Vale de ossos secos: O verdadeiro significado da visão de Ezequiel

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você Pergunta: Um dos textos mais lindos que acho das Escrituras Sagradas é a visão do vale de ossos secos que o profeta Ezequiel teve. Mas confesso que tenho um pouco de dificuldades de entender o que isso significa para nós hoje. Qual seria o significado real do vale de ossos secos naquela época e para nós hoje?

Cara, leitora, sua pergunta é muito importante. Quando lemos a Bíblia a primeira interpretação que devemos fazer é o que aquela palavra significou no momento em que foi entregue para seus destinatários. Na sequência podemos analisar o que Deus quis nos comunicar deixando-a registrada para nossa leitura e pensar em aplicações para a época atual que não fira o sentido original do texto. Vamos fazer isso juntos?

O verdadeiro significado da visão do vale de ossos secos de Ezequiel

O que aconteceu no vale de ossos secos?

(1) No capítulo 37 do livro do profeta Ezequiel ele narra uma visão dada pelo Espírito de Deus, onde ele foi levado ao meio de um vale (uma espécie de cemitério) cheio de ossos de pessoas, que estavam totalmente secos, o que demonstra que essas pessoas haviam morrido há um bom tempo (Ezequiel 37:1-2). A seguir Deus faz uma pergunta a Ezequiel, se era possível que aqueles ossos voltassem à vida (Ezequiel 37:3). Deus manda Ezequiel profetizar àqueles ossos que eles voltariam a se transformar nas pessoas que eram (Ezequiel 37:4-6). Ou seja, o profeta deveria falar à pessoas que estavam mortas.

(2) A Bíblia diz que Ezequiel profetizou e os ossos começaram a se mexer, juntando-se cada um a outro de acordo com o corpo que pertencia. Na sequência aparecem os tendões, a musculatura e a pele, fazendo com que os corpos ficassem novamente íntegros (Ezequiel 37:7-8). Porém, os corpos estavam sem vida, e Deus manda que o profeta profetize a volta do espírito a cada respectivo corpo, e isso acontece de forma milagrosa, e um exército de vivos aparece de forma grandiosa (Ezequiel 37:9-10).

Leia também: O que a Bíblia ensina sobre corpo, alma e espírito?

O real significado do vale de ossos secos

(3) Deus passa, então, a explicar a Ezequiel quem eram os ossos secos e qual era o simbolismo que aquela visão dos ossos secos representava naquele momento para o público a qual Ezequiel estava dando essa mensagem:

a) Os ossos secos eram toda a nação de Israel (os dois reinos, o reino do sul e o reino do norte): “Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel…” (Ezequiel 37:11). Mas por que a nação de Israel é comparada a ossos secos?

b) A nação (representada pelos dois reinos da época, Judá e Israel), fora entregue aos inimigos porque tanto seus reis quanto o povo haviam se desviado dos caminhos do Senhor e quebrado a aliança. O reino do norte (Israel) foi conquistado pelos assírios e o reino do sul (Judá) seria conquistado pelos babilônicos. Toda essa situação gerou no coração do povo de Deus o seguinte sentimento: “…Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados” (Ezequiel 37:11). Ou seja, o povo sentia-se destruído, sem esperança, sem vida, assim como os ossos secos em um cemitério.

O que significa os ossos secos voltando à vida?

(4) A profecia de Deus dada a Ezequiel é explicada e significa que Deus iria transformar o Seu povo ( agora morto e seco espiritualmente), escravos de outras nações, em um povo cheio de vida e vitória: “Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel” (Ezequiel 37:12). Deus iria conduzir Seu povo (agora sendo como ossos secos) novamente à vida. E eles novamente estariam vivos (libertos) para andar nos caminhos de Deus: “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR” (Ezequiel 37:14).

O que o vale de ossos secos significa hoje em dia

(5) Conforme vimos, a descrição do vale de ossos secos foi objetiva e com foco no povo de Israel. Esse é o significado real dessa visão do profeta. No entanto, o povo de Israel e a forma com que ele lidou com Deus, e a resposta de Deus a eles, pode nos trazer algumas lições nos dias de hoje:

a) O pecado e a distância de Deus nos faz “secar”, ou seja, perdemos a verdadeira vida, perdemos a bênção de estar em paz na presença de Deus, perdemos a esperança e nos tornamos escravos do pecado como o povo se tornou escravo de nações pagãs. Nos transformamos em ossos secos numa sepultura!

b) Mas Deus é misericordioso e, diante de um coração arrependido, Ele pode transformar até mesmo um vale de ossos secos, sem vida, sem esperança, em algo cheio de vida, de vigor, de bênçãos. Deus ainda é misericordioso em nossos tempos!

c) Mas esta vida capaz de transformar o seco em algo abundante só pode ser dada pela ação do Senhor, pelo poder Dele agindo na vida que está seca. E exige de nós (ossos secos) que tenhamos um coração arrependido e humilde para voltar à presença de Deus.

d) E, por fim, não existem impossíveis para Deus. Ele governa tudo de forma soberana e com todo o poder. Se Deus pode retomar a vida em um cemitério cheio de ossos secos e destruídos, se Deus pode restaurar a esperança de ossos sem vida, o que seria tão difícil que Deus não possa fazer na vida das pessoas?

Se você está no vale de ossos secos, se você é um desses “ossos” sem vida, creia que o Senhor pode te restaurar, clame a Ele por isso e veja o milagre acontecer!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão