Por que Jesus disse “vá e não peques mais” se isso era algo impossível?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Em alguns encontros que Jesus teve, trazendo mudanças e libertações na vida de algumas pessoas, Ele dizia “vá e não peques mais”. Eu gostaria de compreender o que Ele estava realmente querendo dizer, pois, se analisarmos ao “pé-da-letra”, é impossível para uma pessoa não pecar mais pelo resto da vida dela. Algum erro ela ia acabar cometendo. Por que Jesus, então, falou “vá e não peques mais” se isso era impossível?

Caro leitor, sua observação foi interessante e, de fato, a expressão “vá e não peques mais” não significa que a pessoa nunca mais iria cometer nenhum erro em sua vida.

Ela traz uma realidade que Jesus desejava que ocorresse na vida daquela pessoa. Vamos entender juntos detalhadamente essa questão?

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

O que significa “vá e não peques mais”?

(1) Na Bíblia, Jesus disse vá e não peques mais para dois personagens: o primeiro foi o paralítico que ele curou no Tanque de Betesda: “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior” (João 5:14).

O segundo foi a mulher que foi pega em flagrante adultério, para quem Jesus também disse a mesma coisa: “Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (João 8:11).

Apesar de parecer uma exigência impossível de se cumprir, veremos que Jesus não estava exigindo dessas pessoas que elas nunca mais cometessem nenhum erro. Veja porquê:

(2) Vá e não peques mais significa deixar a prática do pecado. A exigência de Jesus era de mudança. E ele exigiu isso desses dois personagens porque viu arrependimento em seus corações. 

Quando existe arrependimento existe perdão, no entanto, existe também, da parte de Deus, a exigência de uma transformação de vida e esforço para não mais serem praticantes do pecado.

O apóstolo João captou perfeitamente isso, quando disse: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1).

Isso indica que o pecado deve ter caráter acidental em nossa vida. Quando ele acontece deve ser um erro pontual e não uma prática constante, de vida!

(3) Vá e não peques mais significa uma advertência para o futuro. Os dois personagens a quem Jesus disse isso tinham passado por experiências terríveis por causa do pecado. Jesus está dando a eles o caminho para não mais viverem na lama! E esse caminho é renunciar ao pecado e abraçar a Cristo.

Por isso, Jesus exige deles que vivam um futuro em que a prática do pecado não seja uma opção de vida que eles façam, que não faça parte de suas vidas, ou seja, deviam viver vidas santas!

(4) Vá e não peques mais significa decisões acertadas para o presente. O passado deles ficou para trás. Eles fizeram péssimas escolhas em suas vidas, mas Jesus lhes dá a oportunidade de ir viver (vá), mas agora com uma mentalidade transformada, com um coração transformado, com ações diferentes, moldadas pela obediência ao Senhor! Essa é a vontade de Jesus para eles.

(5) Portanto, está bem longe de Jesus qualquer visão de que essas pessoas nunca mais cometeriam nenhum erro. Eram seres humanos, acabariam hora ou outra errando.

Mas Jesus queria mostrar-lhes um novo padrão de vida, que mira a perfeição, que foca na vontade de Deus, que fica de olho a todo tempo na santidade de vida!

É nesse caminho que eles deveriam trilhar suas vidas. Tiago também ensinou algo semelhante, quando disse: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).

Esse padrão de perfeição e integridade que a Bíblia coloca como alvo aponta para nossa maturidade e crescimento, exatamente o que Jesus queria daquele homem, daquela mulher e também exige de nós!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp