Ezequiel 28 é sobre a queda do diabo? Veja a verdadeira interpretação!

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu fiquei impressionado com a leitura do profeta Ezequiel 28:13, que fala sobre o diabo estar no Éden e dá outros detalhes impressionantes. Porém, tenho um amigo que vai em outra igreja e ele me disse que esse texto não está falando sobre Satanás. Pode me ajudar a entender isso?

Caro leitor, de fato, o texto que você menciona traz algumas informações interessantes e impressionantes:

“Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados” (Ezequiel 28:13).

Em uma leitura inicial, o texto parece falar para alguém que esteve lá no jardim de Deus, quando homem e mulher foram criados, e que era cheio de muito esplendor e grandeza. Mas só saberemos se esse texto fala sobre o diabo analisando o contexto.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Ezequiel 28 é um texto sobre a queda do diabo?

(1) Comecemos observando a quem é direcionada a fala do profeta: “Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o SENHOR Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus—” (Ezequiel 28:1)

O que está em foco aqui é o governante da cidade de Tiro, que ficava à beira mar, no Mar Mediterrâneo. A acusação de Deus é que esse rei estava tomado de orgulho e se achava uma divindade, achando que era um tipo de deus!

Em Ezequiel 28:3-4 Deus reconhece qualidades de inteligência no rei de Tiro, dizendo que ele, inclusive, era mais sábio que Daniel. Mas, diferente de Daniel, esse rei permitiu que seus atributos que lhe trouxeram riquezas o enchessem de orgulho destrutivo:

“pela extensão da tua sabedoria no teu comércio, aumentaste as tuas riquezas; e, por causa delas, se eleva o teu coração” (Ezequiel 28:5).

(2) Agora identificamos a quem a profecia é destinada. Faz-se necessário a partir de agora compreender as falas de Deus a esse rei e as comparações que Deus realiza na profecia!

Deus pronuncia juízos sobre o rei de Tiro, mostrando que ele seria punido por seu orgulho: “eis que eu trarei sobre ti os mais terríveis estrangeiros dentre as nações, os quais desembainharão a espada contra a formosura da tua sabedoria e mancharão o teu resplendor” (Ezequiel 28:7).

Observe que nações estrangeiras seriam despertadas por Deus para executar juízo sobre Tiro e sobre seu orgulhoso rei, destruindo tudo sobre o que se orgulhava.

O próximo verso mostra a profecia da morte desse rei, logo, já vai ficando cada vez mais claro que o foco dessa mensagem não é direcionada diretamente ao diabo aqui. Não era o diabo que iria morrer, mas sim esse rei:

“Eles te farão descer à cova, e morrerás da morte dos traspassados no coração dos mares” (Ezequiel 28:8).

Deus ainda diz mais uma vez que a morte do rei de Tiro é certa, que vai acontecer sem qualquer falha. É juízo decidido por Deus e se cumprirá:

“Da morte de incircuncisos morrerás, por intermédio de estrangeiros, porque eu o falei, diz o SENHOR Deus” (Ezequiel 28:10).

(3) A profecia agora tem uma segunda parte, onde Deus manda o profeta levantar uma lamentação, dando como certa a morte desse rei. A lamentação, nesse contexto, significa uma canção pela morte de alguém.

E sobre quem é essa lamentação? Sim, sobre o mesmo rei e não sobre a morte do diabo, veja:

“Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura” (Ezequiel 28:12).

As figuras usadas na sequência pretendem mostrar como Deus deu bênçãos a esse rei, como Deus o acumulou de toda sorte de coisas boas (modelo em muitas coisas, sabedoria, formosura).

Porém, esse rei se exaltou sobremaneira, buscando orgulhosamente se apresentar como se ele próprio fosse um deus, usando seus bons atributos para altivez.

As figuras usadas eram figuras comumente associadas a seres grandiosos, poderosos, que tinham uma grandeza admirada pelas pessoas!

Daí o uso de palavras como querubim, sinete da perfeição, pedras preciosas, sabedoria, perfeição, formosura…

Esse rei é destacado como alguém especial que tinha tudo para honrar o Senhor, mas, assim como Adão e Eva, deixaram o orgulho tomar conta de seus corações e pecaram:

“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti” (Ezequiel 28:15).

Ou seja, esse rei foi levantado por Deus, porém, sua atitude de se levantar pecaminosamente contra Deus pavimentou sua ruína!

O rei de Tiro foi condenado por não glorificar o seu Criador, antes, por se apoiar nas suas próprias qualidades, que o levaram a muitas conquistas grandiosas que, infelizmente, trouxeram orgulho destrutivo ao seu coração:

“Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam” (Ezequiel 28:18).

A aplicação desse texto ao diabo é correta?

(4) Muitas pessoas aplicam esse texto ao diabo, porém, de forma direta, não podemos aplicar esse texto a Satanás, pois, como ficou claro, está falando de um rei humano com certas figuras indicando a grandeza de seu poder e também de seu orgulho.

Figuradamente até penso que possa haver algum espaço de comparação do rei de Tiro com o diabo, no que diz respeito às más qualidades que o orgulho provoca no ser humano e que vêm diretamente do próprio diabo, que é o pai da mentira e da maldade!

Porém, é importante ressaltar que nenhum texto bíblico explica nem como e nem quando o diabo virou diabo, por isso, essa questão em particular não nos foi revelada por Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp