Por que Deus ABOMINA o que semeia contendas entre irmãos?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Em Provérbios 6:19 diz que Deus abomina quem semeia contendas entre irmãos. Eu gostaria de saber se ele está falando de brigas que acontecem, por exemplo, quando discordamos das coisas na igreja? Ou é algo mais grave do que isso? E por que esse pecado é tão grave assim diante de Deus? 

Caro leitor, na leitura do texto de Provérbios 6:16-19, observamos que o sábio faz uma lista com sete práticas que desagradam a Deus. Seis delas, diz ele, aborrecem a Deus. Mas a sétima, acrescenta ele, causa abominação em Deus!

A primeira coisa a se entender nesse tipo de lista em Provérbios é que não são listas completas. Facilmente poderíamos acrescentar nessa lista, por exemplo, outros pecados que Deus também abomina. Um exemplo está em Levítico 18:22.

Assim, esse texto que cita sete pecados tem um contexto e quer exemplificar um personagem em específico. Esse personagem é citado no verso 12:

“O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca…” (Provérbios 6:12).

Esse personagem anda longe de qualquer sabedoria. Suas ações demonstram perversidade e maldade, que ele tem no coração e que transbordam para suas ações, transformando-o em um tolo maldoso que é desaprovado por Deus.

Esse personagem maldoso (que nós podemos ser se não cuidarmos) é inicialmente um espalhador de contendas. Ele as espalha, pois é isso que ele tem em seu coração! Ele tem um coração maldoso, perverso e distante do Senhor:

“No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas” (Provérbios 6:14).

Feitas essas explicações, agora é hora de entender a mensagem que Deus está passando sobre ser como esse “homem de Belial” na prática desses seis pecados que desagradam a Deus e desse “um” que Ele tem por abominação!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Semear contendas entre irmãos – uma grande abominação

(1) Primeiro, listemos cada um dos sete pecados que compõem essa lista. São eles:

1- Olhos altivos (Provérbios 6:17)

2- Língua mentirosa (Provérbios 6:17)

3- Mãos que derramam sangue inocente (Provérbios 6:17)

4- Coração que trama projetos malignos (Provérbios 6:18)

5- Anda atrás do mal, praticando-o (Provérbios 6:18)

6- Dá testemunho falso usando mentiras (Provérbios 6:19)

7- Semeia contendas entre irmãos (Provérbios 6:19)

(2) Observe que na lista acima, o pecado dessa pessoa começa com o orgulho (1). O orgulho impede a pessoa de humildemente reconhecer erros, já que ela acha que está certa no que faz. Mas não para por aí.

Esse orgulho provoca um uso incorreto da língua (2) usada nesse contexto para manipulações mentirosas, e chega até a possibilidade de violência grave contra inocentes (3)!

O abismo da maldade é tão profundo que a lista de pecados mostra que o coração dessa pessoa vive tramando coisas que não tem nada a ver com Deus (4). Isso porque ela não é sábia e não pesa suas ações tendo por base a sabedoria de Deus! 

Ela anda não nos caminhos do Senhor, mas nos caminhos do Mal (5), pois não reflete em suas condutas tendo como base a lei do Senhor. Isso a leva a não ter atitudes de justiça. Sendo orgulhosa e manipuladora, ela usa até da mentira pública para adequar (manipular) a opinião de outros ao que ela quer, destruindo reputações (6)!

(3) Tudo isso que já foi citado, aborrece o Senhor (Provérbios 6:16). No original em hebraico a ideia é de coisas odiosas, ou seja, causam ódio em Deus! O que já é bastante grave!

Mas a sétima coisa, diz o texto, Deus abomina. No hebraico a expressão é “to Ìebah”, e traz a ideia de uma coisa repugnante para Deus, detestável a Ele!

Essa coisa é tão grave para Deus porque a ideia é de alguém que faz algo pensado para colher destruição onde deveria reinar a bênção. Seria alguém que joga gasolina onde tem um fogo controlado e natural (a relação entre irmãos), com o fim de espalhá-lo e ferir o máximo de pessoas!

Esse tipo de pessoa tem criatividade para avaliar situações, manipulá-las e entregar uma contenta pronta a explodir. Ela é a criadora da bomba e aquela que acende o pavio!

Esse pecado é tão grave porque ele não é o simples ato de discordar naturalmente de questões, de debater ou até mesmo de brigar que “irmãos” podem viver na vivência natural de amadurecimento de suas vidas e relacionamento…

Espalhar contendas entre irmãos é uma maquinação consciente e maligna com objetivo claro de destruição, de humilhação. Ele vem, conforme vimos na lista, de um coração que é capaz de maquinar o mal sem ter a sabedoria como guia; antes, a loucura maligna é quem guia!

É por isso que quem age dessa forma é chamado no contexto de “homem de Belial”. Em uma tradução livre, seria algo como um homem do diabo, sem valor, vazio de Deus!

(4) Sabemos que no contexto bíblico, a união é algo que agrada a Deus de forma profunda. Por exemplo, temos o Salmos 133 que nos mostra essa realidade profunda.

Sendo assim, não é de se admirar que qualquer que seja um instrumento de destruição da união, agindo exatamente com esse objetivo claro, seja abominável para Deus!

Por fim, essa lista de provérbios tem um objetivo claro: Se você é um homem de Deus, um sábio, nunca deverá agir dessa forma! Essa lista de pecados não pode ser algo que faça parte da sua vida!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp