Como aumentar a minha fé? Veja dicas bíblicas práticas

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Confesso a você que tenho vivido tempos difíceis com relação à minha fé. Sinto-me distante do Senhor. Parece que minha fé simplesmente desapareceu. Estou em pecado e sem forças para voltar. Preciso muito de ajuda, quero saber como aumentar a minha fé! Como voltar ao Senhor e ter uma fé tão fervorosa quanto a que eu tinha logo no início da minha carreira cristã.

Caro leitor, apesar de você estar passando por um momento difícil, posso lhe dizer que tudo isso que você me relatou é algo bom.

Eu explico: Suas palavras me fazem ver alguém que não está feliz com o pecado, que não está feliz com a condição de distância de Deus em que está vivendo, e isso demonstra que Deus está incomodando seu coração para uma mudança.

E isso é muito positivo! Vamos então refletir a respeito de como você pode aumentar a sua fé.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como faço para aumentar a minha fé e crescer espiritualmente?

(1) Na Bíblia encontramos alguns exemplos interessante de pessoas pedindo a Deus exatamente que ele aumentasse a fé delas.

O primeiro exemplo que quero usar é do pai do rapaz possesso por um espírito mau: “E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Marcos 9:24).

Em outras palavras, o pai desse menino, depois de muito sofrimento na vida, cria em Deus, porém, sua fé estava desgastada, daí ele clamar algo como “ajuda-me a aumentar a minha fé, Senhor, eu creio, mas tenho dúvidas”.

(2) Os apóstolos de Jesus, diante de um ensino exigente do Mestre sobre o perdão, também declaram a Ele: “Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé” (Lucas 17:5).

Em outras palavras, os apóstolos sentiam que tinham fé, mas não se sentiam preparados com fé suficiente para ter a vida que Deus queria deles.

Daí o desejo de um aumento dessa fé, dessa capacidade de agir como Jesus queria.

(3) Esses exemplos nos mostram que nós seres humanos, quando estamos diante de Deus, temos a fé, porém, por conta de nossa complexidade, muitas vezes, acabamos por manter essa fé inoperante, passiva, enfraquecida ao ponto de não termos forças para fazer aquilo que Deus deseja de nós.

Esse é um comportamento típico da natureza humana, porém, não é aceitável e ideal. A boa notícia é que Deus é misericordioso e, tanto no caso do pai do menino quanto no dos apóstolos, observamos Jesus agindo com misericórdia a fim de que a fé deles fosse aperfeiçoada.

Porém, não devemos aceitar uma fé inoperante em nossa vida como se fosse normal. O normal é uma fé operante. Daí Jesus muitas vezes repreender Seus discípulos por causa da pequenez de sua fé:

Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé…” (Mateus 17:19).

Como aumentar a minha fé de forma prática?

Agora gostaria de trazer algumas dicas práticas baseadas na Bíblia Sagrada a respeito de como você pode aumentar a sua fé de uma forma prática, com atitudes objetivas:

a) Reconheça que sua fé anda fraca e chore por isso. Como os discípulos e também o pai daquele menino, a primeira coisa para aumentarmos a nossa fé é reconhecer que precisamos disso.

Quem não reconhece que precisa de mudanças nunca vai se esforçar para mudar. Reconheça diante de Deus, fale para Ele que sua fé anda fraquinha, que você precisa de forças para mudar.

Chore, importe-se com sua passividade, não aceite essa situação, ela não é normal para um servo de Deus!

b) Peça mais fé a Deus. A Bíblia é clara quando nos ensina a pedir, a buscar, a bater (Mateus 7:7). Isso significa que existe uma “fonte” onde podemos buscar a fé. E essa fonte é o próprio Deus.

Por isso, ao invés da murmuração, devemos fazer como o pai do menino endemoninhado: “Ajuda-me na minha falta de fé”. Peça! Abra a sua boca, comparece diante de Deus e fale o que precisa.

c) Aproxime-se de Deus: Quando os apóstolos perceberam que existia algo de errado com eles, a atitude que tiveram foi a de se “aproximar de Jesus” (Mateus 17:19).

A proximidade com o Mestre nos ajuda a compreendermos melhor nossas dores e dificuldades. Não se permita afastar-se de Deus. Vá para mais perto.

É lá que você poderá clamar: Senhor, aumenta a minha fé! Você se aproxima de Deus orando, lendo a Bíblia, praticando os ensinos, fazendo a obra do Senhor.

Exige trabalho e esforço, mas é aqui que está a força para que sua fé seja nutrida. Não basta pedir “Senhor, aumenta a minha fé”, é preciso que você também faça a sua parte.

d) Permaneça perto do Senhor. Não podemos buscar a Deus apenas quando as coisas estão ruins e depois afastar-se Dele.

Para que nossa fé sempre esteja aumentada e em crescimento, devemos permanecer perto Dele. Jesus ensinou algo muito poderoso sobre isso:

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Muitas pessoas estão com sua fé enfraquecida porque se afastaram do Senhor.

e) Use a sua fé. Alguém já disse certa vez que a fé é parecida com um músculo. Se você não a usa ela atrofia e perde a força. Isso é verdade!

Precisamos usar a nossa fé no dia a dia, nas situações em que passamos, falar dela para as pessoas, exercitá-la em cada situação que Deus nos permite viver. Com isso ela se fortalece.

Não podemos esconder a nossa fé. Fazer isso é como matar a fé. Use a sua fé constantemente e ela irá aumentar a cada dia.

Podemos ver que os apóstolos, antes com uma fé pequena, após a morte de Cristo têm uma fé forte, capaz de superar os desafios, as perseguições e fazer a obra confiada a eles. A fé deles finalmente havia crescido de forma grandiosa!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp