Por que Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés? O que significa?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Quando Moisés encontrou a sarça ardente, de onde Deus falou com ele, vemos que Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés. Eu gostaria de entender por que Deus pediu isso a ele? Qual é o significado de tirar as sandálias dos pés e por que isso foi necessário naquele encontro com Deus?

Caro leitor, Muita coisa já foi falada sobre esse texto, porém, a mais interessante é que Deus estaria preocupado com a sandália que Moisés usava.

Porque, segundo alguns, seria uma sandália do Egito que Moisés usava, e Deus não queria que Moisés usasse aquilo naquele encontro! Será que isso faz algum sentido ou a explicação é outra?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Por que Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés? O que significa?

(1) Depois que Deus chamou Moisés ali, enquanto a sarça queimava e não se consumia (Êxodo 3:4), a reação mais natural de Moisés foi se aproximar e atender ao chamado de alguém que o chamava pelo nome (Além, é claro, da sua curiosidade sobre a sarça relatada no verso 3).

Ao se aproximar, Deus diz a ele: “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Êxodo 3:5).

(2) A primeira coisa a entendermos é porque aquele lugar é “terra santa”. Sabemos que Deus está em todos os lugares, mas ali tivemos uma manifestação especial de Deus.

Isso significa que aquele local estava santificado (separado, consagrado) de forma especial por Deus. Não era, naquele momento, simplesmente um lugar comum, pois foi totalmente tomado pela presença viva de Deus.

E quando a presença de Deus está manifestada desse jeito, a forma de se aproximar Dele não pode ser de qualquer maneira. Podemos trazer à memória aqui que mais tarde Deus mandou fazer o tabernáculo, onde Sua presença estaria com o povo, e estabeleceu formas que o povo deveria seguir para cultuá-Lo.

Sendo assim, Moisés não estava mais em um simples lugar, mas em um lugar santificado pela presença viva de Deus manifestada.

(3) Sendo assim, agora já podemos entender o que significa tirar as sandálias dos pés. Nos altos escalões de reis e autoridades dessas épocas, era muito comum que houvesse palácios, templos sagrados, locais onde construções grandiosas eram erguidas para fins especiais.

Moisés conhecia bem isso, já que foi criado pela filha de faraó, evidentemente, no palácio de Faraó (Êxodo 2:10). Tirar as sandálias era um costume antigo que assegurava que os locais sagrados, bem como palácios, não fossem contaminados.

A ideia é que uma sandália pisa em todo tipo de imundície enquanto caminhamos, por isso, os pés calçados representavam impureza e contaminação. Tirar as sandálias, então, era um costume que objetivava não contaminar os locais sagrados. Deus usa esse costume para mostrar a Moisés o quão santa Sua presença é.

(4) Também podemos levantar aqui o sentido de representar respeito, reverência e consideração perante o local em que se estava (um palácio ou local sagrado) e da autoridade presente ali (e, claro, perante os deuses que eles cultuavam).

Certamente a pessoa que se recusasse a retirar as sandálias não seria considerada humilde e apropriada para estar no local.

Sendo assim, podemos observar que Deus usa esse costume humano para demonstrar a Moisés que a Sua presença santa ali fazia daquele lugar algo como um palácio ou local sagrado (algo bem conhecido de Moisés), daí o pedido para Moisés tirar as sandálias dos pés.

Moisés, muito provavelmente, já devia ter tirado as sandálias muitas vezes nos palácios e locais sagrados egípcios, conhecia bem o sentido daquilo que Deus pediu a ele. Mas ali iria conhecer o que de verdade era santo e sagrado, a própria presença viva do Senhor que iria se revelar de forma profunda a ele.

(5) Os palácios e locais sagrados ganhavam o respeito das pessoas pelo seu luxo e pelas altas autoridades que o frequentavam, mas ali, no deserto, Deus mostra que a Sua presença é o que santifica qualquer local, ainda que seja um local sem qualquer luxo ou recurso.

Moisés entende isso claramente ao obedecer a ordem de Deus e receber Dele a mensagem que iria mudar para sempre a sua vida e a vida do povo de Israel, e também, claro, de todo o Egito!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp