Caim casou com uma irmã, com uma sobrinha ou Deus fez uma mulher para ele?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: tem algumas pessoas que dizem que Caim se casou com uma irmã dele. Isso seria possível, já que só tinha Caim, Abel, Adão e Eva e o próprio Caim matou seu irmão? Se isso é certo, de onde teria surgido essa irmã para Caim se casar? Deus teria criado outros seres humanos nesse caso?

Caro leitor, quando falamos sobre a história inicial da humanidade ali no livro de Gênesis, as pessoas fazem uma grande confusão quanto a isso, pois não entendem bem as narrativas devido fazerem uma leitura superficial a respeito dos fatos narrados.

Vamos entrar mais profundo nesse tema? Vem comigo aprender se Caim se casou com uma irmã mesmo…

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como Caim casou com uma parente se isso era proibido?

(1) A primeira coisa importante a entender é que Deus NÃO CRIOU outros seres humanos no Jardim do Éden, antes de criar Adão e Eva. E nem fez outras pessoas “do nada” fora do jardim! Essa é uma interpretação que não tem base nenhuma na Bíblia. Sim, é invencionice pura!

A Bíblia é clara, quando diz: “As Escrituras nos dizem: “O primeiro homem, Adão, se tornou ser vivo”. Mas o último Adão é espírito que dá vida” (1 Coríntios 15:45 – NVT)

Observe bem que Adão foi o primeiro homem. Isso está de acordo com a descrição de Gênesis, que nos apresenta em seu capítulo 2 Adão como o primeiro homem criado e Eva como a primeira mulher, e, a partir deles, o desenvolvimento da humanidade.

Além disso, Eva é citada como sendo mãe de TODOS os seres humanos, logo, todos os seres humanos descendem dela e de Adão:

“E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos (Gênesis 3:20)

(2) A segunda grande confusão que precisa ser esclarecida é sobre a esposa de Caim. As pessoas geralmente pensam assim: 

Havia na terra Adão, Eva, Caim e Abel. Caim mata seu irmão, ficando apenas Caim e seus pais. De onde aparece uma mulher para ele? Logo, pensam, Deus fez um outro povo que não veio de Adão e Eva! Mas onde tem embasamento sobre isso na Bíblia? Na realidade não tem!

Obviamente esse pensamento está errado biblicamente! Sabemos que as genealogias bíblicas não nomeiam cada ente da família detalhadamente, um por um. As genealogias, na maior parte dos casos, nomeia apenas os homens primogênitos (primeiros filhos homens) e não nomeia mulheres.

É por isso que temos versos como este: “Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas” (Gênesis 5:4).

(3) Isso nos leva a um pensamento lógico simples: Até que Caim e Abel ficassem com idade de se reproduzir (adultos), Adão e Eva não tiveram mais nenhum filho? A possibilidade é bem pequena que isso pudesse acontecer!

O mais provável (e natural – ordenado por Deus em Gênesis 1:28) é que Adão e Eva tivessem continuado a ter filhos e filhas, ou seja, irmãos mais novos de Caim e Abel. Esses filhos e filhas também foram crescendo e, então, temos aqui um pequeno povo sendo formado!

Isso explica de forma clara como Caim achou uma esposa quando foi marcado por Deus: “Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho” (Gênesis 4:16-17)

Então quer dizer que Caim casou com uma irmã, seria isso mesmo? Mas não era pecado casar com irmãos ou parentes próximos?

(4) Agora iremos esclarecer um terceiro erro interpretativo: As leis sobre casamentos só foram dadas por Deus a Moisés centenas de anos depois desses acontecimentos de Gênesis. Portanto, não havia lei de proibição desse tipo de casamento com parentes próximos aqui nos tempos vividos em Gênesis.

Além disso, pensemos: A única forma de reprodução inicial era o casamento entre familiares. Isso era perfeitamente normal no começo, pois era a forma possível e ordenada pelo próprio Deus, logo, não havia pecado e nem culpa com relação a esse tipo de casamento!

Sendo assim, Caim poderia ter casado com uma irmã? Sim, poderia. Mas também é possível que tivesse casado com uma sobrinha, ou seja, filha de algum de seus irmãos.

Essas são as possibilidades mais coerentes com o relato bíblico e com todo o contexto da Bíblia até Apocalipse. Lembrando que quem acha que Deus fez outros seres humanos que não tenham vindo de Adão e Eva deveria, no mínimo, mostrar algum texto bíblico que embase isso!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp