O que significa o salário do pecado é a morte que a Bíblia ensina?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você pergunta: lendo em Romanos 6:23, um texto que é muito citado por muitos pastores na Bíblia, observei que Paulo fala ali que o salário do pecado é a morte. De forma prática o que seria isso? Seria a morte física ou a morte espiritual? O que esse salário significa em nossas vidas?

Caro leitor, esse é um importante texto que nos ajuda a entender mais profundamente a nossa situação com relação à nossa natureza humana pecaminosa. Mas para entender esse texto de uma forma mais profunda, vamos refletir um pouco sobre o contexto em que ele foi escrito e também sobre o contexto mais amplo analisando outros textos bíblicos.

Leia também: o que é contexto bíblico? Como Entender a Bíblia lendo o contexto?

O que significa o salário do pecado é a morte?

O que significa o salário do pecado é a morte?

(1) Para entender bem essa questão precisamos relembrar o que está escrito em Gênesis 2:16-17: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Deus estabelece uma ordem e uma consequência caso essa ordem fosse desobedecida, que era a morte. Esse é o primeiro texto da Bíblia que fala diretamente sobre morte.

Mas o que seria essa morte? A punição de Deus por causa da desobediência atingiu todo o nosso ser. Isso significa que haveria a partir daquela desobediência, como primeira consequência direta, a morte física do ser humano. Passamos a ser criaturas que voltam ao pó. E também, por conta da mesma desobediência, a morte espiritual passou a fazer parte da vida do ser humano desobediente, pecador, caído. A morte espiritual pode ser explicada como a nossa distância de Deus. Perto de Deus há vida, longe Dele, não.

Leia também: Para onde vai a nossa alma quando morremos?

O salário do pecado é a morte e o dom gratuito da vida eterna

(2) No texto de Romanos 6: 23 Paulo explica essa questão com detalhes: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Nesse texto e em seu contexto, Paulo está fazendo uma comparação com a vida sem Cristo e a vida com Cristo.

Sem Cristo, aquilo que temos em nós é o domínio pleno do pecado. Isso nos faz receber o salário, ou seja, o pagamento por termos uma vida que desagrada a Deus. E o salário do pecado é a morte, a condenação eterna. A morte física todos os homens passarão, porém, a morte espiritual, a qual a Bíblia também dá o nome de segunda morte (Apocalipse 21:8), essa é o salário de quem permanece distante de Deus em uma vida de pecado.

(3) No entanto, o texto também nos demonstra que existe uma forma de não receber esse salário terrível. E a forma é recebendo o dom gratuito de Deus, ou seja, recebendo a salvação que está em Jesus Cristo, que é a resposta de Deus ao problema que o pecado causou em nossas vidas. É a graça de Deus derramada sobre aqueles que creem.

Isso significa que Deus providenciou uma forma de escaparmos desse salário terrível que todos nós iríamos receber, pois todos nós pecamos (Romanos 3:23). E essa forma de escapar é simplesmente crendo no sacrifício de Seu filho, o Senhor Jesus Cristo: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos” (Efésios 2:4-5).

(4) Dessa forma, o salário do pecado é a morte significa que no juízo final, aquele dia em que Deus vai julgar a cada um de nós, muitos irão receber plenamente esse salário do pecado, irão receber em sua “conta” e deverão sofrer muito com ele. Essa será a justiça de Deus derramada sobre todos que o rejeitaram. E ao mesmo tempo Ele derramará graça e misericórdia sobre todos aqueles que receberam Jesus Cristo em suas vidas e creram de fato e de verdade: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1:12).

(5) Assim, concluímos que o salário do pecado é a morte para todos aqueles que rejeitam Jesus Cristo e, dessa forma, acolhem e aceitam uma vida de pecado. A consequência disso é a morte espiritual, o sofrimento eterno. Mas Deus nos deu também a possibilidade de trocar o sofrimento eterno pela vida eterna, que é a vida ao lado de Deus e de sua vontade. Para isso precisamos reconhecer nossa condição de pecadores e ser discípulos de Jesus de Nazaré.

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp