Salomão foi salvo ou está no inferno?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir
Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…

Você Pergunta: Uma grande dúvida que tenho é se o rei Salomão foi salvo. A Bíblia diz que Deus fez dele o mais sábio de todos e o mais rico, mas ele desviou dos caminhos do Senhor! Mas no final Deus o salvou ou ele, assim como o Rei Saul, morreu distante de Deus?

Cara leitora, a história de Salomão realmente é impressionante. A respeito dele o Senhor disse coisas grandiosas:

“eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá” (1 Reis 3:12).

Além da sabedoria, Deus deu muito mais a ele, riquezas e honras incrivelmente grandiosas:

“Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias” (1 Reis 3:13).

Mas sabemos o que ocorreu depois disso. Alguns anos depois Salomão abandona o Senhor de forma muito profunda e triste!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Salomão foi salvo? O que a Bíblia diz?

(1) Fica evidente na Bíblia que Salomão teve dias de muita proximidade com Deus em sua juventude, mas ao ficar mais velho saiu totalmente da presença de Deus:

“Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai” (1 Reis 11:4).

As centenas de mulheres que Salomão trouxe para si, algumas certamente por alianças políticas com outros povos, e outras pelo seu desejo insaciável e pecaminoso, elas ajudaram a desviá-lo totalmente dos caminhos do Senhor, a ponto dele construir templos a deuses pagãos:

“Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom” (1 Reis 11:7).

Tudo isso, claro, quebrava totalmente a aliança de Israel com o Senhor Deus. Salomão foi, nesse ponto, um péssimo rei, um exemplo do que um rei não podia fazer!

(2) Tudo isso nos leva a pensar que ele não foi salvo, não é verdade? Mas sobre a salvação de Salomão temos que observar inicialmente que a Bíblia não fala claramente se ele foi salvo ou não de forma direta.

Isso leva os teólogos a defenderem duas posições com argumentos interessantes:

SALOMÃO NÃO FOI SALVO:

(3) Quem pensa dessa forma argumenta que o texto que vimos em 1 Reis 11 afirma que ele já estava velho e permaneceu nos maus comportamentos até o final.

Como prova disso, inclusive, temos o fato de Salomão não ser citado na galeria dos heróis da fé de Hebreus 11. Isso realmente é bem estranho, já que Salomão se destacou muito na Bíblia.

Por que não estaria na galeria de heróis da fé junto de Davi, seu pai?

Isso pode indicar que ele não tenha sido salvo, logo, não tinha uma fé verdadeira no Deus vivo. Ao mesmo tempo, essa galeria de homens de fé teve o nome de Davi e outros:

“E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas” (Hebreus 11:32).

SALOMÃO FOI SALVO:

(4) Aqueles que pensam que Salomão tenha sido salvo, argumentam que Salomão pode ter se convertido nos últimos tempos de sua vida.

Isso porque alguns creem que o livro de Eclesiastes seria de autoria de Salomão e nele Salomão tenha refletido sobre sua vida e erros (Eclesiastes 2) e percebido que longe de Deus não havia uma vida verdadeira:

“Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer ou quem pode alegrar-se?” (Eclesiastes 2:24-25).

Sobre Salomão não estar na lista dos heróis da fé argumentam que essa lista não é uma lista completa de todos os salvos do Velho Testamento. Nela não temos vários nomes de homens e mulheres de Deus que foram pessoas de fé.

Hebreus 11 seria uma lista para exemplificar alguns nomes de fé escolhidos pelo autor, sem o objetivo de listar todos os salvos.

(5) Como podemos ver, não é tão simples determinar biblicamente se Salomão teria ou não sido salvo. Mas como eu costumo pensar nesse caso?

Eu penso que quando falamos de salvação temos que ter em mente que somente Deus conhece perfeita e precisamente o coração de uma pessoa.

Eu não gosto de ficar determinando se a pessoa “A” ou “B” foi salva. Prefiro deixar isso para a exclusiva soberania de Deus! Ele é justo e sabe exatamente quem são os salvos!

Então, no caso de Salomão, sou daqueles que fica “em cima do muro”, pois não consigo determinar pela Bíblia com 100% de certeza se ele foi ou não salvo!

Você pode ler MAIS UM ESTUDO agora? Escolha um abaixo e clique:

Compartilhe este estudo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • WhatsApp