Por que a Bíblia chama o diabo e também Jesus de ESTRELA DA MANHÃ?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: Em Isaías 14:12 temos ali uma menção que muitos consideram que seja uma menção ao diabo, que é chamado ali de “estrela da manhã”. E em Apocalipse 22:16 Jesus é chamado de estrela da manhã também. Como podemos explicar o mesmo simbolismo aplicado ao bem e ao mal?

Caro leitor, muitas pessoas fazem uma leitura superficial do texto de Isaías 14:12 e de seu contexto, o que as leva a interpretar incorretamente o significado que temos ali.

Será mesmo que esse texto de Isaías trata da queda do diabo no início de todas as coisas?

Precisamos entender o contexto e aí nos perguntar: será que o diabo, de fato, é designado como a estrela da manhã na Bíblia?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que é essa estrela da manhã citada na Bíblia?

(1) Vejamos inicialmente o texto em que essa expressão aparece: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!” (Isaías 14:12).

A expressão “estrela da manhã” no hebraico é uma palavra só “heylel” e significa “aquele que brilha”. A expressão tem origem no brilho visível do planeta Vênus no céu, que desaparece ao nascer do sol.

A título de curiosidade, essa expressão foi traduzida para o latim (Na Versão Vulgata) como “Lúcifer” (fonte de luz) por causa do pensamento de que Isaías 14:12 estaria falando sobre a queda de Satanás. E é por isso que muitos chamam o diabo também de Lúcifer hoje em dia.

Já no texto de Apocalipse, está assim: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

Já no grego temos duas palavras, sendo “estrela” (aster) e “manhã” (orthrinos). A ideia é a mesma contida no hebraico, ou seja, apontar alguém que brilha, que tem luz própria.

(2) Agora que entendemos o termo “estrela da manhã”, precisamos entender a seguinte questão: Isaías aplica esse termo ao diabo em Isaías 14:12?

A resposta está no contexto. Observe: “então, proferirás este motejo contra o rei da Babilônia e dirás: Como cessou o opressor! Como acabou a tirania!” (Isaías 14:4).

Fica bastante claro que a fala sobre “estrela da manhã” é direcionada a um rei (humano) da Babilônia. Isso significa que de forma direta, o termo estrela da manhã não está sendo aplicado ao diabo aqui nesse contexto.

Note como o texto deixa claro que está falando de um ser humano:

“Os que te virem te contemplarão, hão de fitar-te e dizer-te: É este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos?” (Isaías 14:16).

(3) No entanto, alguns estudiosos da Bíblia fazem uma aplicação alegórica, simbólica desse texto, trazendo um tipo de “interpretação dupla” a ele, principalmente pelas figuras que são usadas, veja:

“Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13-14).

Aqui muitos enxergam uma aplicação feita por Deus também ao diabo, já que a maldade do rei da Babilônia só poderia vir do próprio Satanás, que o guiava.

Mas se entendermos que esse texto também se aplica ao diabo, então, como o termo “estrela da manhã” se aplicaria a Satanás nesse texto e também a Jesus em Apocalipse?

(4) De qualquer forma, mesmo que façamos uma aplicação que seja literal e também façamos a aplicação simbólica do texto a Satanás, o texto não está afirmando que Satanás e nem o rei da Babilônia são (de fato) a estrela da manhã.

Note que o texto está falando que ele achava que era. Ele se portava como se tivesse tal poder para superar Deus. Trata-se de um achismo orgulhoso.

Ou seja, esse rei babilônico (ou Satanás se você aplicar simbolicamente) achava que tinham um brilho que pudesse ofuscar o próprio Deus.

Eles tentaram se elevar com essa confiança, tentaram se impor com tal pensamento orgulhoso. No entanto, eles não são tudo isso. O texto continua:

“Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo” (Isaías 14:15).

Note, então, que esse rei (ou Satanás também) tinha um pensamento, atitudes, desejos de se elevar a tal ponto que pudessem até mesmo destronar o Altíssimo.

No entanto, foram humilhados pelo Deus Todo Poderoso, a verdadeira “estrela da manhã”, que tem o verdadeiro brilho e poder sobre tudo e todos!

Quando Deus diz que esse rei é a estrela da manhã e filho da alva, de forma irônica (zombando dele), está apontando para o que ele achava que era e o que ele achava que podia fazer!

(5) Isso nos leva a concluir que somente um pode ser a estrela da manhã, ou seja, somente um tem brilho próprio em si, com poder real e supremo. 

Somente um é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Nem o rei orgulhoso da Babilônia citado por Isaías, nem mesmo o diabo, que certamente era o “pai” desse rei maldoso, eram a estrela da manhã!

O texto de Apocalipse nos dá essa certeza absoluta, quando o Rei dos reis declara: …Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp