Tenho que dar as minhas primícias na igreja todo mês. Isso é bíblico?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Se você quiser fazer uma pergunta clique aqui!

Você Pergunta: Olá! Sou dizimista e ofertante fiel na minha Igreja. Essa semana o pastor fez uma pregação sobre primícias, e disse que temos que primiciar todo mês. Ele mandou a gente pegar o valor do nosso salário e dividir por 30, e o resultado será o que devemos primiciar. Gostaria de saber se isso é correto, pois sou nova na fé e ainda não entendo muito da Bíblia.

Tenho que dar as minhas primícias na igreja todo mês. Isso é bíblico?

Cara leitora foi bom você ter perguntado. Devemos sempre avaliar as pregações que ouvimos para ver se, de fato, estão de acordo com a Bíblia Sagrada. Vivemos em um tempo onde alguns pastores, entregues a heresia da teologia da prosperidade – e outras heresias -, estão fazendo uma bagunça danada na mente de muitas pessoas, fazendo muitos depositarem grandes quantias de dinheiro na “obra”, orientados por falsas doutrinas. Essas pessoas acabam sendo lesadas e acabam muito decepcionadas com a igreja.

Em primeiro lugar você precisa entender o que significa primícias na Bíblia. O sentido bíblico mais comum da palavra primícia nos é revelada em Êxodo 23. 19: “As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.” No Antigo Testamento havia ordem de Deus para que o povo dedicasse os primeiros (e melhores) frutos de suas colheitas ao Senhor. Isso era feito quando esses frutos eram colhidos e eram levados aos sacerdotes como oferta consagrada a Deus no Tabernáculo e mais tarde no templo. Era uma oferta de gratidão acima de tudo. Se quiser saber mais detalhes sobre isso leia nosso artigo o que significa primícias.

Sobre sua pergunta, a resposta é que não existe nenhuma ordem bíblica dizendo que você é obrigada a dividir seu salário por 30 e dar o valor referente a um dia seu de trabalho à igreja. Isso é invenção desse pastor para tomar dinheiro das pessoas. As primícias no Antigo Testamento eram ordenanças específicas para aquele povo. Sob a nova aliança de Cristo não temos de trazer uma oferta determinada pelo pastor chamada de primícias. Inclusive escrevi um artigo interessante que explica se o pastor pode estipular o valor da minha oferta.

No tempo em que vivemos, tempo da graça de Cristo, você pode OFERTAR de acordo com o que estiver proposto em seu coração, conforme nos orienta 2 Coríntios 9.7: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”

Continue a ser uma dizimista e ofertante fiel. Esqueça esse papo de primícias e, se seu pastor começar com essas palhaçadas, questione-o. Se ele permanecer nessas pregações heréticas, é hora de procurar uma igreja onde verdadeiramente se pregue a palavra de Deus.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão