8 dicas para pregadores que ficam nervosos ou tímidos quando vão pregar

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
O que você acha de no ano de 2019 você realmente conseguir ler e ENTENDER de verdade a Bíblia Sagrada de Capa a Capa? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Eu não sei mais o que fazer, eu fico muito nervoso quando vou pregar. Chega a me dar até tremedeira, tem hora que me perco muito na mensagem por causa disso. Isso me desanima muito e muitas vezes não aceito convite por pregar por causa desse nervosismo. Eu sei que tenho o dom, amo pregar a palavra, mas esse nervosismo todo tem me atrapalhado. Pode me ajudar?

Caro leitor, no estudo abaixo irei te ajudar com algumas dicas práticas sobre pregação. Eu prego a palavra há cerca de 20 anos, então, já passei por essas fases difíceis e tenho certeza que poderei de ajudar a vencer esse obstáculo.

8 dicas para pregadores que ficam nervosos ou tímidos quando vão pregar

Como vencer o nervosismo na hora de pregar a palavra de Deus?

(1) A primeira coisa que o pregador deve ter em mente é que existem dois tipos de nervosismo: o natural, ou seja, quando a pessoa fica de certa forma pressionada devido a grandeza de sua missão de pregar a palavra de Deus. E o nervosismo que vem da falta de preparo. A maioria das pessoas que sente um nervosismo exagerado se enquadra no segundo tipo, ou seja, faltou algum tipo de preparo e isso deixa a pessoa em um tipo de insegurança descontrolada. O primeiro tipo de nervosismo, o natural, sempre vai ocorrer na vida do pregador, pois vem do temor a Deus e da ciência da grande responsabilidade que têm. Eu, por exemplo, mesmo depois de vinte anos de pregações, sempre fico com certa tensão quando vou pregar. É a responsabilidade, o temor, o tremor a Deus. E isso são coisas boas para manter o pregador com os pés no chão. Mas como resolver o segundo tipo de nervosismo?

(2) Vou passar aqui algumas dicas importantes que vão ajudar as pessoas que se enquadram no segundo tipo de nervosismo, ou seja, aquele que vem da falta de um preparo correto para uma pregação bem sucedida. Coloque em prática as dicas abaixo e você verá como esse tipo de nervosismo diminuirá em muito até sumir, ficando apenas aquele nervosismo natural e que não vai prejudicar sua pregação:

Prepare e estude sua pregação antecipadamente. Muitos pregadores deixam para montar sua pregação poucos dias antes de pregá-la, ou até na véspera. Isso é extremamente prejudicial. O pregador precisa estudar, entender o que Deus quer falar através dele. Precisa colocar isso no papel de forma organizada. E isso leva tempo, por isso, não deve ser feito na correria, às vésperas do dia em que vai pregar. Assim, quando o pregador não faz esse preparo corretamente, irá ficar nervoso, pois sabe (no seu interior) que não se preparou corretamente.

Leve a sua colinha. Muitos pregadores querem pregar toda uma pregação de memória. Isso é ruim. O nervosismo (aquele primeiro, o natural) poderá vir forte e isso não te ajudará a lembrar de tudo que estudou. Vai esquecer coisas e isso te levará a mais nervosismo ainda. Por isso, leve um papel onde pelo menos estão descritos os principais tópicos de sua pregação. Isso te dará segurança de que se esquecer de algo é só colocar os olhos no papel e seguir em frente.

Pregue para você mesmo em casa. Quando sua pregação estiver pronta, monte sua colinha e faça uma pequena pregação para você mesmo em voz alta. Procure um local tranquilo, onde você tenha privacidade e, então, comece a falar como se estive diante da igreja. Isso te ajudará a melhorar sua comunicação, a memorizar melhor sua mensagem e até a ter ideias novas e aprimorá-la. Isso tudo também vai gerar dentro de sua mente um conforto psicológico de que está bem preparado e isso vai gerar mais segurança e menos nervosismo.

Resolva todas as dúvidas sobre o tema que vai falar. Muitos pregadores ficam nervosos porque não tem certeza do tema que estão pregando. Ou seja, não o entenderam bem, não resolveram dúvidas pessoais sobre o tema. Isso vai gerar muita insegurança. Como você vai explicar para outros uma palavra que você mesmo não entendeu? Por isso, no preparo de sua pregação, resolva todas as dúvidas sobre o que vai pregar. Tenha certeza de que entendeu bem. Isso vai gerar mais confiança ainda e, claro, menos nervosismo. Não pregue sobre um tema que você não compreende e que não domina bem.

Treine sua postura em frente ao espelho. A postura é algo muito importante em uma pregação. Alguém que fica olhando para o chão, falando baixo, com os ombros caídos, certamente ficará ainda mais nervoso e não comunicará bem a mensagem. Diante de um espelho, olhe nos seus próprios olhos, e treine um pouco da sua mensagem. Veja sua postura, olhe para os ombros, deixe-os bem retos. Verifique sua voz, tente falar em um bom tom de altura, nem gritando (o que vai acabar com sua voz), nem muito baixo (o que fará com que ninguém escute). Esse treino vai ajudar muito seu cérebro a aprender a postura correta a ser repetida na hora da pregação.

Conheça seu público-alvo. Quando alguém te convidar para pregar pergunte que tipo de pessoas estarão ouvindo a pregação. São jovens, adolescentes? Tem mais adultos, mais mulheres, mais homens? Ou é bem mesclado? Tem muitos idosos? Saber do público-alvo com o maior detalhamento possível vai te ajudar a escolher o assunto, ajudará no seu treino da mensagem, em como falar e se portar para atingir a atenção dessas pessoas que vão te ouvir. Por exemplo, se vai falar com jovens, é importante falar com um vocabulário mais simples, poderá ser mais descontraído na comunicação. Isso tudo vai te ajudar a se sentir no controle da sua pregação e vai te gerar mais confiança.

Pergunte o tempo que tem para pregar. Você prepara toda sua pregação, organiza-se para falar por uns 10 minutos, ai o dirigente do culto chega na hora e te diz: você tem 40 minutos para pregar! Resultado? Nervosismo total! Ou pior: você prepara uma pregação de 40 minutos e o dirigente, na hora do culto, te diz que você tem apenas 15 minutos! Saiba antecipadamente o tempo que terá para pregar. Isso vai te ajudar na preparação, e no seu treino poderá ajustar os tópicos da sua mensagem para mais ou para menos dependendo do tempo. Esse tipo de surpresa ruim, em cima da hora, sobre do tempo da pregação só trará nervosismo ao pregador! Proteja-se desse tipo de surpresa, pergunte antes!

Organize antes os detalhes do seu deslocamento até o local de pregação. Chegar atrasado ou mesmo em cima da hora no local da pregação não é uma boa ideia. Isso vai causar agitação e estresse, tudo que você não quer, pois irá atrapalhar seu desempenho. Se vai pregar em um local que não conhece, busque saber antecipadamente como chegar lá, o tempo de trajeto. Programe-se para chegar antes, assim poderá ir ao banheiro, tomar uma água, cumprimentar os irmãos e ficar em espírito de oração. Quem chega atrasado, em cima da hora, acaba passando a ideia de desorganização. Isso também pode afetar você, gerando um nervosismo desnecessário.

Essas são apenas oito dicas de como você pode melhorar em muito não só a sua pregação, como também minimizar seu nervosismo prejudicial (aquele segundo tipo que falamos no começo). Mas é importante que você sempre busque formas de melhorar a si mesmo. Estude, prepare-se para ser um pregador. Ore muito sobre isso, peça a graça de Deus, a ajuda Dele e, claro, faça a sua parte como o maior esmero possível!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão