Qual o significado de trombeta na Bíblia? É literal ou simbólico?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: A Bíblia tem muitas passagens que falam de trombetas. Gostaria de entender melhor o que era uma trombeta. Vejo que em vários textos escatológicos sobre o final dos tempos aparecem também falas sobre trombetas. São literais ou simbólicos?

Caro leitor, nas próximas linhas iremos aprender detalhes interessantes, tanto da trombeta usada como uma descrição literal, quanto de trombetas simbólicas que aparecem na Bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

Trombetas na Bíblia

(1) Comecemos a falar sobre a trombeta literal. Era um instrumento de sopro, geralmente feita de chifres de animais: “Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas” (Josué 6:4).

Mas também havia trombetas de metal, que tinham um corpo fino e a sua ponta tinha a forma de um sino: “Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para convocares a congregação e para a partida dos arraiais” (Números 10:2).

(2) No Antigo Testamento as trombetas eram usadas em momentos especiais. Nos dois textos citados acima podemos observar que elas eram, em alguns momentos, de uso restrito dos sacerdotes, para serem tocadas em momentos especiais de partida dos arraiais e em momentos de guerras para convocação da tropa para agir.

Mas também eram usadas em momentos especiais de comemoração, com foco na lembrança das bênçãos que Deus deu através da aliança feita com o povo:

“Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, também tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Números 10:10).

(3) Dessa forma, a trombeta foi um instrumento muito usado em Israel, muito ligado ao culto também: “Assim, todo o Israel fez subir com júbilo a arca da Aliança do SENHOR, ao som de clarins, de trombetas e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas” (1 Crônicas 15:28).

Até aqui temos basicamente o uso literal do instrumento de sopro no dia a dia do povo de Deus. Mas o que a trombeta representava simbolicamente?

(4) Simbolicamente podemos ver a Bíblia citar diversas vezes o “som de trombeta” sendo soado de forma sobrenatural em manifestações de Deus ao povo:

“Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu” (Êxodo 19:16).

Certamente que um som soando de forma sobrenatural chamava muito a atenção das pessoas para algo especial que estava ocorrendo!

Além desse toque sobrenatural registrado nas Escrituras, ainda temos que a trombeta era simbolicamente a voz dos profetas do Senhor, que traziam uma mensagem que deveria ser ouvida com muita atenção:

“Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados” (Isaías 58:1).

(5) A trombeta também está muito ligada simbolicamente aos eventos do final dos tempos. Paulo a usou como símbolo do momento em que Jesus voltará:

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16).

Em Apocalipse temos sete anjos, com sete trombetas; e no toque de cada uma delas temos desencadeamentos de eventos de juízo derramados por Deus na terra, que marcam os momentos do fim dos tempos:

“Então, os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar” (Apocalipse 8:6). 

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp