendendo que o levirato foi praticado principalmente com o objetivo de manter as posses dentro das próprias famílias, como uma espécie de proteção familiar contra pessoas de fora que pudessem casar com viúvas sem filhos e se aproveitar do que o falecido marido tinha conquistado, além, claro, da questão de ser dada descendência em homenagem ao falecido que morreu sem filhos.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão