Quem foram Jair e Hadade na Bíblia? Seria uma profecia sobre as eleições?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: recebi em meu Whatsapp dois textos bíblicos que falavam que Jair foi um bom homem e agradou ao Senhor, ligando isso ao candidato Jair Bolsonaro. E em outro texto que Hadade odiava o povo de Deus, ligando-o ao candidato Haddad do PT. Esses textos bíblicos seriam algum tipo de profecia como afirma o autor desse texto?

Caro leitor, quando recebemos qualquer informação que trate algo da Bíblia é muito importante fazer o que você fez, ou seja, questionar avaliando isso corretamente para saber a veracidade dos fatos.

Vamos avaliar esses textos e verificar a veracidade do uso que alguns têm feito deles?

Quem foram Jair e Hadade na Bíblia?

(1) Realmente existiram dois personagens bíblicos, um com o nome de Jair e outro com nome de Hadade. Vejamos os textos onde eles aparecem: “Depois dele, se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel vinte e dois anos” (Juízes 10:3).

Nesse texto usado e muito divulgado pelas redes sociais temos a menção de um dos juízes de Israel. Nesse contexto, juiz não era o presidente de uma corte, mas um líder militar levantado por Deus em uma época em que o povo de Israel estava corrompido, e Deus punia o povo com inimigos, que os derrotavam.

Um juiz era levantado quando o povo se arrependia e voltava seus corações ao Senhor. Vários desses juízes são citados nesse livro. Entre os mais conhecidos temos Gideão e Sansão, por exemplo.

(2) O segundo texto citado nas redes sociais é 1 Reis 11:25: “Este foi adversário de Israel por todos os dias de Salomão, fez-lhe mal como Hadade, detestava a Israel e reinava sobre a Síria”.

Esse Hadade citado aqui foi um príncipe vindo do povo de Edom (edomitas), que havia escapado dos ataques de Joabe (comandante dos exércitos de Davi), e foi gentilmente recebido pelo Faraó no Egito.

Agora, após a morte do rei Davi, de volta a Israel (1 Reis 11:21) foi um grande espinho na vida do rei Salomão, da mesma forma que outros vários inimigos.

(3) Agora que conhecemos um pouco melhor os dois personagens citados, vamos responder à pergunta que é feita nas redes sociais!

Nas redes sociais o autor relaciona Jair, o juiz, e Hadade, o inimigo de Israel, com Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, respectivamente. No final, o autor, fazendo uma relação dos candidatos com o texto bíblico, pergunta:

“Seria coincidência?”, ou seja, Jair Bolsonaro seria o melhor para o Brasil e Fernando Haddad seria um espinho para o Brasil? Não é difícil observarmos que essa relação dos textos bíblicos com os candidatos à presidência é forçada e totalmente absurda. Vou explicar porquê:

(4) Os textos bíblicos apresentados não têm qualquer caráter profético. Não têm a estrutura nem mesmo básica das profecias quando apresentadas por Deus e relatadas por Seus profetas (que geralmente iniciam com “Assim diz o Senhor ou Veio a mim palavra do Senhor…”.

Os dois textos, portanto, são claramente descritivos, ou seja, descrevem a história como ocorreu. Além desse fato, temos um separação considerável de tempo entre o Jair (Juiz) e Hadade (inimigo de Israel).

Eles não foram contemporâneos e não têm qualquer relação um com o outro. Por isso, relacionar tais textos com as eleições 2018 no Brasil é um erro teológico que busca manipular a Bíblia para forçá-la a dizer o que não diz.

Como cristãos não devemos aceitar tal coisa, seja qual for o nosso candidato ou ideologias, pois nossa regra de fé e prática é a Bíblia Sagrada e devemos interpretá-la com retidão e respeito pela Palavra do Senhor.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp