Melquisedeque era Jesus Cristo pré-encarnado no Antigo Testamento?

Postado por Presbítero André Sanchez, em #VocêPergunta | Imprimir Imprimir
Permita-me "atrapalhar" sua leitura apenas por alguns segundos: No ano de 2018 você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo? Que tal você experimentar por 1 mês aprender comigo, através de vídeo-aulas, ai no conforto de seu lar, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Você pergunta: Um amigo meu esses dias me mostrou um texto que me deixou um pouco confuso. É o texto que está em Hebreus 7:3: “sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente”. Esse texto está falando de Melquisedeque e, segundo meu amigo, esse Melquisedeque do Velho Testamento seria Cristo pré-encarnado. Isso tem fundamentação bíblica? Pode preparar um estudo sobre esse tema?

Caro leitor, um dos maiores perigos na interpretação bíblica é interpretar textos de forma isolada. Fazer isso pode levar a conclusões erradas, como é o caso de seu amigo. Vejamos se Cristo e Melquisedeque são a mesma pessoa:

Melquisedeque é Jesus Cristo pré-encarnado?

Melquesideque é Jesus Cristo pré-encarnado?

(1) A Bíblia narra que após Abraão travar uma batalha para salvar seu sobrinho Ló e sua família, que estavam em grave perigo, e ter sido vitorioso, vai ao seu encontro um tal de Melquisedeque que é citado como: “rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo” (Gênesis 14:18). Abraão identifica esse misterioso homem como um adorador do mesmo Deus que ele, pois reconhece sua posição superior de rei e sacerdote, oferecendo a ele o dízimo: “E de tudo lhe deu Abrão o dízimo” (Gênesis 14:20). Em contraste com isso, Abraão em seguida não aceita qualquer aliança com o rei pagão de Sodoma (Gênesis 18:21-24). Esse misterioso rei de Salém é citado novamente apenas no Salmos 110.4 e também em Hebreus 5:6-11 e Hebreus 6:20-7:28 em analogias sobre Cristo.

Porque Melquisedeque não é Jesus

(2) A leitura de todas as passagens que citam Melquisedeque nos mostra claramente que ele era uma pessoa e o Messias esperado (Jesus Cristo) era outra. O Salmos 110:4 nos deixa isso muito claro: “O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmos 110:4). Aqui o Salmista está falando sobre o Messias. Esse Messias, que hoje sabemos ser Jesus Cristo, segue essa “ordem” de sacerdócio de Melquisedeque, ou seja, ele não é da linhagem familiar dos levitas (de onde, pela Lei, vinham os sacerdotes), pois Jesus é da tribo de Judá, mas é Rei e Sacerdote, pois sua designação veio diretamente de Deus (da mesma forma que a de Melquisedeque) e é, por isso, superior a Lei. Portanto, vemos aqui uma distinção clara entre os personagens.

(3) O texto de Hebreus 7:3 precisa ser compreendido à luz de seu contexto: “sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente”. O autor de Hebreus está tratando do reinado e sacerdócio superior de Cristo. Quando ele fala que Melquisedeque era “sem pai, sem mãe, sem genealogia” está claramente apontando que tanto Melquisedeque quando Cristo tem ministérios inspirados por especial indicação divina e não por terem nascido em determinada tribo como a lei exigia dos sacerdotes. Não é uma indicação de que Melquisedeque era eterno, uma aparição sobrenatural sem qualquer ligação com a terra.

Melquisedeque é mencionado como semelhante a Cristo

(4) Além de tudo que foi posto, observe este trecho de Hebreus 7:3: “feito semelhante ao Filho de Deus”. Observe aqui claramente a diferenciação entre Jesus e Melquisedeque. O autor de Hebreus aponta claramente que Melquisedeque foi semelhante a Jesus e não que era igual a Jesus ou que era o  próprio Jesus. As semelhanças entre Cristo e Melquisedeque estão na forma como são apresentados na Bíblia: ambos eram reis e sacerdotes do Deus altíssimo, não por genealogia (nascimento na tribo de Levi), mas por escolha do próprio Deus, por designação direta do Pai, sendo, por isso, superiores a qualquer outro reinado e sacerdócio.

(5) Sendo assim, a ideia de que Melquisedeque seria Cristo pré-encarnado no Antigo Testamento não permanece de pé com uma análise criteriosa dos textos bíblicos que temos sobre Melquisedeque e as comparações entre o ministério dele e o de Cristo.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue um Manual de estudos exclusivo para você!

COMPARTILHE ESTE ESTUDO:

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

*

Materiais para seu crescimento

Formação de Professores Para o Ministério InfantilFormação de Professores Para o Ministério InfantilO curso é direcionado para “Formação” do professor evangelista de criança, cada módulo apresenta de modo geral uma diretriz básica na formação do educador Saiba mais
Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (de Gênesis a Apocalipse)Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição Saiba mais
Kit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesKit – Curso Pregador Completo! Aprenda como preparar sermõesConheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas Saiba mais
Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia e com simplicidade! Saiba mais
Curso Livre Formação em TeologiaCurso Livre Formação em TeologiaVocê não tem muitos recursos financeiros e nem pode fazer um curso de teologia presencial? Conheça este curso! O melhor e mais acessível da atualidade Saiba mais
Clique aqui e veja mais materiais para seu crescimento cristão