Quais eram os pecados abomináveis na lei de Moisés?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: eu percebi em minhas leituras que existem alguns pecados que Deus chama de abomináveis na Palavra. Gostaria de entender quais são os pecados abomináveis para Deus na lei de Moisés e por que existe essa diferenciação entre os tipos de pecados?

Cara leitora, sob um ponto de vista todo pecado é uma ofensa a Deus e desagrada ao Senhor.

Mas de outro, de fato, Deus chama alguns tipos de pecados de “abomináveis” ou “abominação”, o que nos indica que existem alguns tipos de pecados que O desagradam ainda mais, devido serem mais graves que outros. Vamos conhecer alguns desses pecados tratados na lei de Moisés.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

Quais eram os pecados abomináveis?

(1) Os primeiros erros que Deus chama de abominação estão ligados às leis alimentares dadas por Ele a Israel. Deus estabelece ali o que se podia e o que não se podia comer.

Os animais que não se podiam comer são chamados por Deus de abominação. Vejamos um exemplo: “Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés ou que tem muitos pés, entre todo enxame de criaturas que povoam a terra, não comereis, porquanto são abominação” (Levítico 11:42).

É importante saber o significado da palavra abominação nesse contexto, ela indica “coisa ou ídolo detestável, uma coisa impura, algo detestável”. Aqueles alimentos que Deus proibiu são, então, impuros e detestáveis.

(2) Temos agora uma proibição de relacionamentos amorosos humanos que Deus não permite, vejamos: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação” (Levítico 18:22).

Aqui as práticas de homossexualidade são proibidas e Deus as vê como abominação. Isso significa que Deus não permite que se formem casais de mesmo sexo, ele vê isso como algo muito grave.

(3) Deus também chama de abominação a não observância das regras referentes ao sacrifício pacífico (de paz), que era oferecido a Ele.

A pessoa que oferecia esse tipo de sacrifício podia comer parte dele, porém, somente até o segundo dia (Levítico 19:6-7). Se algo fosse comido ao terceiro dia, representava um erro abominável:

“Se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, é abominação; não será aceita” (Levítico 19:7).

(4) Outra abominação diante de Deus era ter imagens de deuses. Israel estava indo para a terra prometida por Deus, lá encontrariam muitos povos pagãos que deveria derrotar, porém, Deus deixa claro que eles não deveriam cobiçar as imagens, nem a prata e o outro que estivessem nelas, antes, deveriam queimá-las:

“As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 7:25).

(5) Incitação a servir outros deuses também era considerado uma abominação pelo Senhor. Ele orienta na lei sobre pessoas se levantarem para incitar outros a andar nos caminhos de outros deuses (Deuteronômio 13:12-13).

Essas pessoas deveriam ser resistidas fortemente: “então, inquirirás, investigarás e, com diligência, perguntarás; e eis que, se for verdade e certo que tal abominação se cometeu no meio de ti” (Deuteronômio 13:14).

(6) Oferecer sacrifícios ao Senhor que fossem defeituosos, contrários à lei dos sacrifícios estabelecidos por Deus, também era abominação:

“Não sacrificarás ao SENHOR, teu Deus, novilho ou ovelha em que haja imperfeição ou algum defeito grave; pois é abominação ao SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 17:1).

(7) Consultas a necromantes (pessoas que consultam mortos), feiticeiras, adivinhações, rituais de ocultismo, tudo isso era proibido na lei de Deus (Deuteronômio 18:10-11) e tal ato também era chamado pelo Senhor de abominação:

“pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti” (Deuteronômio 18:12)

(8) Um marido (espertinho) que tenha dado carta de divórcio à esposa por ter encontrado algum motivo (muitas vezes incorreto) para isso, não poderia depois voltar a casar com ela (Deuteronômio 24:1-3).

Essa era uma lei para proteger as mulheres de maridos exploradores e mentirosos. Essa atitude de voltar a casar com a repudiada era vista como abominação:

“então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a desposá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim, não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança” (Deuteronômio 24:4).

(9) Negócios feitos com o próximo deveriam ser feitos com justiça e retidão (Deuteronômio 25:15). Deus chama de abominação quando alguém usava injustiça nas relações de negócios, utilizando estratégias de enganação:

“Porque é abominação ao SENHOR, teu Deus, todo aquele que pratica tal injustiça” (Deuteronômio 25:16).

(10) A inversão dos papéis sexuais de homem e mulher também é considerado pelo Senhor como abominação.

O texto fala de “roupas”, mostrando que era proibido inverter os papéis que Deus estabeleceu para cada um, pois criou “macho e fêmea”, “homem e mulher”, cada um com suas particularidades, que deveriam ser respeitadas:

“A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 22:5).

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp