Tenho que dar as minhas primícias na igreja todo mês. Isso é bíblico?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Olá! Sou dizimista e ofertante fiel na minha Igreja. Essa semana o pastor fez uma pregação sobre primícias, e disse que temos que primiciar todo mês. Ele mandou a gente pegar o valor do nosso salário e dividir por 30, e o resultado será o que devemos primiciar. Um dia de salário por mês. Gostaria de saber se tem isso na Bíblia mesmo, pois sou nova na fé e ainda não entendo muito da Bíblia.

Cara leitora, devemos sempre avaliar as pregações que ouvimos para ver se, de fato, estão de acordo com a Bíblia Sagrada. Você faz muito bem em questionar.

Vivemos em um tempo onde alguns pastores, entregues a heresia da teologia da prosperidade – e outras heresias -, estão fazendo uma bagunça danada na mente de muitas pessoas, fazendo explorações gigantescas que não têm qualquer respaldo na Bíblias Sagrada.

Essas pessoas acabam sendo lesadas e acabam muito decepcionadas com a igreja, achando que isso é o verdadeiro evangelho, mas não é!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Preciso dar primícias na igreja. Tem isso na Bíblia?

(1) Em primeiro lugar precisamos compreender o que significa primícias na Bíblia. O sentido bíblico mais comum da palavra primícia nos é revelada em Êxodo 23:19: “As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.”

No Antigo Testamento havia ordem de Deus para que o povo dedicasse os primeiros (e melhores) frutos de suas colheitas ao Senhor. Claro, isso só era feito quando existiam as colheitas daquilo que era plantado.

Isso era feito quando esses frutos eram colhidos e eram levados aos sacerdotes como oferta consagrada a Deus no Tabernáculo e mais tarde no templo.

Era uma oferta de gratidão acima de tudo. Se quiser saber mais detalhes sobre isso leia nosso artigo o que significa primícias.

(2) A época de levar essas primícias como oferta a Deus coincidia com uma das três festas mais importantes da nação de Israel, que chamada de festa das primícias (que também era chamada de pentecostes e também festa das Semanas).

Ocorria 50 dias depois da páscoa e tinha justamente a ideia de adorar a Deus pelo cuidado Dele, dando chuvas e abençoando as colheitas.

Agora fica a pergunta: Existe na Bíblia alguma ordem para que dividamos nosso salário por 30 e ofertemos um dia de salário na igreja?

(3) A resposta é não!! Não existe nenhuma ordem bíblica dizendo que você é obrigada a dividir seu salário por 30 e dar o valor referente a um dia do seu de trabalho à igreja.

Isso é pura invenção para tomar dinheiro das pessoas. As primícias no Antigo Testamento eram ordenanças específicas para o povo de Israel. Sob a nova aliança de Cristo não temos de trazer uma oferta determinada pelo pastor chamada de primícias.

Quando o Novo Testamento fala de ofertas ao Senhor, ele aplica o conceito da generosidade, ou seja, o cristão verdadeiro deve sustentar a obra do Senhor de forma generosa e amorosa, porém, com alegria e sem esse tipo de estipulação de quantias:

“E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:6-7)

Sobre isso escrevi um outro artigo interessante que explica se o pastor pode estipular o valor da minha oferta.

(4) No tempo em que vivemos, tempo da graça de Cristo, você pode OFERTAR de acordo com o que estiver proposto em seu coração, conforme nos orienta 2 Coríntios 9:7. Se você está em uma igreja desse tipo, que exige que seus membros deem primícias, considere sair dessa igreja, pois isso está incorreto biblicamente.

Você pode ser alguém generoso em ajudar a obra do Senhor, continue fazendo isso. Mas esqueça esse papo de primícias e, se seu pastor começar com essas palhaçadas, questione-o. Se ele permanecer nessas pregações heréticas, é hora de procurar uma igreja onde verdadeiramente se pregue a palavra de Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp