A Bíblia proíbe comemorar aniversários?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Nós temos feito aqui muitos estudos bíblicos diários e torço de coração para que você esteja gostando. Mas você sabia que pode agora mesmo estudar a Bíblia de capa a capa (Gênesis a Apocalipse) em vídeo-aulas diretamente comigo, ai de seu celular, tablet ou computador no horário que você quiser? E ainda tirar dúvidas diretamente comigo sobre tudo que tiver dificuldades de entender? Pois é, quero te convidar a ver mais detalhes sobre isso... Clique para saber mais...

Nesses últimos dias fui muito questionado por uma pessoa que afirma que é pecado comemorar aniversários. Quando a questionei sobre qual o embasamento para essa afirmação ela citou que a Bíblia aponta que isso seria pecado. Fiquei de boca aberta com isso já que nunca li isso na Bíblia. Ela, então, me explicou que existem duas menções na Bíblia de pessoas comemorando aniversários e essas duas pessoas eram homens ímpios. Uma delas é um Faraó do Egito (Gn 40.20), e a outra é o rei Herodes (Mt 14.6; Mc 6.21).

Assim, resolvi formular uma resposta para essa afirmação, já que tenho alguns questionamentos a respeito dessa interpretação de que não podemos comemorar aniversários:

A Bíblia proíbe comemorar aniversários?

(1) Em primeiro lugar é preciso compreender que a Bíblia é um livro que precisa ser interpretado corretamente. Nela temos mandamentos de Deus, temos narrativas de histórias inspiradoras de acertos e erros de homens de Deus, temos também até menções de falas de homens malignos e até falas do diabo registradas. Por isso, não podemos apenas ler os textos isolados sem saber exatamente o que eles significam ali. Não podemos interpretar cada texto como um mandamento, pois nem todos os textos bíblicos são mandamentos, como é o caso das duas menções sobre comemoração de aniversários.

(2) O fato de a Bíblia mencionar a comemoração de aniversários de dois homens ímpios não significa que a Bíblia está nos dando um mandamento de que não devemos comemorar aniversários. Se esse critério de considerar proibido tudo aquilo que homens ímpios fizeram e está registrado na Bíblia, então, 100% daquilo que os ímpios fizeram e está registrado na Bíblia deveria ser rejeitado e não apenas algumas coisas.

Por exemplo, o faraó mencionado foi o mesmo faraó que colocou José do Egito como governador de toda a terra do Egito. Nesse caso, seria pecado ter governadores sobre territórios? Esse faraó também usou de bondade para com a família faminta de José, trazendo-os para morar no Egito, onde havia mantimento. Nesse caso, atitudes de bondade para com pessoas famintas seriam erradas, pois um faraó fez isso e está registrado na Bíblia? Isso apenas para citar algumas coisas…

Diz a Bíblia que o mesmo Herodes que comemorou seu aniversário gostava de ouvir com atenção a mensagem de João batista, pois temia a João e ainda tentava protegê-lo (Mc 6.20). Nesse caso deveríamos entender que não devemos ouvir os profetas porque um ímpio fez isso em um dado momento de sua vida e isso está registrado na Bíblia? Óbvio que não. Devemos separar aquilo que é errado e rejeitar, e não rejeitar 100% das coisas que os ímpios fazem.

É óbvio que devemos rejeitar apenas aquilo que fere a vontade de Deus em nossas vidas, pois até os ímpios podem ter atitudes corretas, pois Deus lhes dá essa capacidade pela Sua graça comum. Não é incomum ver ímpios ajudando o próximo, tendo atitudes de gentileza, serem educados, etc. Essas coisas podemos sim fazer como eles. Rejeitamos apenas aquilo que fere as orientações de Deus.

(3) Alguns argumentam que a origem da comemoração de aniversários é pagã e por isso devemos rejeitar isso. Sobre esse argumento penso que devemos avaliar se tudo que tem origem “pagã” deve ser realmente rejeitado. Por exemplo, vários dos remédios que usamos hoje tem origem pagã, pois foram descobertos por tribos indígenas e depois foram estudados por cientistas ateus até estarem nas farmácias. Devemos, nesse caso, não usar esses medicamentos?

Essa postura é extremamente prejudicial. Nós cristãos cremos que Deus é o criador de tudo; e se os remédios estão lá na farmácia e não ferem nenhum princípio da vontade de Deus, podem sim ser usados como bênção de Deus, independente da sua origem ser pagã ou não. O mesmo princípio se aplica a outras situações. Se alguém for pesquisar a origem de cada coisa para decidir usar ou não ficará maluca, terá de viver em uma bolha. Deus nos deu liberdade, pois Deus é Soberano sobre tudo e todos. Devemos, é claro, agir com sabedoria em cada situação.

Sobre isso Paulo orientou: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.” (Tt 1. 15). Em outro lugar Paulo também disse: “Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: “Não manuseie! ” “Não prove! ” “Não toque! “? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.” (Cl 2:20-22 – NVI)

(4) Assim, concluo que não há qualquer erro em comemorar seu aniversário desde que seja uma festa que não fira a vontade de Deus. No dia 03/02 foi meu aniversário. Reuni minha família em comunhão em volta da mesa, louvamos a Deus e oramos em gratidão a Deus por mais um ano de vida que me deu e ainda, de quebra, alguns parentes que não conhecem Jesus puderam receber a palavra Dele. Onde estaria o pecado em tudo isso que aconteceu em meu aniversário?

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão