O que significa servir a Deus com temor e tremor?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta |
Se você fizesse uma análise dos seus últimos 6 meses de vida, você acha que está indo bem em seus estudos da Bíblia ou precisaria melhorar um pouco (ou quem sabe melhorar muito)?

Eu sou o Presbítero André Sanchez, autor desse site, que já tem mais de 2000 estudos. Eu ajudo pessoas a entender de verdade e com facilidade a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse. E o que você precisa?

APENAS ter 1h30 minutos por semana, o que dá 15 minutos por dia mais ou menos. Você tem esse tempo? Mas precisa ter mais uma coisa: um CHAMADO de Deus no coração para melhorar, para crescer no conhecimento da Palavra!

Se você tem essas 2 coisas, eu quero te convidar a fazer parte de um movimento de estudo bíblico que já tem mais de 35 mil pessoas participando! É o Método Texto na Tela, que te ajudará a conhecer a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse!

Diga sim para Deus, diga sim para o chamado do Senhor! Nada acontece por acaso. Não é por acaso que você está aqui!

Acesse agora o link com todos os detalhes desse material, pois pode sair do ar a qualquer momento - ACESSAR DETALHES (Clique aqui)…

Você Pergunta: Quando a Bíblia nos diz para termos temor e tremor de Deus o que está querendo dizer? Devemos ter medo de Deus ao ponto de tremermos de medo Dele? Como podemos entender melhor essa questão? Parece-me meio estranho termos que ter medo de Deus a esse ponto. Pode me ajudar a entender?

Cara leitora, realmente muitas pessoas não entendem bem essas expressões, pois muitas delas são usadas em um sentido figurado para ensinar verdades profundas sobre a forma como devemos nos portar diante de Deus.

Mas busquei alguns textos bíblicos para te explicar melhor a questão, de forma que fique bem claro o que Deus quer dizer com termos temor e tremor.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Temos que servir a Deus com temor e tremor? O que é isso?

(1) Um dos textos que expressa essa ideia de temor e tremor a Deus é Filipenses 2:12: “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”.

O que observamos inicialmente são o uso de duas palavras: temor, que significa “medo” e tremor, que significa “estremecer de medo”.

Não parece muito lógico que alguém possa desenvolver a salvação e a sua fé em Deus estremecendo de um medo paralisante, certo? Então, o que temos é algo mais profundo do que isso, que precisamos analisar melhor.

(2) Essa expressão “temor e tremor” geralmente é usada para expressar não uma ideia de pânico ou medo descontrolado ao ponto da pessoa estremecer descontroladamente, antes, é usada como uma expressão que aponta uma atitude de grande respeito e reverência diante de Deus ou de alguém muito importante.

O foco aqui é trazer às pessoas a reflexão de sua pequenez diante do Deus todo poderoso e fazê-las perceber que diante de um Deus tão grandioso não se espera outra atitude senão humildade, reverência, honra e outras atitudes semelhantes.

Atitudes de orgulho, presunção, altivez e coisas do tipo não são aceitas diante de Deus: “…pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

Temor e tremor não é um medo paralisante de Deus

(3) Muitas pessoas levam a expressão temor e tremor ao pé da letra e acabam tendo um grandioso medo de Deus, como se Ele fosse um soberano rei castigador que se alegra com cada erro que dá a Ele o direito de castigar e trazer desconforto à pessoa.

Tal imagem de Deus, porém, não é bíblica e está muito distante do que Ele realmente deseja de cada um de nós. O livro de Salmos lança luz a essa questão e nos traz a real ideia do temor e tremor de Deus:

“Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmos 2:11).

Servir ao Senhor com temor e alegrar-se nele com tremor expressa como podemos nos relacionar com Deus da forma como Ele deseja, ou seja, com humildade, reverência, honra e não com um medo paralisante e atitudes altivas que o desagradam.

(4) Para finalizar, temor e tremor são usadas na Bíblia não só com respeito a Deus, mas também em outras situações, quando a pessoa queria mostrar humildade e reverência diante de alguém importante, como o Apóstolo Paulo à igreja de Corinto:

“E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós” (1 Coríntios 2:3).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp