É pecado orar por uma pessoa usando a foto dela? Isso seria idolatria?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu tenho o costume de orar muito pelas pessoas. Costumo pedir uma foto da pessoa por quem vou orar para apresentá-la diante de Deus. Mas recentemente uma pessoa me repreendeu dizendo que isso que faço é idolatria, que isso não agrada a Deus. Fiquei muito chateada, pois não faço isso por idolatria! Você pode me ajudar a entender se estou errada perante a Bíblia de pedir uma foto para orar pela pessoa?

Cara leitora, vou te ajudar a refletir sobre se isso que você faz é ou não errado diante de Deus. Mas, claro, usando a Bíblia. Vem comigo para analisarmos juntos.

Inscreva-se em nosso canal (clique): http://youtube.com/c/AndréSanchez

É pecado pedir a foto da pessoa para orar por ela?

(1) A Bíblia nos orienta de forma clara sobre a questão de imagens: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” (Êxodo 20:4).

O texto é claro quando ensina que a proibição é quanto a adoração de imagens de todo tipo: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20:5).

Portanto, não existe aqui uma proibição, por exemplo, de ter uma foto de uma pessoa para recordação. Mas, se diante dessa foto a pessoa se ajoelha, acende uma vela, ora fazendo pedidos para (e não pela) a pessoa da foto, então, se torna pecado de idolatria.

(2) Dito isto, vamos agora analisar a questão da forma como você usa as fotos. Penso que a primeira coisa a ficar claro é que ter a foto de uma pessoa não torna a sua oração “mais forte”, “mais poderosa” como alguns pregam erroneamente por aí. Se a foto é usada nesse sentido está errado.

Da mesma forma, alguns utilizam objetos de uma pessoa para orar como se isso fizesse a oração ter “mais resultado”. Isso também está errado, é crendice, não é bíblico!

Outros ainda menosprezam a onisciência de Deus, como se Deus não pudesse saber por quem estamos orando se não tiver uma foto da pessoa. Isso também é absurdo!

(3) Porém, na sua dúvida, percebi que você usa a foto somente de forma simbólica, como uma forma de apresentar a pessoa a Deus. Nesse sentido não vejo pecado.

Não existe adoração direciona à pessoa da foto e nem a crença de que o poder está em apresentar a foto. Sendo assim, não vejo problemas em usar uma foto apenas de forma simbólica para orar por uma pessoa.

É parecido com anotar o nome da pessoa e falar, apresentá-la diante de Deus!

(4) No entanto, avalie sempre a questão: Se isso tem causado problemas persistentes na sua comunidade, confusão na mente das pessoas, não vale a pena insistir nisso.

Melhor ter paz e somente anotar o nome da pessoa e orar. Mas se a questão é apenas pontual, explique para a pessoa que você não está adorando a imagem, mas apenas usando ela de forma simbólica para clamar pela pessoa diante do Senhor, para apresentá-la diante de Deus. Feito dessa forma não estará pecando.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp