Quem são Abadom e Apoliom citados em Apocalipse 9:11?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Gostaria de entender melhor sobre o Abadom e o Apoliom que são citados no livro de Apocalipse. Observei que o texto fala que é um anjo, mas gostaria de saber que anjo seria esse e o que significam esses nomes dados em hebraico e grego?

Caro leitor, Apocalipse sempre exige do estudante da Bíblia um pouco mais de paciência, de pesquisa, de entendimento de contextos amplos, para que compreenda melhor seus significados.

Vamos analisar a partir de agora quem é Apoliom e Abadom.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Quem são Abadom e Apoliom citados em Apocalipse 9:11?

(1) Podemos observar que na dramática narrativa dos acontecimentos do final dos tempos, o texto de Apocalipse nos mostra que o quinto anjo de Deus toca sua trombeta, disparando mais uma série de acontecimentos terríveis:

“O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo” (Apocalipse 9:1).

Uma grande série de figuras são usadas para mostrar quão terríveis são os acontecimentos. A figura de gafanhotos é usada para mostrar a destruição! E a dor é tão grande que é comparada a picadas de escorpiões:

“Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra” (Apocalipse 9:3).

Não iremos estudar aqui em detalhes essas figuras, pois queremos ir para a compreensão sobre Apoliom e Abadom.

(2) O texto, então, revela que esses gafanhotos tinham um rei sobre eles. Ou seja, alguém que os direcionava a fazer o que faziam, um cabeça:

“e tinham sobre eles, como seu rei, o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom, e em grego, Apoliom” (Apocalipse 9:11).

Esse rei é citado como o anjo do abismo e é identificado com dois nomes, um em grego e outro em hebraico:

(i) Abadom

No hebraico é “Abaddon”, significa “lugar de destruição”. Essa palavra aparece por pelo menos seis vezes no Antigo Testamento, sempre ligada ao lugar dos mortos.

Os textos em que aparece são Jó 26:6; Jó 28:22; Jó 31:12; Salmos 88:11; Provérbios 15:11; Provérbios 27:20. Vejamos este último:

“O inferno e o abismo (Abaddon) nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”  (Provérbios 27:20).

Em Apocalipse a palavra é usada como um tipo de nome do anjo do abismo. Esse nome explica muito do que é esse Anjo Maligno.

Ele é um destruidor e cabeça dessa destruição que vem sobre a terra, porém, é preciso que fique claro que isso somente se dá debaixo da permissão de Deus.

Há um plano do Senhor na liberdade que ele dá para esse destruidor. Alguns entendem que aqui a referência é ao próprio Satanás. Outros, que se trata de um poderoso demônio, dai a citação da palavra anjo (mensageiro).

(ii) Apoliom

No grego é “Apolluon”. Tem o mesmo sentido do primeiro nome, mas significa aqui “O destruidor”. Como podemos observar, a ideia do texto é exatamente mostrar a face destrutiva desse ser em suas ações.

(3) O leitor superficial da Bíblia, que lê apenas partes isoladas, certamente ficará com certo receio (medo) pela forma como os planos de destruição do maligno parecem ter certo êxito aqui.

O Abadom (Apoliom) parece conseguir realizar seus planos. Porém, observamos que tudo não passa do plano de Deus sendo realizado, pois nem o diabo pode escapar deles!

A destruição de Apoliom, sua completa derrota, também é narrada: “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;. todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles” (Apocalipse 12:7-8).

O destruidor não tem poder de destruir a Deus! Glórias ao Senhor nosso Deus!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp