Jesus foi morto antes da fundação do mundo segundo Apocalipse 13:8?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Eu fico confusa com o texto de Apocalipse 13:8, pois ali diz que o Cordeiro (Jesus) foi morto antes da fundação do mundo. Como isso é possível? Deus, então, antes de criar todas as coisas, já sabia que o homem ia pecar e não fez nada para evitar isso?

Cara leitora, quando falamos de certos atributos de Deus, muitas vezes, enquanto seres humanos limitados, ficamos confusos no entendimento deles e acabamos nos baseando em lógica humana, o que nos leva a conclusões equivocadas.

Vamos analisar porque, segundo Apocalipse, Jesus foi morto desde a fundação do mundo, e entender o que isso significa na prática.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Como é possível Jesus ter sido morto antes da fundação do mundo?

(1) Comecemos examinando o versículo: “e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8).

A primeira coisa a observar é que a frase “desde a fundação do mundo” pode se referir ao livro da vida, ou seja, estaria falando sobre os que “não foram escritos no livro da vida do cordeiro”, “desde a fundação do mundo”.

Ou pode se referir ao Cordeiro que foi morto “desde a fundação do mundo”. Nesse caso estaria sendo aplicada a Jesus. As duas formas são possíveis no original.

Especialistas em grego divergem sobre a questão, mas grande parte deles pensa que por haver um outro versículo que faz uma aplicação para o livro da Vida, essa aplicação “desde a fundação do mundo” para o livro da vida, seja a mais correta. Veja o outro verso:

“a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo…” (Apocalipse 17:8) 

(2) Mas essa interpretação não muda muito o sentido da lição que Deus quer passar nesse verso. Se já existia um livro da vida com nomes escritos desde a fundação do mundo, ou seja, desde o início, é porque a obra de salvação já existia também e, por consequência, a obra de Cristo também precisaria existir, pois Ele é o salvador!

Então, sim, o pecado não foi uma surpresa para Deus. Sendo onisciente, Ele sabia dele, o permitiu e providenciou a salvação dos Seus eleitos! O pecado não derrotou os propósitos de Deus!

Mas para entender isso de uma forma mais profunda, precisamos entender com mais detalhes alguns dos atributos e ações de Deus na Bíblia. Vejamos:

(3) Soberania: Deus mostra que está no controle do início ao fim. A entrada do pecado não representou uma surpresa para Deus, não “forçou” Deus a criar um “plano B”, pois o primeiro não funcionou.

A soberania de Deus mostra que antes que tudo existisse Ele tinha conhecimento de tudo. Isso é muito para nossa mente limitada, gera muitos questionamentos, porém, é assim que a Bíblia apresenta Deus.

(4) Graça: Quando a Bíblia diz que havia inscritos e não inscritos no livro da vida antes da fundação do mundo, quer nos mostrar que mesmo antes de tudo ser criado Deus já havia providenciado sua graça, seu favor para alcançar uma criação que o rejeitaria e que não teria condições de, por si própria, viver na presença do Senhor!

(5) Onisciência: Deus tem pleno conhecimento de tudo. Sendo assim, Ele pode fazer decretos, pode prever situações, pode mostrar o que irá ocorrer, como irá ocorrer.

Para nós isso beira à loucura, porém, quando lemos, por exemplo, as profecias a respeito do nascimento do Messias e como Deus as fez se cumprir ou mesmo o próprio Apocalipse, podemos perceber que o Senhor conhece as coisas de uma forma totalmente plena!

(6) Governo: Deus governa tudo. Mas e o diabo? Deus também o governa no sentido de que Ele não pode ultrapassar os limites que Deus colocou e ainda mais: Deus já decretou a sua derrota e ela irá ocorrer!

(7) Dessa forma concluímos que Apocalipse 13:8 nos mostra a grandeza de Deus, de um Deus que está no governo de todas as coisas e que não pode ser surpreendido nem pelo diabo, nem pelo pecado, nem por ser humano algum!

É por isso que Jesus aceitou morrer pelos nossos pecados antes da fundação do mundo! É por isso que Deus conhece o número exato dos Seus eleitos mesmo antes deles nascerem aqui nesse mundo, nesse tempo terreno!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp