O que são as bodas do cordeiro descritas em Apocalipse 19?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em Apocalipse 19 é mencionada que haverá as bodas do cordeiro. Gostaria de compreender com mais detalhes o que seria essas bodas, a que se refere ali naquele contexto. É algo que será apenas no futuro ou já vivemos as bodas do cordeiro na atualidade?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Caro leitor, uma das passagens mais lindas da Bíblia é a de Apocalipse 19. Ali temos a descrição de uma numerosa multidão louvando a Deus com muita alegria no céu (Apocalipse 19:1).

Esse louvor tem um grande motivo: Deus derramou Sua justiça no mundo e cumpriu todas as Suas promessas (Apocalipse 19:2). É nesse contexto que existe a citação das bodas do cordeiro que passaremos a compreender a seguir.

O que são as bodas do cordeiro descritas em Apocalipse?

(1)A palavra “bodas” no grego é “gamos”, que significa “grande festa de casamento, banquete de casamento, festa de núpcias”. A ideia que essa palavra traz é daquele momento especial onde noivo e noiva se encontram para celebrar seu casamento!

É preciso ter em mente que o casamento em foco aqui é aquele da cultura judaica, que tinha uma estrutura um pouco diferente aqui de nossa cultura. Vejamos um pouco sobre ele para entendermos:

(2) Primeiro o casal era prometido um ao outro. Já havia ali um compromisso formal. Eram considerados como que casados, mas não ainda de fato, completamente.

Depois disso, havia um tempo de preparo que podia levar anos. Só então chegava o grande dia da união, das bodas, da festa onde o casamento seria plenamente finalizado e os dois seriam uma só carne e poderiam viver juntos como marido e mulher.

(3) O texto de Apocalipse pega exatamente essa figura das “bodas” e a transforma em um símbolo de Cristo e de Sua igreja:

“Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou” (Apocalipse 19:7).

Jesus Cristo é o noivo, citado como o “Cordeiro”, pois deu a vida pela Sua noiva, que é a igreja! Esse encontro especialíssimo da igreja e Cristo está marcado na Bíblia, é a segunda vinda do Senhor Jesus!

(4) Apocalipse 19 narra a proximidade desse encontro. Tudo está preparado para o cavaleiro do cavalo branco (Apocalipse 19:11). Ele vem destruir os inimigos e celebrar com Sua noiva, a igreja.

A igreja é chamada também de esposa porque na cultura judaica, a noiva era também a esposa, o compromisso estava selado, aguardando apenas a chegada do grande dia da união plena!

(5) A noiva (igreja) é citada totalmente linda e pura para o encontro: “pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Apocalipse 19:8).

O vestido de linho brilhante simboliza os atos de justiça da igreja. Seu vestido está ligado à sua salvação, a obra que Jesus fez por ela, transformando-a em uma noiva pura e sem mancha! A noiva ama o noivo e realiza atos que O agradam profundamente!

(6) Apocalipse ainda lembra que as bodas do Cordeiro não é uma festa aberta a todos. Ali só entrarão os chamados, os salvos, os que são a noiva do Cordeiro e ao mesmo tempo os convidados da festa:

“Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus” (Apocalipse 19:9).

Os chamados são felizes agora, pois sabem que participarão da festa! Serão felizes no dia da festa e continuarão felizes eternamente, pois estarão para sempre na presença do Noivo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp