O que significa o óleo precioso que desce pela barba de Arão no Salmos 133?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Estou estudando um pouco sobre os ensinos do Salmos 133 e me deparei com a frase sobre o óleo precioso que desce pela barba de Arão. Gostaria muito de conseguir entender com maior profundidade o significado desse óleo, o que ele representa ali no texto, e por que fala sobre esse óleo na barba e vestes de Arão?

Caro leitor, o livro de Salmos é um dos mais ricos da Bíblia. Nele temos um uso abundante de poesia e figuras de linguagem que deixam as mensagens e ensinos ainda mais belos para estudarmos.

Mas, claro, o uso desses elementos exige também do estudante mais esforço para ter uma compreensão profunda dos significados. Vamos entender juntos sobre esse óleo precioso sobre a barba de Arão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa o óleo precioso que desce pela barba de Arão?

(1) Primeiro relembremos quem foi Arão. Ele foi Irmão de Moisés (Êxodo 4:14) e realizou um importante trabalho no plano de Deus na libertação do povo no Egito, sendo parceiro e ajudante de Moisés na comunicação com Faraó (Êxodo 7:1).

Depois da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito, Deus mandou que o tabernáculo fosse construído e Arão foi escolhido para ser o sumo sacerdote, que é a pessoa que comandava, que tinha a responsabilidade principal no sistema de culto e sacerdócio do Antigo Testamento.

(2) Agora falemos sobre o óleo precioso. O salmista está se referindo ao óleo da unção (Êxodo 30:22-33). Era uma mistura especial de especiarias, ervas e azeite: “Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção” (Êxodo 30:25).

Esse óleo não podia ser produzido para uso fora do que foi determinado por Deus ali (Êxodo 30:33). Era, dessa forma, um composto que deveria ser usado para unção especial dos sacerdotes e utensílios do tabernáculo e posteriormente do templo:

“Também ungirás Arão e seus filhos e os consagrarás para que me oficiem como sacerdotes” (Êxodo 30:30). E de fato Arão e seus filhos foram ungidos após o tabernáculo ficar pronto (Levítico 8).

(3) Com esse esclarecimento agora conseguiremos entender o Salmos 133 com profundidade. No verso primeiro o salmista estabelece o assunto do qual está falando: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmos 133:1).

O tema central é a prática do amor fraternal, ou seja, o amor entre os irmãos. O salmista declara que essa união amorosa é boa e agradável. Mas para dar mais profundidade ao seu argumento ele usa duas figuras de comparação:

(i) É como óleo precioso:

O texto diz o seguinte: “É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes” (Salmos 133:2).

Observe que ele está falando justamente do momento em que o óleo da unção era derramado para ungir o sacerdote, nesse caso, Arão. Esse óleo era derramado sobre a cabeça dele em boa quantidade, de modo que descia para a barba e respingava sobre a roupa do sacerdote, simbolizando sua unção por completo, sua consagração a Deus.

O salmista compara a unidade do povo de Deus com esse óleo especial, raro, que traz grandes bênçãos quando é “derramado”.

Assim como o óleo da unção abençoava o sacerdote como símbolo da aprovação de Deus, essa unidade representava bênçãos quando era derramada sobre a nação toda (cabeça, barba e vestes representam esse espalhamento da união fraternal), quando era vivida de fato e de verdade.

(ii) É como o orvalho do Hermon:

Na sequência o salmista usa uma segunda figura de comparação: “É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre” (Salmos 133:3).

O Hermon era uma montanha bem alta na região de Israel. Várias áreas de Israel não tinham tanta chuva durante o ano, de forma que esse orvalho vindo de áreas montanhosas era algo muito importante para as lavouras e plantações em geral.

Temos aqui a unidade do povo sendo comparada ao orvalho que trazia vida! A união fraternal é uma bênção a ser aproveitada e vivida, pois nesse ambiente de unidade é onde o Senhor gera grandes bênçãos a toda a nação!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp