O cristão pode usar amuletos que dão boa sorte? O que a Bíblia diz?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Sou convertida há apenas um ano. Antes de encontrar Jesus eu gostava muito daquelas religiões que usavam amuletos, pedras e citações de textos como uma forma de proteção e boa sorte. Agora estou em dúvida se usar esses amuletos é pecado segundo a Bíblia. O que você poderia me dizer sobre essa questão?

Cara leitora, essa é uma questão importante que necessita muito a nossa atenção. O uso de amuletos é algo perigoso para a vida do cristão. Vou demonstrar a seguir o que a Bíblia diz a respeito.

O cristão pode usar amuletos que dão boa sorte? O que a Bíblia diz?

Usar amuletos é pecado?

(1) Segundo o dicionário online Priberan, amuleto é um “objeto ou fórmula escrita que se traz e a que se atribui supersticiosamente qualquer virtude ou poder mágico”. Somente essa definição já nos mostra que ter amuletos é uma espécie de idolatria, pois atribui-se a eles poderes como se eles os tivessem. Isso leva a pessoa a ter um tipo de fé nos amuletos, o que é algo condenado na Bíblia Sagrada. Infelizmente, isso é muito comum, pois muitas pessoas portam certos objetos, acreditando que aqueles objetos darão a elas proteção, boa sorte, sucesso, dentre outras coisas.

(2) Usar amuletos e superstições era algo muito comum de ser feito pelos povos pagãos, e isso foi condenado por Deus, proibindo seu povo de agir dessa forma: “Certamente abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó, porque eles se encheram de superstições dos povos do leste, praticam adivinhações como os filisteus e fazem acordos com pagãos” (Isaías 2:6 – NVI). O povo de Deus é sempre chamado a confiar plenamente em Deus e não em qualquer superstição como essas que estão diretamente ligadas ao uso de amuletos.

(3) O uso de amuletos enquadra-se em um tipo de pecado onde a pessoa troca a fé em Deus e a transfere para quaisquer coisas, configurando uma espécie de idolatria: “pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:25).

Ter objetos de estimação é a mesma coisa que usar amuletos?

(4) Não é pecado termos objetos que gostamos, que temos estima. O que caracteriza transformar algo em amuleto é quando achamos que aquilo nos traz sorte, que tem algum poder em si mesmo, que pode nos trazer alguma vantagem ou nos dar algum poder. Nesse sentido, muitas pessoas têm transformado muitas coisas em amuletos. Até mesmo a Bíblia Sagrada tem sido usada como amuleto, quando alguns pegam trechos dela e usam como se as letras ali escritas tivessem algum poder em si mesmas quando repetidas várias vezes, ou quando a deixam aberta em determinado texto para que aquilo traga “boa sorte e proteção”. Isso também é uma espécie de idolatria.

Usar amuletos de símbolos satânicos

(5) Além de tudo o que já foi posto, devemos lembrar também que diversos objetos que são tidos como amuletos ou talismãs, trazem em si simbologias satânicas que apontam para astrologia, horóscopo, santos, deuses do paganismo, numerologia, espiritismo e uma série de outras coisas que não condiz ao cristão portar para si, já que são coisas que estão totalmente em desacordo com a palavra de Deus.

Objetos que Deus consagrava na Bíblia eram amuletos?

(6) Em vários textos bíblicos Deus manda que o seu povo confeccionasse objetos que facilitariam o culto a Ele. Temos, por exemplo, no tabernáculo, a arca da aliança, que era inclusive levada em algumas batalhas. O que temos ali não é um amuleto, mas um objeto que simbolizava a presença de Deus em meio ao povo. Era proibido por Deus adorar qualquer objeto ou imagem, pois Deus não aceita repartir sua glória com nada e com ninguém: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaías 42:8).

(7) Dessa forma, concluímos que se você tem algum objeto que te leve a crer que aquele objeto tem qualquer poder em si e coloca nele a sua fé, então, está pecando em tê-lo, é um amuleto. Agora se tem algum objeto pelo simples fato dele ser decorativo, de ser uma lembrança, e se ele não simboliza nada que seja contrário a palavra do Senhor, então não há problema em tê-lo.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp