O que significa Jesus dar as chaves do reino dos céus a Pedro?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu fiquei muito em dúvida sobre o que Jesus disse a Pedro, quando disse que daria a ele as chaves do reino dos céus. Como poderíamos entender isso que Jesus disse a ele? Pedro teria algum poder de fechar ou de abrir o céu para as pessoas? Estaria isso significando que Pedro foi o primeiro papa como alguns dizem?

Cara leitora, o texto onde Jesus diz isso a Pedro é Mateus 16:19, que diz: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus”.

A primeira e talvez mais importante regra da interpretação bíblica é analisar o contexto para situarmos essa fala e a compreendermos melhor. Vamos lá?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

O que significa Jesus dar as chaves do reino do céus a Pedro?

(1) O contexto surge de uma pergunta que Jesus fez aos Seus discípulos: “Indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mateus 16:13).

Depois de ouvir a resposta dos discípulos sobre quem os outros diziam que Jesus era, a pergunta fica mais direta: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?” (Mateus 16:15).

Agora Jesus não queria saber mais o que os de fora pensavam, mas o que os Seus próprios apóstolos pensavam a respeito Dele. A resposta vem de imediato do impetuoso Pedro: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16).

Essa confissão agrada Jesus, que passa então a dizer algumas palavras a Pedro, que são as palavras que iremos analisar.

As chaves do reino dos céus

(2) Alguns pensam erradamente que Jesus estava aqui fazendo de Pedro o primeiro Papa, que teria autoridade suprema sobre todos os discípulos.

Inclusive, esse erro interpretativo levou a muitos pensamentos errados, como o caricato pensamento de Pedro controlando a entrada no céu, como uma espécie de porteiro. Tais pensamentos, nem de longe, representam o profundo ensino que a fala de Jesus quis trazer ali.

Quando Jesus diz que daria a Pedro as chaves do reino dos céus estava descrevendo algo muito relacionado com a confissão de Pedro de que Jesus era o Cristo (o Messias).

(3) Chaves são usadas para fechar e abrir. Observe que não “chave”, no singular, mas “chaves”. Pedro aqui representa os apóstolos de Cristo. Todos eles foram comissionados por Jesus e receberam a bênção de usar essas “chaves”.

Todos receberam o Espírito Santo: “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20:22).

Essas chaves tem a ver com a confissão de Pedro. A confissão de que Jesus é O Cristo é a chave da pregação que abre as portas para o arrependimento e consequentemente ao reino dos céus.

Ao mesmo tempo, a rejeição a essa confissão, ou uma não confissão, a descrença, fecha a porta para o arrependimento e a entrada ao reino dos céus. É por isso que foi dito a Pedro:

o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus” (Mateus 16:19).

(4) Os apóstolos de Cristo, sob a liderança futura de Pedro, foram os responsáveis pelo início da proclamação da Palavra do Senhor (o evangelho) a todas as nações. Eles formaram a base da igreja de Cristo.

Eles tinham a autoridade dada por Cristo (as chaves para a compreensão sobre o evangelho) que daria as pessoas os elementos fundamentais para a entrada no reino dos céus.

É por isso que se diz a respeito da igreja de Cristo em Atos 2:42: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

A doutrina dos apóstolos era a chave que levava as pessoas ao conhecimento pleno de Cristo ou à confissão de Pedro, compartilhada pelos outros apóstolos.

O papel de liderança de Pedro é claro em tudo isso, sendo o cumprimento da promessa de Jesus a ele. Veja a pregação de Pedro em Atos 2:15 e seguintes.

(5) Por fim, devemos rejeitar qualquer ensino que faça de Pedro quase que um semideus, uma pessoa quase que adorada ou venerada.

O texto não coloca Pedro nesse patamar, antes, como demonstramos aqui, revela a ele naquele momento a grandeza daquilo que Deus o fez compreender e como essa grandeza do evangelho iria ser compartilhada como sendo as chaves que abririam ou fechariam a entrada das pessoas ao reino dos céus, dependendo de como as pessoas receberiam essa mensagem:

Se como o povo que dizia que Jesus era um monte de coisas, menos quem era de verdade. Ou se como Pedro e os apóstolos que o viam como o Messias prometido.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp