As doenças são obra do diabo em nossa vida?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Sou novo convertido ainda e um amigo meu, cristão há alguns anos, me disse que o diabo vem para matar, roubar e destruir e que toda doença que temos é ação do diabo em nossa vida para nos destruir e, por isso, não devemos aceitar a doença, devemos repreendê-la para que o mal saia da nossa vida. Eu fiquei sem saber se isso é certo. Fiquei meio confuso. Todas as doenças que temos vêm do diabo sobre a nossa vida?

Caro leitor, vamos fazer algumas análises bíblicas para que possamos responder a essa questão com embasamento.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

As doenças que temos vêm do diabo?

(1) Sabemos que as doenças que atacam o ser humano entraram no mundo após a entrada do pecado. Antes do pecado não havia morte e nem doenças. Após a entrada do pecado no mundo o nosso corpo passa a ser corruptível, ou seja, ele passa a perecer.

Hoje sabemos que começamos a morrer assim que nascemos, pois, nosso corpo vai envelhecendo, enfraquecendo e pode ser atingido por moléstias diversas que o ataca na forma de doenças diversas.

Não podemos negar que essa consequência teve a participação do diabo, o tentador, porém, veio sobre o ser humano por uma ação do próprio ser humano ao ser desobediente ao Senhor Deus.

(2) Não temos nenhum texto bíblico que afirme que o diabo é o autor de todas as doenças que temos. Pelo contrário, em vários textos vemos o próprio Deus atribuindo certas doenças aos seres humanos:

“E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa” (Números 12:9-10).

Além disso, vemos que o próprio Deus demonstra controle pleno sobre a doença, demonstrando Sua soberania, pois ordenou que apenas depois de sete dias Miriã ficasse curada, o que aconteceu (Números 12:14).

Outro ponto interessante é que vemos que Deus promete ao povo de Israel que, como maldição pela desobediência, traria doenças sobre eles: “O SENHOR te ferirá com a tísica, e a febre, e a inflamação…” (Deuteronômio 28:22).

Quando recebeu a notícia da doença de Lázaro, Jesus declarou: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado” (João 11:4). Isso nos leva a crer que o próprio Deus deu esta doença a Lázaro.

(3) A grande pergunta é: o diabo pode nos trazer doenças? A Bíblia diz que sim. Mas, claro, sempre debaixo da permissão de Deus.

Foi o que aconteceu com Jó, que com a permissão de Deus sofreu um ataque do inimigo mesmo sendo justo: “Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2:7).

O diabo pode tocar na saúde de Jó com a permissão de Deus. Por que não poderia tocar na nossa hoje em dia, não é verdade?

(4) Outro ponto importante a se considerar é que além do próprio Deus poder permitir que doenças nos aflijam, e também o diabo com a permissão de Deus nos afligir, nós mesmos podemos trazer doenças sobre nós.

Fazemos isso como consequência da lei da semeadura. Por exemplo, alguns abusam da ingestão dos alimentos, não fazem exercícios físicos, abusam de substâncias ruins ao corpo como o álcool, o tabaco e outras. Isso fatalmente trará doenças.

Ou mesmo tem comportamentos perigosos e pecaminosos como o sexo fora do casamento, que também poderá trazer doenças sexualmente transmissíveis, etc.

Além disso, outras pessoas também podem trazer doenças sobre nós. Por exemplo, uma mãe que não cuida bem da sua gravidez, que abusa daquilo que não pode fazer estando grávida, também pode trazer ao filho alguma doença advinda desse comportamento errado.

(5) Assim, concluímos que nem todas as doenças que temos vêm de forma direta pela ação do diabo. A questão vai muito além do diabo.

Precisamos assumir as nossas responsabilidades pelas doenças que provocamos em nós mesmos e nos outros e também dobrar os nossos joelhos quando somos impactados por alguma doença que vem da permissão de Deus para algum propósito Dele em nossa vida.

O fato é que diante de qualquer doença cabe a reflexão da nossa parte sobre a nossa fragilidade. Devemos buscar sempre a misericórdia de Deus sobre as nossas fraquezas.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp