O que significa servir a Deus com temor e tremor?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Quando a Bíblia nos diz para termos temor e tremor de Deus o que está querendo dizer? Devemos ter medo de Deus ao ponto de tremermos de medo Dele? Como podemos entender melhor essa questão? Parece-me meio estranho termos que ter medo de Deus a esse ponto. Pode me ajudar a entender?

Cara leitora, realmente muitas pessoas não entendem bem essas expressões, pois muitas delas são usadas em um sentido figurado para ensinar verdades profundas sobre a forma como devemos nos portar diante de Deus.

Mas busquei alguns textos bíblicos para te explicar melhor a questão, de forma que fique bem claro o que Deus quer dizer com termos temor e tremor.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Temos que servir a Deus com temor e tremor? O que é isso?

(1) Um dos textos que expressa essa ideia de temor e tremor a Deus é Filipenses 2:12: “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor”.

O que observamos inicialmente são o uso de duas palavras: temor, que significa “medo” e tremor, que significa “estremecer de medo”.

Não parece muito lógico que alguém possa desenvolver a salvação e a sua fé em Deus estremecendo de um medo paralisante, certo? Então, o que temos é algo mais profundo do que isso, que precisamos analisar melhor.

(2) Essa expressão “temor e tremor” geralmente é usada para expressar não uma ideia de pânico ou medo descontrolado ao ponto da pessoa estremecer descontroladamente, antes, é usada como uma expressão que aponta uma atitude de grande respeito e reverência diante de Deus ou de alguém muito importante.

O foco aqui é trazer às pessoas a reflexão de sua pequenez diante do Deus todo poderoso e fazê-las perceber que diante de um Deus tão grandioso não se espera outra atitude senão humildade, reverência, honra e outras atitudes semelhantes.

Atitudes de orgulho, presunção, altivez e coisas do tipo não são aceitas diante de Deus: “…pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

Temor e tremor não é um medo paralisante de Deus

(3) Muitas pessoas levam a expressão temor e tremor ao pé da letra e acabam tendo um grandioso medo de Deus, como se Ele fosse um soberano rei castigador que se alegra com cada erro que dá a Ele o direito de castigar e trazer desconforto à pessoa.

Tal imagem de Deus, porém, não é bíblica e está muito distante do que Ele realmente deseja de cada um de nós. O livro de Salmos lança luz a essa questão e nos traz a real ideia do temor e tremor de Deus:

“Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmos 2:11).

Servir ao Senhor com temor e alegrar-se nele com tremor expressa como podemos nos relacionar com Deus da forma como Ele deseja, ou seja, com humildade, reverência, honra e não com um medo paralisante e atitudes altivas que o desagradam.

(4) Para finalizar, temor e tremor são usadas na Bíblia não só com respeito a Deus, mas também em outras situações, quando a pessoa queria mostrar humildade e reverência diante de alguém importante, como o Apóstolo Paulo à igreja de Corinto:

“E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós” (1 Coríntios 2:3).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp