Quem escreveu os Provérbios da Mulher Virtuosa, foi a mãe do rei Lemuel?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Vi um vídeo desses curtinhos que tem agora, que mostrava que o texto da Mulher Virtuosa, que está escrito em Provérbios, foi escrito pela mãe do rei Lemuel e não por Salomão. Isso é verdade? E ainda diz que a mulher virtuosa não existiu como uma pessoa de verdade. Isso também está correto?

Cara leitora, muita gente acha que o livro de Provérbios foi escrito somente pelo rei Salomão, mas isso não é correto. São diversos autores sendo citados ali, sendo que Salomão é o que tem mais provérbios de sabedoria nessa coletânea.

Em Provérbios 31, o texto nos revela um trecho onde a mãe de um rei chamado Lemuel (que é desconhecido na Bíblia) traz a ele alguns conselhos de sabedoria, que são citados por esse rei e transcritos por ele:

“Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe” (Provérbios 31:1).

Esses conselhos vão sendo dados até Provérbios 31:9. O problema surge a partir de Provérbios 31:10, que passa a falar de uma mulher virtuosa:

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias” (Provérbios 31:10).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Esse trecho que vai de Provérbios 31:10 até o verso 31 teria sido também conselhos da mãe do rei Lemuel? Muitas pessoas acham que sim e você encontrará muitos vídeos desse tipo (curtos) falando sobre isso! Mas será verdadeira essa interpretação?

Quem escreveu o texto da mulher virtuosa, de Provérbios 31:10-31?

Na minha opinião, esse trecho não é uma continuação dos conselhos da mãe de Lemuel! Vou explicar o porquê: Apesar de na tradução para o português parecer um tipo de continuidade entre o verso 9 e 10, na língua hebraica existe uma diferenciação grande entre esses versos.

Existe uma mudança bastante brusca de tema e de estilo, algo que parece desfocar de uma continuidade dos conselhos da mãe de Lemuel!

O texto que fala sobre a mulher virtuosa está escrito na forma de um acróstico. Acróstico é uma composição que começa cada trecho de um verso com uma letra inicial que, na vertical, forma uma palavra ou citação.

No caso desse texto, as iniciais de cada verso são as letras do alfabeto hebraico. Cada verso começa com uma delas, formando essa poesia sobre a mulher virtuosa.

Essa quebra repentina de estilo parece indicar que não temos a mesma autoria de Lemuel citando sua mãe. As duas seções são muito diferentes uma da outra.

Se isso estiver correto, então o trecho que fala da mulher virtuosa seria de autoria desconhecida, de algum sábio que não conhecemos. Essa parece ser a melhor interpretação a respeito desse trecho.

Sobre essa “mulher virtuosa” ser uma personagem real, ela não é. Mas vou explicar em que sentido: Ela não é uma pessoa específica sendo citada. Mas ela é uma inspiração de vida possível para toda mulher de Deus!

Sendo assim, certamente tivemos um número incontável de mulheres de Deus que reuniram essas louváveis características! Nesse sentido, elas foram reais!

O sábio que compôs esse acróstico certamente teve inspirações observáveis de mulheres de seu tempo que reuniam essas louváveis características e que o ajudaram a transcrever um modelo de ação de sabedoria de uma mulher que é virtuosa diante de Deus e diante da sociedade!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp