Jesus tomou as chaves da morte e do inferno das mãos do diabo?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
O que você acha de no ano de 2019 você realmente conseguir ler e ENTENDER de verdade a Bíblia Sagrada de Capa a Capa? Entre em nosso projeto Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse) e experimente algo novo, um curso através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular... SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Já ouvi muitas pessoas falarem que Jesus, depois de ter morrido e ressuscitado, tomou das mãos do diabo as chaves da morte e do inferno. Eu gostaria de entender melhor isso. Por que essas chaves da morte e do inferno estariam nas mãos do diabo? Ele é quem tem poder de colocar as pessoas no inferno e trazer morte a elas?

Caro leitor, o entendimento que você citou em sua pergunta está totalmente errado. Ele vêm geralmente de uma interpretação isolada e errada de alguns textos bíblicos. Nós vamos esclarecer esses pontos nas próximas linhas e você entenderá perfeitamente o que a Bíblia quer nos revelar.

O que significa Jesus ter as chaves da morte e do inferno?

O que significa Jesus ter as chaves da morte e do inferno?

(1) Na narrativa inicial de Apocalipse o apóstolo João narra seu encontro com Jesus Cristo, que passaria a ele diversas revelações sobre os tempos do fim. Jesus diz a João: “Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:17-18). Observe que no texto em nenhum momento Jesus diz que “agora tenho” ou “tomei as chaves da morte e do inferno das mãos do diabo”. Jesus se apresenta como o Soberano Deus eterno (primeiro e último), aquele que venceu a morte e aquele que “tem as chaves da morte e do inferno”. Apenas esse trecho já deixa claro que Jesus não arrancou essas “chaves” das mãos de ninguém.

Com quem estão as chaves da morte e do inferno?

(2) Precisamos entender que Deus é soberano sobre tudo e todos e é Deus (não o diabo) quem tem domínio sobre a morte e sobre o inferno. Observe essa citação de Jesus: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28). Esse “aquele” é uma menção sobre o Deus todo poderoso e não ao diabo. Ou seja, É Deus quem tem as “chaves” da morte e do inferno. Não há nenhuma menção na Bíblia de que Jesus tenha tomado do diabo as chaves do inferno. Existe sim má interpretação do texto em que Pedro fala que Jesus pregou aos espíritos em prisão (Eu explico essa questão aqui neste estudo, clique para ler).

(3) Por fim, agora vamos entender o que significa Jesus dizer que tem “as chaves da morte e do inferno”.

 a) Chaves: ter as chaves significa ter o domínio, o controle, a autoridade. Jesus Cristo tem tudo isso, pois, além de ser Deus, cumpriu plenamente Sua missão de morrer na cruz e resgatar os perdidos.

 b) Morte: A morte é um estado. As pessoas estão mortas em seus delitos e pecados (Efésios 2:1) e morreram ou morrerão fisicamente também. Mas Cristo, que tem as chaves da morte, conquistou a vida eterna para os Seus servos (a vitória sobre a morte). Ele abrirá os túmulos e trará de volta da morte, tanto para vida eterna quanto para a condenação eterna (João 5:28-29).

c) Inferno. Inferno é um lugar. A palavra grega aqui é “hades”; designa o lugar de condenação, de tormento. Os que são de Cristo não estarão no inferno. Mas os que O rejeitaram passarão por essa dura condenação. Jesus tem o controle disso tudo.

(4) Sendo assim, ter as chaves da morte e do inferno indica que Jesus Cristo tem debaixo de Sua autoridade e poder todas as almas humanas e o destino delas. É Ele quem salva os que O receberam e, ao mesmo tempo, condena aqueles que O rejeitaram. Até mesmo o próprio diabo está derrotado, conforme nos mostra Apocalipse 20:10.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão